Sobre a Autora

Meu nome é Vanessa Nunes mas também aceito ser chamada de “Duda Salgado”, pseudônimo que usava no início deste blog. De vez em quando é bom ser outra pessoa!

Você deve esperar que eu diga, no mínimo, que “amo cozinhar” e por isso criei o Socorro na Cozinha. Típica descrição dos blogs, não é?

Bem, não é que eu ame cozinhar. Eu gosto é de agradar as pessoas e também de comer comida boa, provar novos sabores. Gosto de ser útil, de alegrar os outros, de estudar e de escrever. Este blog é uma enorme desculpa para eu fazer tudo isso, todos os dias.

O Socorro na Cozinha surgiu da forma menos romântica possível, como trabalho na minha pós-graduação em Marketing Digital. O trabalho deu tão certo que acabou tomando um espaço enorme na minha vida, desde 2007. As pessoas foram conhecendo e ficando por aqui, então decidi dar a ele o futuro que merecia.

Cinco anos depois, larguei minha carreira de publicitária especialista em web marketing e passei a responder pela designação “blogueira”.

Para garantir as contas, decidi abrir um ateliê de brigadeiro. O nome “Kaza8” era uma homenagem para a minha avó, que me acolheu debaixo das asas durante quase uma década em sua casa de número 8, numa linda vila do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Algum tempo depois, vi que o blog tinha ficado de novo em segundo plano e passei a dar cursos em vez de produzir os brigadeiros. Mas aí a vida me soprou de volta para a cozinha e o ateliê voltou a funcionar, mas sem enrolação, literalmente (conheça o Kaza8!). Agora brigadeiros e blog convivem sem brigar. 🙂

Aqui no Socorro na Cozinha eu dou todo tipo de dicas e esclarecimentos para que qualquer um possa começar a dar seus primeiros passinhos na cozinha. As receitas são super-hiper-ultra-mega-blaster bem explicadas, então você pode precisar de uma boa dose de paciência para ler os posts até o final. Não posso deixar de falar de nenhum detalhe, lamento muito.

Ah é, também falo o que dá na telha, vá se acostumando.

Estou sempre 3 quilos acima do peso, no mínimo (atualmente são 6). Tenho uma TPM braba que me deixa toda sensível – é quando eu dou as respostas mais melosas para os comentários e me entupo de doces (Nutella na veia).

Tenho um irmão 10 anos mais velho que “cozinha horrores” e que ficou diabético (não por isso). A ele eu ainda quero dedicar uma categoria de receitas diet no meu blog.

Tenho mais outros 3 irmãos ainda pequenos e um casal de sobrinhos. Várias outras crianças fazem parte da minha vida, inclusive a que habita dentro de mim e que vive me pedindo bala. Para elas, vou escrever muitas receitas gostosas.

Moro junto com meu namorado, que cumpre com sua responsabilidade curtindo todos os meus posts. Diz ele que não é por isso, que é um fã legítimo. (Acho bom!)

Há um tempo eu escrevi aqui que “se alguém me perguntasse hoje o que eu mais gostaria de fazer da vida eu diria: blogar, blogar e blogar!”. Hoje posso dizer que não mudaria nada, porque consegui tudo o que queria.

Se você acha que este também é o seu lugar, seja bem vindo(a)!

Mostre isso pro mundo:
130 comentários… add one
  • M. Mel maio 8, 2017, 9:02 pm

    Olá, Vanessa! Passei por aqui a procura de uma receita de lentilhas e fiquei encantada com seu texto ppr várias razões, mas em destaque: porque é escrito de modo descontraído e porque pensa naqueles que ñ tem a menor idéia de como cozinhar! De fato, requer certa paciência de quem conhece esses detalhes! Mas vale cada segundo! Parabens! Desejo-lhe cada vez mais sucesso!!

  • Dani Vale abr 28, 2017, 11:10 am

    Adoro seus “helps”. Casei há pouco tempo e não sabia fritar frango. ( não sei nada sobre carnes e afins) O fato eh que sou vegetariana há 25 anos e só a internet para me ajudar para agradar o marido gaúcho e carnívoro. Haha
    Obrigada pelas dicas! Hoje aprendi no seu blog a cozinhar ovo.

  • Lore Caliman nov 25, 2016, 8:50 pm

    Que lindo, Duda! <3 Acabei de conhecer e já criei empatia pela sua forma doce e carinhosa de ser. Sucesso sempre!

  • Marco Reis O Férinha set 6, 2016, 3:31 am

    Somos 2 também curti blog da Vanessa, voltarei mais vezes pedidndo socorrooooo kkk

  • Marco Reis O Férinha set 6, 2016, 3:30 am

    Estou chegando por aqui agora Vanessa e pretendo voltar mais vezes tenho muito a aprender na cozinha SOCORROOOOOO e quando eu estiver no RJ quero poder compartilhar minhas experiências com vocês haha vamos rir MUITO e engordar também kkk , vlw! Sucesso, Deus abençoe, parabéns pelo trabalho!

  • Marlene set 3, 2016, 11:24 am

    Olá Vanessa!!! Amei seu blog, sua linguagem é muito clara e divertida, alem de fácil de se compreender e o que é melhor proporciona a nós que estamos lendo uma relação de proximidade contigo sem ao menos nos conhecermos pessoalmente. Quero te agradecer pelas dicas super legais e pedir que não mude. Continue esse trabalho porque é super do bem…super legal. Fique com Deus e tenha muito sucesso. Te desejo toda positividade!!!!

  • Ricardo Tasinato maio 7, 2016, 8:45 pm

    Gostei mesmo.
    Comecei a cozinhar agora e adorei como escreve as receitas.
    valeu

  • Reginaldo mar 23, 2016, 12:36 pm

    Parabéns pelo seu blog, Vanessa. Estou em outro país e tendo que me virar na cozinha, algo que antes eu não fazia. Você está me ajudando muito. Sou seu fã. Beijos!

  • Priscilla Benites de Campos mar 9, 2016, 3:24 pm

    Que legal! Já gostei do blog e de vc!

  • Mariane de Paula Borsato fev 16, 2016, 9:12 pm

    Oi Vanessa!
    Estou adorando seu blog. Achei o máximo que vc explica tudo em detalhes, para quem realmente está começando a cozinhar.
    Me casei há quase dois meses e, quando morava sozinha, não cozinha muito. Gosto de cozinhar assim como vc, para agradar e fazer quem eu gosto feliz.
    Adorei suas dicas sobre o clássico prato brasileiro: arroz, feijão (estou cozinhando nesse momento), bife acebolado e batata frita.
    Além de outras receitas, claro…
    Obrigada por suas dicas e nos mantenha informados!!
    Um abraço,
    Mariane

  • Leonel Santos fev 16, 2016, 1:32 pm

    Vc e diferente.Deus abençoe sua vida .

  • Savo Flávio Ferreira jan 29, 2016, 2:56 pm

    Parabéns, você é linda por fora e por dentro.

  • Julia Dantas jan 23, 2016, 5:32 pm

    Oi Vanessa! Adorei seu blog. Assim como você, agora passei a trabalhar em casa e vou criar vergonha na cara pra aprender a cozinhar aos 28 anos. Seus “textões” longos são ótimos pra quem está começando a se aventurar na cozinha, como eu. Parabéns pela forma como escreve e obrigada por compartilhar tudo o que você sabe com os leitores com tanto nível e detalhamento! Voltarei sempre! =)

  • Roberta Julia jan 20, 2016, 9:10 pm

    Procurando uma receita de tapioca te encontrei… E parece que vou gostar muito desse lugar. Aconchegante e animador…. Parabéns pelo trabalho.

  • Luana dez 8, 2015, 9:38 am

    Nossa conheci este blog hoje para mim poder procurar uma receita e ja faço parte , adorei Vanessa Nunes voce é muito criativa . Eu te desejo muita sorte

  • Guilherme Nunes jun 30, 2015, 8:43 am

    Caraca esse Blog é demais! Parabéns Vanessa, precisamos de espaços como estes para nos auxiliar na cozinha.
    vou fazer um test drive na panela de pressão, bora fazer feijão!

  • Gustavo Nunes jun 30, 2015, 2:02 am

    VanessaNessa, curti demais o blog! Pra falar a verdade, é o primeiro que me deu interesse de acompanhar, geralmente vivo correndo/estudando e não costumo muito reparar nisso. Cê vai achar engraçado como achei aqui, da melhor maneira a lá estudante da madrugada perdido e com fome, sempre apanhando na hora de fritar os ovos, aí acabei parando por aqui no seu post que você fala do ovo frito (:D) e gostei demais da forma como você retrata tudo, tá de parabéns! Continue sempre assim porque uma hora ou outra irei brotar por aqui pra ser socorrido na hora de fazer o feijão, e por aí vai! hahahah abração!

  • Julio César de Almeida jun 24, 2015, 4:18 pm

    Gostei da paixão com que escreve. Não sigo blogs, mas se tiver instagran, gostaria de ver seus pratos. Tenho tido cada vez mais vontade de cozinhar bem e gosto de ver o que as pessoas estão fazendo. Amei sua dica sobre Pesto.

  • Li Santos jun 19, 2015, 12:16 pm

    Encontrei seu blog hj!! adoreiii! Adorei tudo e o jeito como vc escreve! Parabens!! Me identifiquei com vc quando disse que montou o atelie de brigadeiros, pois trabalho com eles e vários outros doces! Hj vc ganhou uma nova seguidora!!

  • Fatima Coelho jun 14, 2015, 12:33 pm

    Vanessa, adorei passar por aqui de novo e ver que o Blog foi ampliado com outros interesse na cozinha e que você o mantém atualizado. Parabéns menina!

  • Jéssica Jardim abr 23, 2015, 6:05 pm

    Uauuuu… amei!

    Adoro blogs que enquanto leio, consigo ouvir a voz da pessoa falando e ver as caras que ela faria… Parabéns por esta realização flor!!! Muuuuito sucesso pra ti!

  • Fernando Blasi abr 16, 2015, 4:58 pm

    Bonita, sim! Quando a pessoa é boa por dentro, o semblante reflete essa beleza! Adorei o seu blog. Dicas sensacionais, parabéns! Já marcado favorito e compartilhado com as minhas amizades no Face!

  • Hunter Larsson mar 27, 2015, 8:01 pm

    E aqui que a gente deixa um elogio ? pois bem …. bunita como U como se fala aqui no Rio de Janeiro, agradavel em sua forma de redigir, sobre o assunto que se propoe e ou eu desaprendi a analisar as pessoas pela forma como se expressa ou voce e mesmo uma gracinha de pessoa !! um beijo e um queijo ^-)

  • Ricardo Campos fev 27, 2015, 11:03 am

    Já coloquei o blog nos meus favoritos!

  • Pamela Pinho fev 16, 2015, 2:37 pm

    Publicitárias são as melhores!
    Parabéns pelo blog 🙂

  • Felipe fev 11, 2015, 7:36 pm

    E ainda tinha que ser bonita…
    Apaixonado. rsrs
    Ótimo trabalho! Parabens Vanessa.

  • Wagner Souza jan 17, 2015, 10:13 pm

    Olá Vanessa! Parabéns pelo excelente trabalho! Estou iniciando na cozinha, achei seu blog muito legal! Mas pra eu aprender a cozinhar, por onde começo? Fiquei meio perdido! Bj

  • Edilson dez 27, 2014, 2:42 pm

    Oi Vanessa, acabei de postar o texto a seguir lá na página do Peru de Natal, mas vou repeti-lo aqui, porque acho que vale a referência ao seu belo trabalho:
    Vanessa, boa tarde.

    Estou aqui para te agradecer. Simplesmente sensacionais suas dicas, informações e ensinamentos. Procurava na internet uma simples receita de tempero para o peru de Natal e encontrei o seu socorro. Resultado: tornei-me seu fã, discípulo e seguidor… hahaha, além de que o peru (na verdade um superfrango) fez um sucesso estrondoso aqui em casa. A frase que mais gostei foi “esse foi o melhor peru que já comi na minha vida”…
    Do seu estilo de ensinar, o que me parece fundamental é o fato de você nos dizer o “porquê”, e não simplesmente faça assim ou faça assado (valendo o trocadilho, hehe)…
    Valeu, muito obrigado mesmo. Parabéns. Continue seu bom trabalho.

  • Douglas F. Lopes nov 25, 2014, 11:06 am

    Você é uma graça, escreve bem e os seus textos são divertidos. Gostei do seu Blog. Bjs e parabéns!

  • Kika nov 13, 2014, 1:28 pm

    Ahh que gracinha!! Adorei ler sobre você! Acabo de chegar extamente nesse minuto no seu blog e adorei o seu jeito de escrever!!! Parabéns!!! Mto simpática! Um beijão

Leave a Comment