Entre as coisas que a gente precisa aprender a fazer para sobreviver, está a carne moída! É, quem não come carne não faz parte deste grupo mas deve ter alguma coisa que a substitua no quesito “sobrevivência”.
É uma comida rápida, barata e muito, mas muito fácil de fazer. É o básico do básico na cozinha.
Bom, mas nada disso importa se ela não for também gostosa, não é? Então você aprende aqui a fazer e vai aprimorando cada vez mais, até chegar no tempero ideal!
Receita de Carne Moída
Ingredientes:
500 g de carne moída (quanto menos pontos brancos você vir na carne, mais limpa e sem gordura ela será. O tipo de carne mais comum de se ver nos mercados já moída é o patinho. Também se vê filé mignon, que é uma carne magra e normalmente dizem que é “light“. Qualquer uma dessas carnes serve, pode escolher pelo preço e pela gordura.)
1 cebola grande picadinha (ou duas pequenas)
3 dentes de alho grandes espremidos (use o espremedor de alho ou compre o “alho pronto”, que é sempre bom ter à mão – mas que não é a mesma coisa que um alho fresquinho espremido na hora. É aquele potinho que vem cheio de alho espremido.)
2 colheres (chá) de sal (se for fazer para alguém que não possa comer muito sal, use uma colher só e capriche nos outros temperos)
2 colheres (sopa) de óleo
Pimenta do reino a gosto (eu uso bastante, vou colocando por cima até parecer que caiu em toda a superfície da carne)
Salsinha e cebolinha a gosto (costumo usar quase uma xícara cheia das duas! Eu disse “das duas” e não “de cada uma”. Eu compro as duas já picadinhas e congeladas, o que facilita muito a vida. Não sei se você vai encontrar assim, mas vale a pena comprar, lavar, picar e congelar! Depois é só ir usando congelado mesmo, prático, né? Ops, você não sabe o que é “salsinha” e “cebolinha”? Xiii, então espera eu escrever um post explicando e enquanto isso pergunte no mercado! leia o post sobre “cheiro verde“.)
Molho inglês a gosto (eu uso uma colher de sopa não muito cheia)
Ketchup a gosto (uso uma colher de sopa não muito cheia mas apenas quando não coloco tomates na carne)
Azeitonas sem caroço a gosto (eu não curto muito quando o gosto da azeitona sobressai, então coloco apenas 3 ou 4.)
1 tomate picado, sem pele e sem sementes (é opcional!)
1 pimentão pequeno ou 1/2 pimentão grande cortado em tiras (é opcional! Eu gosto mais do pimentão verde. Retire as sementes.)
1 folha de louro (é opcional! Você encontra na seção de temperos. Não precisa lavar antes de usar!!) 🙂
Modo de preparo:
Adicione o óleo, a cebola e o alho na panela em fogo alto. Refogue até dourar.
Acrescente a carne. Deixe fritar e também mexa para ela desmanchar. Você vai ver que a carne vai começar a perder água e aí eu te digo: use sempre uma panela grande (ou pelo menos que não seja muito pequena), para dar tempo de fritar a carne antes que ela perca muita água e fique dura.
Acrescente o sal, a pimenta do reino e todos os temperos que você quiser usar, entre os que listei.
Olha só… O medo que as pessoas têm de não conseguir fazer a comida ficar boa acontece porque os livros de receita não nos encorajam a encontrar nossas preferências, apenas falam o que tem que colocar, quanto, onde e como. Aqui eu estou te dizendo o que você pode usar para temperar a sua carne e você, inclusive, pode ter outras ideias! Pode também achar que as quantidades que eu sugeri não são as melhores. O importante é que vá provando sempre e entendendo qual foi a diferença que cada tempero fez no sabor.
No caso da carne moída, como tem uma água danada enquanto você tempera, é preciso considerar que essa água vai secar e os sabores dos temperos ficarão mais acentuados. Já me cansei de salgar demais porque experimentava o sal sem pensar na água que ainda ia evaporar.
Com essas coisas em mente, não tem o menor perigo de ficar ruim. Se ficar salgada, coloque água até cobrir a carne e uma batata (pode ser picada em pedaços grandes). A batata vai sugar um pouco do sal em excesso o caldo em excesso. Entenda melhor sobre este assunto (e a minha correção) no post “Acertar o sal com batata“.
Com a carne já temperada, tampe a panela e deixe cozinhar com o próprio vapor. Se achar necessário, acrescente um pouco de água antes de tampá-la.
Quando o caldo todo tiver secado, está pronta a sua carne moída. Bom, você precisa verificar o tempero e, se precisar corrigir, coloque mais água, como eu falei.
Carne moída é bom com arroz, feijão, macarrão, batata… Mais o quê você sugere?
Bon Appétit!
Amei, obrigada consegui fazer una carne moida maravilhosaaa de dar agua na boca ??
Exatamente!! sempre fico em dúvida com esse sal a gosto.
Bommm….o que tenho a dizer é que seu blog é um dos mais completos que já vi.
Além de ser detalhista, o que aprecio bastante, é bem direto ao ponto. E concordo com o lance de testar a gosto. Cada um tem um paladar, e nem sempre uma receita pronta é a ideal (considerando a quantidade dos ingredientes impostos).
Parabéns.
Amei sua receita, pq vc fala cada detalhe, tipo o sal. Nos outros sites diz “ponha sal a gosto” mas eu não sei quanto é o sal a gosto kkk. E vc fala todos os detalhezinhos
Muito obrigado! Me ajudou demais. Exagerei bastante no sal, mas na próxima vez acho que não irei cometer o mesmo erro! 🙂 Um abraço!
Amei a sua maneira de ensinar pois é bem detalhada, fala ‘timtim’ por ‘timtim’. Gostei!! Vou fazer depois volto aqui para falar o que achei da receita e se ficou bom. Vamos ver se acerto. Desde já obrigada!! ;P
Eu coloco a batata junto com os temperos e a carne moída?
eita, vou fazer hoje! hihihi
Adorei sua maneira de ensinar bem sincera ,despojada , amei Vanessa !!!
Era o que faltava pro meu espaguete com carne moída! Adorei as dicas, hehe
Sempre tenho essa dúvida, mt pessoas q conheço dizem q se deve escaldar a carne moída pq geralmente os açougues não lavam o moidor, mas na internet não vejo nada sobre isso
Fiz e quando provei, nem acreditei que era eu quem tinha feito, nossa, foi um dos melhores espaguetes com carne moida que ja comi. Obrigado.
Que texto maravilhoso. Amo a maneira como você escreve, é bem intimista, parece que está pessoalmente conversando com o leitor. Muito bom! Parabéns!!
ficou mt bom, mas acho q uma de sal ficaria mais no ponto… parabéns!
Grato eternamente, seu blog me ajudou a aprender a cozinhar
Obrigado pela dica Vanessa, ajudou muito!
Meu Pai, como isto me ajudou, rsrsrs Muito bom! O resultado foi ótimo…
É um socorro e tanto! Ajudou pra caramba aqui, mãe me deixou no comando de fazer a carne e eu esqueci como fazia. (E ela ainda diz que internet não presta) ;-; Valeu!
Muito bom me socorreu aki na cozinha e olha que só tenho 12 anos !!!
Obrigado me socorreu…heheh
É uma pergunta subjetiva, mas normalmente essa receita serve quantas pessoas? obg