Molho Pesto

Se eu colocasse como foto principal só o molho pesto, muita gente não ligaria o nome à pessoa. É que é comum as pessoas se lembrarem de “um molho verde que tinha no macarrão do restaurante” e não fazer idéia do nome dele e do que é feito. Só que é bom!

O pesto tradicional é o genovês, esse verdinho. Tem um outro pesto para te confundir na hora de ler receitas, o siciliano. Só que ele é vermelho, porque leva tomates.

O pesto (vou chamar só “pesto” porque já sou íntima) também é encontrado em alguns supermercados, na seção de molhos prontos. Eu já comi e gostei mas o preço é meio salgadinho. Com o mesmo valor você compra todos os ingredientes desta receita e rende mais.

O aroma do pesto é inconfundível! Fico com água na boca só de pensar naquele monte de manjericão se misturando como alho, o azeite… Humm!

E ainda é super simples de fazer, você vai ver. Dá pra tirar a maior onda de “gourmet” com os amigos, eles vão ficar indignados quando descobrirem que você vai muito além da “mastumati”.

Receita de Pesto Genovês

Ingredientes:

50 g de folhas de manjericão lavadas (folhas frescas! Nem todos os supermercados têm manjericão o tempo todo, então visite mais de um até encontrar. Aproveite e pese logo!)

50 g de pinolis (lê-se “pinólis”! Isso é um pinhão pequenininho, pouco utilizado na culinária brasileira e por isso tão desconhecido por aqui. Você o encontra entre os temperos e também não é todo supermercado que tem. Também não custa baratíssimo mas não é nada assustador. Se não encontrar de jeito nenhum, substitua-o por nozes sem casca, na mesma quantidade.)

30 g de queijo parmesão ralado

30 g de queijo pecorino (pode ser substituído pela mesma quantidade de parmesão de novo!)

1 dente de alho (descascado, claro)

200 ml de azeite de oliva extra virgem

sal grosso a gosto (ou, se tiver dificuldade para regular essa quantidade de sal, coloque entre 1/2 e 1/4 de colher (chá) de sal de cozinha. Eu uso uma pitada de sal grosso.)

Modo de preparo:

Se tiver um pilão, ótimo! Use ele. Se não tiver, será necessário um processador ou um liquidificador.

O inconveniente dos aparelhos elétricos aqui é que, se bater muito, pode subir demais a temperatura do molho e fazer com que ele perca cor e aroma. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se colocar por um tempinho na geladeira a vasilha que será usada para bater os ingredientes.

Coloque as folhas de manjericão, o sal e o dente de alho no pilão e comece a amassar com o socador em movimentos circulares (ou bata isso tudo no processador de vasilha geladinha). Acrescente os pinolis e continue moendo até virar uma pasta.

Adicione os queijos e misture. Por último, vá acrescentando o azeite “em fio” (é só virar devagar e deixar um fiozinho cair enquanto é misturado) até conseguir uma pasta cremosa. Se não conseguir fazer o fio do azeite, vá colocando ele bem aos pouquinhos.

Prontinho!

Tá sentindo o cheiro do pesto?

Este molho é usado em temperatura ambiente, é só acrescentar onde você quiser, sem cozinhar junto. Moleza, né?

Vai muito bem com massas de fio al dente (tipo spaghetti e talharim, ou melhor, aquele macarrão que você já sabe cozinhar), mas também pode ser servido com outras, como fusilli (macarrão parafuso), farfalle (gravatinha) e lasanha.

Aqui vão algumas idéias para você comer seu delicioso pesto:

Sanduíche de muçarela, tomate e pesto.

Wraps de queijo com pesto (é só colocar tudo sobre o Rap10 e enrolar. O da foto foi fatiado.)

Focaccia com pesto, tomates e muçarela de búfala. (Você encontra a focaccia pronta nas melhores padarias, vale a pena!)

Pizza com pesto, uma ótima idéia!

Risoni ao pesto, muçarela grelhada e tomates. ("Risoni" é uma massinha em formato de arroz). E por que não em risotos também??

Macarrão ao pesto, sem misturar para ficar mais elegante.

Pesto para decorar pratos! Basta adicionais mais azeite e regar com uma colher em volta do prato ou fazer uma pocinha por baixo do primeiro andar de comida.

Pode falar que esta última é a melhor dica. Já venho alertando sobre a importância da decoração dos pratos faz tempo, hein? Vai me dizer que ainda não viu?

🙂

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

14 comentários… add one
  • Antepasteria ago 2, 2016, 6:43 pm

    Experimentem colocar um pouco de pesto na pipoca.. uma colherzinha na pipoca pronta e misture bem! Fica sensacional!

  • Marcelo Schimitz jul 6, 2013, 8:17 am

    Muito bom! Combinei o pesto com talharim (fritando o molho por 15 segundos no azeite e adicionando o macarrão) e tornedor de mignon. Se pudesse, postaria a foto. Vinhos: Casillero Carmenere e Latitud 33 Shiraz. Ótimo!

  • Lívia mar 19, 2013, 6:18 pm

    Alguém sabe a quantidade de macarrão proporcional a essa quantidade de molho?

  • Adna Nunes mar 5, 2013, 5:32 pm

    Amei suas receitas maravilhosas.

  • Cecillia Patello nov 27, 2012, 11:01 pm

    muito obrigada pela receita. Procurei várias e só a sua tinha os ingredientes explicadinhos e com os possíveis substitutos. Muito obrigada 😉

  • Livia Wazir jun 27, 2012, 3:20 am

    Para substituir o pinoli, uso castanha de caju sem sal!!! também fica muito bom!!!

  • Rosangela Aguiar Do Vale jun 22, 2012, 2:08 am

    Muito legal as dicas e receitas! Abriu o apetite!!!

  • Natália Memória maio 30, 2012, 7:42 pm

    amei! seu site é maravilhoso! curti mesmo!

  • Lenibeatriz Schmitz maio 10, 2012, 1:13 am

    gostosura!

  • Marcia Adriana Schmidt maio 8, 2012, 3:13 am

    AMO MOLHO PESTO……………….

  • Mariaclaudia Fenyxclau maio 3, 2012, 10:15 pm

    hummmmmmmmmmmmm…. buaaaaaaaaaaaaaaaa porque comer engorda tanto…..

  • Cirene Miranda abr 27, 2012, 1:32 am

    Adoro molho pesto.

  • Marisa Pedote Balistrieri abr 26, 2012, 7:52 pm

    O pesto é pestado em uma faca no formato de meia lua e não batido ou esmagado O verdadeiro pesto GENOVESE.

  • Kamila Calsavara abr 25, 2012, 9:11 am

    Amo molho pesto! Finalmente vou poder fazer. Mais uma vez obrigada Vanessa!

Leave a Comment