Milho Cozido

Tenho que admitir que o milho está na minha lista de “comidas que não têm o gosto do cheiro”.

É que o cheirinho do milho cozido é incrivelmente delicioso (quem não gosta??) e aí, quando você dá a primeira mordida, o sabor não é aquilo tudo. Só quando você chega lá no caldinho que fica retido na espiga é que a vontade de “comer o cheiro” se satisfaz.

Mesmo assim, não sendo tão bom quanto o cheiro, o milho com uma manteiga derretida e um salzinho é gostoso demais. Vale a pena gastar 5 metros de fio dental depois.

Quando morei nos Estados Unidos, descobri que os americanos adoram colocar meia espiga de milho no prato, como acompanhamento para peixes e carnes, principalmente. Achei muito engraçado no início (eu tinha 16 anos, achava tudo engraçado mesmo) mas me acostumei e vou confessar que adotei o hábito para sempre.

Receita de Milho Cozido

Ingredientes:

8 espigas de milho descascadas (alguns supermercados vendem o milho já prontos para ir para a panela, o que é muito prático. Se você tiver que comprá-los na espiga, vamos ter que ter só um pouco de paciência com a sujeira, mas vai dar tudo certo. Basta puxar a casca para trás e arrancar fora, sem medo de ser feliz. Retire também os lindos cabelos castanhos do milho, todos eles.)

1 colher (chá) de sal (se você não colocar muita água, como vou explicar adiante, esta medida será suficiente. Você também pode ajustá-la na próxima vez, se achar que foi muito ou pouco. Quando o milho estiver cozido, também é gostoso colocar um pouquinho de sal para temperar mais.)

Manteiga a gosto (Na hora de comer o milho, você vai passar nele a quantidade que você quiser. Tipo passar manteiga na torrada, reconhece? Inclusive a manteiga é opcional, se não quiser, não coloca!)

Modo de preparo:

Use uma panela grande, para as espigas se acomodarem bem. Pode parti-las ao meio também, é só cortar com a faca sobre uma tábua.

Não precisa encher a panela inteira de água que nem os vendedores de milho fazem. Eles devem fazer isso para evitar que a água evapore e acabe toda. É, porque eles devem passar muitas e muitas horas com aquela mesma panela na rua, você não acha? Ou será que é para garantir que o milho vai ficar quentinho?

O milho cozinha muito bem no vapor, então não precisa encher de água até cobrir as espigas. Uns 5 cm devem ser suficientes (entendeu? Encha a panela de água até que a altura dela atinja aproximadamente 5 cm).

Coloque o sal e as espigas. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos, com a panela tampada (já que queremos o vapor!). Se você colocar o milho na água já fervente, pode até cozinhar mais rápido, então fique de olho!

Para ver se o milho está bem cozido, espete uma espiga com um garfo. Se estiver macio, está pronto.

Para servir, basta tirar a espiga da água (deixe ela pingar um pouco sobre a panela antes de colocar no prato) e temperar com sal e manteiga.

Também fica muito gostoso usar pimenta do reino preta moída na hora ou outro tempero que você goste, como cheiro verde e queijo parmesão ralado.

Bon Appétit!

 

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

17 comentários… add one
  • Edson Pereira mar 11, 2017, 10:45 pm

    Na panela de pressão fica quanto tempo?

  • SabrinaG79 dez 21, 2016, 12:33 pm

    Um receita decente. Vc procura e soh acha receitas demoradas. Parabens

  • João Lavor mar 12, 2016, 5:48 pm

    Obrigado pelas dicas querida. Que Deus te abençoe.

  • Junior Portare ago 3, 2015, 7:19 pm

    Show de blog. Coloquei o milho no fogo e fui procurar informação sobre quanto tempo ele precisa para ficar pronto…. Achei seu artigo antes mesmo de a água começar a ferver… Parabéns! obrigado.

  • Lorena Jardim set 11, 2014, 5:53 pm

    Vo Fazer.. !

  • Katelin De Souza Araujo mar 14, 2013, 1:57 pm

    to fazendo

  • Cristina Sowinski fev 24, 2013, 10:56 pm

    to fazendo agora rs. delicia!

  • Claudia Souza fev 17, 2013, 9:09 pm

    adoro milho.

  • Thassi set 24, 2012, 10:26 pm

    Quanto tempo vanessa, estou sentindo falta de novos posts no seu blog,
    beijinhos:*

  • Amanda R set 18, 2012, 11:12 am

    Oii.. conheci seu site há pouco tempo mas já percebi que vc está meio ausente… =( …. dá uma passada por aqui porque estamos preocupadas! Um beijo, Amanda.

  • Ana Paula set 18, 2012, 9:27 am

    Milho com manteiga é a melhor coisa para lembrar da infância!
    Beijos
    Ana Paula
    http://www.menucriativo.blogspot.com

  • Laryssa Borges set 17, 2012, 7:52 pm

    Mais gostoso do que comer milho cozido é a memória olfativa de infância na fazenda… Hum!!!

  • taty set 9, 2012, 12:00 pm

    tipo assim queria saber se você não vai mais postar nesse blog…pq tem leras de tempo que não sai nenhum post novo e interessante.Só estou falando pq eu amo aqui e to sentindo falta de uma novidade! Beeijo

  • Omar Salman ago 27, 2012, 3:35 pm

    Também vale colocar o milho ainda cru no congelador por 24 horas, depois levar, ainda congelado à panela de pressão por 10 minutos (eu parto as espigas no meio, facilita o manuseio e cabe na minha panela). Também conserva mais o sabor.
    Ufa! chega de palpite besta!

  • Omar Salman ago 27, 2012, 3:30 pm

    Outras sugestões: cozinhe SEM o sal e COM as palhas (devidamente lavadas com sabão e bem exaguadas). O sabor se multiplica !

  • Omar Salman ago 27, 2012, 3:27 pm

    Tem razão quanto ao cheiro e o gosto. Solução para isto é tirar os grãos, como dito, ou pincelar a espiga (com os grãos nela, evidente), com manteiga e polvilhar sal, ou, depois de cozido, levar ao forno quente para tostar (vale a chama do fogão) e depois pincelar polvilhar. Aí o cheiro e o gosto se equiparam.

  • Caroline Andrade ago 26, 2012, 6:10 pm

    Oi, essa receita é bem legal, e tenho uma sugestão. Quando eu já compro o milho pronto, eu corto os grãos num prato e depois tempero com sal e manteiga, misturo tudo, como ele ta quentinho a manteiga derrete, e o sabor fica igual ao cheiro!! Vi isso em São Paulo, os vendedores vendem o milho num potinho com uma colherzinha, passei a fazer isso tambem! Fica divino! 🙂

Leave a Comment

Anterior:

Próximo: