Purê de batata

Purê de batata é uma comida democrática. É barato, rende bastante, não agride o estômago, vai bem com quase tudo e ó: nem precisa ter dente pra comer!

Aliás, faz um tempinho que uma pessoa querida apareceu aqui no blog dizendo que tinha feito uma cirurgia na boca e precisava de comidas pastosas, tipo esta. Então eu vim prestar um socorro muito eficiente, agora que ela já deve estar mais do que bem recuperada – mas poderá se preparar para a próxima, rsrs!

Você que tem uma criancinha banguela e faminta em casa, aproveite! O purê de batatas pode servir como base para aquelas papinhas em que você tenta aproveitar a mesma comida dos adultos, para facilitar as coisas. Misture o feijão, uma carninha bem desfiada, legumes amassadinhos… Só não se esqueça de elaborar uma refeição balanceada. Além do carboidrato (no caso, a batata), seu bebê precisa de proteínas, vitaminas e tudo aquilo que o pediatra deve ter recomendado. (Caramba! Papinha é um “prato único“, agora que me dei conta disso, rsrs! Já posso ser mãe!!)

Receita de Purê de Batata

Ingredientes:

1 kg de batatas

4 colheres de manteiga (você vai decidir no futuro se vai continuar usando esta quantidade)

1 xícara de leite (na verdade esta medida pode variar entre 1/2 xícara e 1 xícara mais um pouco. Vou explicar a função do leite e você decide quanto vai usar)

Sal a gosto (eu sei que muita gente odeia esse negócio de “a gosto” ou “o quanto baste”, mas às vezes não se tem escolha senão pedir para você ir provando para ver se está “ao seu gosto”! Tá bom, vai! Comece com uma colher de chá e vá acertando a medida do sal. Depois, aproveite o embalo e aprenda mais sobre esta medida tão vaga no post especial sobre “sal a gosto”)

Pimenta do reino branca e/ou noz moscada ( é opcional! Use, de preferência, moídas na hora. A quantidade você já sabe como descobrir – acabei de dar o link -, mas comece com bem pouco, o suficiente para olhar por cima e dizer que colocou. Entende? A noz moscada é menos ainda do que a pimenta. Ela só tem que constar lá, apenas “um cheiro” – estou ficando cada vez mais subjetiva, parei de falar.)

Água para cozinhar as batatas (o suficiente para cobrí-las bem)

Modo de preparo:

Preciso começar te explicando uma coisa em relação ao cozimento das batatas na água, porque você ainda vai fazer isso muitas vezes na sua vida (é o que estou esperando de você), para diferentes receitas.

Descascar e cortar as batatas faz com que elas cozinhem mais rápido. (Pense bem nas aulas de física.) Porém, isso costuma fazer com que elas fiquem mais encharcadas (mesmo raciocínio anterior, captou?) e isso não é legal.

Bom mesmo é cozinhá-las inteiras e com casca, deixando para descascar e cortar quando ainda estiverem quentes, que é quando a casca sai com muita facilidade.

Colega, você já brincou de “batata quente”?

Pois é. Eu poderia parar por aqui e ficar rindo de você, que é mais iniciante do que eu, mas sou muito, mas muito legal!

É que é meio insuportável segurar uma batata quente, então, apesar da facilidade na hora de tirar a casca, acabamos preferindo descascá-las antes de cozinhar na água. Mais tranquilo, né?

“E se eu quiser deixar com casca? Não pode?”

Pode também! Só não se esqueça de lavar esfregando a casca com muita vontade antes de cozinhar as batatas e faça todo o resto normalmente. Não invente de bater no liquidificador para fazer as cascas “sumirem”, nem no processador ou algo parecido, porque isso vai deixar seu purê viscoso.

Caso esteja com muita pressa, descasque as batatas e corte as maiores em cruz (quatro partes) e as menores ao meio. Bem, pelo menos tente deixar os pedaços do mesmo tamanho.

Não fure as batatas para cozinhar na água! Sei que é tentador mas, sem os furos, a absorção de água durante o cozimento será reduzida.

Se puder, cozinhe as batatas sempre com 1 hora de antecedência e deixe-as num escorredor. Assim, elas vão ter tempo para secar e seu purê vai ficar mais fofo!

 

Batatas no escorredor

Agora, o cozimento propriamente dito:

Coloque as batatas (seja lá como estiverem) em uma panela grande e funda, cobertas de água e uma “pitada de urso” de sal (que seria uma colher de chá, por aí).

Deixe ferver e cozinhe até que você espete uma faca e não encontre resistência (olha só, elas não vão gritar. “Verificar a resistência” seria “ver se a faca vai entrar nelas com facilidade”).

Na verdade, o ponto de cozimento é você quem decide, porque você pode estar querendo batatas mais ou menos cozidas, conforme a receita. Para purê é bom cozinhar bastante.

O tempo vai variar entre 15 e 30 minutos, porque também depende do tamanho das batatas, se estão descascadas ou não, se estão sendo cozidas em pedaços ou inteiras.

Escorra as batatas num escorredor (“Óóó, jura? Não é no varal?”).

Enquanto isso, seque a panela, com cuidado porque vai estar quente, e volte-a para o fogo médio-baixo com: o leite, o sal, a pimenta do reino branca ou a noz moscada (se quiser) e a manteiga.

Quando a manteiga já estiver quase toda derretida, desligue o fogo.

Passe as batatas pelo espremedor.

Puts, você não deve ter um espremedor de batatas em casa, acertei? Caso nem saiba o que é “esse treco”, imagine um espremedor de alho grande veja a foto abaixo. Você coloca as batatas dentro, fecha e aperta. Elas vão sair como se fossem “minhoquinhas”. (Meu Deus, isso me lembra muito a massinha da escola na minha infância, adoro!)

Tem também o “amassador de batatas”, que você usa para esmagá-las. É mais simples e mais fácil de lavar, mas eu prefiro fazer purê com o espremedor.

Espremedor e amassador de batata

 

A hora da “minhoquinha” é quando você não consegue controlar a vontade insuportável de comer uma colherada. Vá em frente, faz parte.

 

Batata no espremedor de batatas

 

Depois de espremer todas as batatas, incorpore o leite que está na panela e misture com um garfo.

Volte tudo para o fogo (médio-baixo) na mesma panela, mexendo bastante com uma colher de pau (ou espátula de silicone). Mas é para mexer bem mesmo!

Mexa, experimente, acerte o sal, o leite e a manteiga até chegar à consistência desejada.

Dica: a manteiga serve para dar liga e o leite para dar mais corpo e deixar o purê com uma textura aveludada! Pense nisso na hora de regular esses dois ingredientes.

Depois de pronto, é sempre bom mexer mais um pouco.

Está pronto o seu purê de batatas! Diz para mim se não é uma receita fácil para o seu dia-a-dia?

Aproveite e faça uma carne moída para acompanhar, é sempre uma ótima combinação!

 

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

96 comentários… add one
  • Marcus Vinicius dez 10, 2016, 10:12 am

    Olá Vanessa. Como vai? “Infelizmente” acabei de conhecer seu blog. Digo infelizmente por que gostaria de já estar te acompanhando desde que você começou!! Adorei o blog e principalmente seu bom humor!! A vida é pra ser vivida com leveza mesmo. Certíssima! E olha que cheguei aqui fazendo uma despretensiosa pesquisa sobre purê de batatas… Virei fã. E com certeza você me ajudará demais… Muito muito obrigado de verdade!

  • Mario Lago jun 30, 2016, 4:33 pm

    Que menina linda.

  • Camila maio 8, 2016, 7:25 am

    Se “já fazia da forma certa”, por que foi procurar receita de purê? kkkkk engraçado como tudo é motivo de falar mal.. O blog é ótimo e o texto também, mas sempre tem aquele 1% que tudo crítica. Vai lavar uma louça, querida! :*

    P.S: Crítica construtiva é uma coisa, agora criticar tudo apenas por criticar é outra.

  • Renata mar 12, 2016, 9:53 pm

    Dica que aprendi da mamãe: bater na batedeira na hora de colocar o leite e a manteiga!

  • Samia mar 7, 2016, 8:22 pm

    Olha…gostei muito d.receita e a da sua linguagem. Parece le nossos pensamentos.. Kkkkk isso é bom..parabéns

  • Hugo Soares fev 2, 2016, 7:46 pm

    Obrigado, gostei muito de sua ajuda, me acrescentou bastante.

  • Savo Flávio Ferreira jan 29, 2016, 2:50 pm

    Querida Jéssica não tem ninguém reclamando aqui, pelo contrário, só elogios.

  • Juba jan 26, 2016, 6:06 pm

    Jade, eu costumo fazer sem água e coloco cebolas fritas em azeite até ficarem marronzinhas

  • Lucas Varela dez 30, 2015, 3:17 pm

    se sobrar quanto tempo posso deixar na geladeira

  • PAULO GONCALVES dez 21, 2015, 9:35 pm

    Bommmmmmmmmmmmmmmmmm
    Obrigaduuu

  • John Willker dez 12, 2015, 3:19 pm

    excelente tutorial

  • Paulo Baraúna nov 5, 2015, 7:49 pm

    Oi Vanessa. Vira e mexe leio o seu blog. O que é legal, o que é bacana, é como você escreve. O quê você escreve. Dá pra perceber que tem prazer no que você faz. E NÓS agradecemos muito. Muito bom, muito bom.

  • Marea. out 21, 2015, 1:56 pm

    é retardado?

  • Ana Paula out 21, 2015, 7:12 am

    bom ,eu gostei da esplicação e pq as vezes as pessoas estao querendo facilidade praticidade e correria so que na cozinha tudo que se faz tem que ser com amor carinho e muita atençao!!!
    Parabens pelo seu blog ficou show!!!!

  • Nadja out 7, 2015, 12:16 pm

    Sei não… Receitas de purê de batata a gte acha aos montes na internet. O que me agradou aqui no blog foi justo o cuidado aos detalhes, pra pessoas que, assim como eu, não veem nada de simples no tal do purê!

  • serafim ago 29, 2015, 9:11 am

    Muito bommmm

  • Talita Ramos ago 28, 2015, 4:47 pm

    adoro purê de batata, eu costumo colocar para cozinhar junto com as batatas uns 2 dentes de alho depois espremo junto, da um sabor diferente fica bem gostoso e minha mãe colocava parmesão ralado (desses ralados na hora não de pacotinho) ficava divino

  • Joana Muniz ago 12, 2015, 1:43 pm

    Que delicia

  • Jade Minuzzi jul 2, 2015, 1:56 pm

    Como eu tenho alergia a leite, teria como substituir o leite por agua? Sei que não ficar a mesma coisa, mas é melhor do que passar mal né! rsrs.

  • Jessica RM jun 15, 2015, 12:58 pm

    É impressionante como pra tudo na vida tem gente pra reclamar. Que pessoal mais amargurado em…
    Se as pessoas não reparam, o jeito dinâmico, engraçado e não muito direto de falar sobre as receitas é o jeito do blog dela.
    Se não gosta disso, vai pro Tudogostoso, cybercook, ou qualquer outro site de receita. A escolha é livre, pessoal.
    Agora…vir aqui e ficar reclamando…pra isso tem tempo né.

    E parabéns pelo blog Vanessa. Curti demais a receita e hoje mesmo farei lá em casa. Continue assim =)

  • rodrigo formagini jun 3, 2015, 9:42 pm

    adorei a forma com que você se expressa….parabéns

  • sara abr 18, 2015, 8:11 pm

    Gostei e muito facil de fazer

  • nayara abr 9, 2015, 4:50 pm

    e muito dificil fazer

  • Iury Lisboa mar 12, 2015, 4:01 pm

    Parabens pela explicação!!!
    Muito dinâmica e engraçada… kkk

  • Micheli mar 10, 2015, 12:14 pm

    Amei!!
    super fácil de fazer… fico muito bom.. Mas acrescentei requeijão e fico melhor ainda hehe… Explicação muito boa

  • Karen fev 23, 2015, 9:10 pm

    Amei o texto! E meu purê ficou ótimo.. na falta do amassador de batatas coloquei o marido pra amassar no garfo.. mas como esqueci a batata na panela ela ficou bemmm molinha e foi facil. rsrs
    Obrigada pela ajuda

  • Tati rocchinhas fev 17, 2015, 10:19 pm

    Eu fiz!!!! Delicioso!

  • Nathália fev 7, 2015, 7:54 pm

    Céus você é muito engraçada!!! Adorei a dinâmica da coisa, me sinto uma leiga por não saber fazer um purê ):
    Adorei a explicação <3

  • Alan Deyvson fev 2, 2015, 10:01 pm

    Como você é divertida! Obrigado por me ensinar a fazer purê e pelas risadas com sua ironia no texto. Beijos!

  • Macena jan 22, 2015, 11:47 am

    Muito obrigaado pela receita! Fiz esse purê hoje e tanto eu quanto meu namorado achamos que ficou muito bom 🙂

  • Nai Cristina jan 19, 2015, 5:13 pm

    Adorei o texto e todas as dicas. Você explica para que serve cada ingrediente (como a manteiga e o leite), o que muitas das outras receitas não explicam.
    Eu não manjo quase nada (ou nada) de cozinha, e ás vezes vou procurar alguma receita básica pra fazer, como o próprio purê, e só encontro receitas super requintadas e com todos os ingredientes do mundo. Super válido ter essas receitas que todos veem a mãe fazendo mas não sabem a hora certa de colocar os ingredientes nem a quantidade certa.

    Obrigada pela ajuda.
    Hoje vai ter purê em casa. rsrs o//////

  • Marcos Mello jan 14, 2015, 1:00 pm

    Muito boa a ‘explicação’ to cozinhando e rindo muito. Parabéns

  • Ronald jan 6, 2015, 12:08 pm

    Alguém já fez purê de batata doce, seria o mesmo procedimento?

  • silvia dez 19, 2014, 12:49 pm

    Coitado,você é muito dispeitado…Cara amargo, sem alegria, vai ler uma comédia sorrir um pouco, deixe sua vida mais leve e seja Feliz.. está faltando pra você é uma pitada de felicidade..vai pra lá energia baixa…srsrsrsr

  • Samuel Santos dez 6, 2014, 5:35 pm

    Deixem as pessoas dizerem o que pensam!!! Esse tipo de opinião ajuda muito, as vezes! Concordo um pouco com o Rodrigo que a Vanessa carregou nas piadas e deixou o texto cansativo!! Mas foi a melhor explicação de receita de purê que achei!! E pronto!

  • Roberto out 31, 2014, 3:28 pm

    Recado para o Massini Rodrigo, ninguém é obrigado a ver o que não quer, e parece que você com sua atitude, demonstra o quanto deselegante e mal educado que você é, mas vou te dar um “conselho”. Quando você não tiver nada edificante para dizer, a melhor forma de agir é o silencio, porque falando você se denuncia, demonstrando o quanto você é amargo e mal educado. Torço para que você repense sua atitude e Vanessa continue do jeito que você faz, você é ótima. Bjus.

  • selma out 27, 2014, 6:29 pm

    Bom,eu vou fazer agora essa receita,mas tenho certeza de que ficará ótima,amei esse jeito estrovertido de nos explicar,assim fica bem mais facil de se aprender a cozinhar….hehehehehe…..e quilo que parece ser tao chato de se fazer acaba se tornando incrivel!parabéns,continue assim!!!

  • KELY out 25, 2014, 7:05 pm

    Comentário grosseiro heim. Credo

  • Vavá do IBEMA out 23, 2014, 7:34 pm

    rsrs…vou fazer esse tréco…

  • Massini Rodrigo out 22, 2014, 1:09 pm

    chato demais o texto.. demora pra falar como é feito a receita.. com piadinhas sem graça da época da minha vó.. tenta ser mais direta q fica melhor.

  • simone out 11, 2014, 4:57 pm

    Adorei explicação de forma descontraída
    Parabéns

  • eliziane barbosa out 4, 2014, 4:32 pm

    explica coisas que nem é preciso . tentando fazer graçinha . nem ajudou muito ja fazia da forma certa

  • Guilherme set 28, 2014, 12:39 pm

    Eu fiquei na dúvida se é pra escorrer a água no escorredor ou no varal. Simplifica aí, muié!

  • Aline ago 23, 2014, 12:20 pm

    Caraca meu purê ficou salgado d+ kkkk
    Fui fazer só com 3 batatas pra mim e minha irmã aí deu nisso kkkk
    Comemos tudo assim mesmo, da próxima boto menos tempero.

  • Bruna jun 22, 2014, 10:09 am

    Amei seu blog. Essa é a primeira receita que vejo e aqui e já gostei. Continue explicando assim, desse jeito despojado. De receitas objetivas, a internet tá cheia. A alegria ao descrever como faz a receita que é o seu diferencial (e é ótimo pra quem é aprendiz como eu rs).

  • Daniel jun 19, 2014, 11:39 am

    Parabéns! explicação perfeita e alegre, continue assim

Leave a Comment