Bolo Colorido ou Bolo Arco-íris

Faz tempo que a Maristela do blog Tamanho P (P de Plus Size!) vem me pedindo pra fazer o bolo colorido (ou bolo arco-íris, quando tem as 7 cores). Achei a idéia ótima e fui para a cozinha assim que pude.

É um bolo simples mesmo e o colorido é super fácil de fazer. Achei uma ótima idéia para juntar a criançada na cozinha, porque é muito divertido colorir a massa e ver o bolo assando cheio de cores!

Duvido que alguma tia ou avó tenha feito esse bolo antes, então é a sua chance de surpreender a família com sua originalidade culinária (sim, porque habilidade você já deve ter provado que tem, com alguma receita deste blog).

Simplifiquei o quanto pude para ser mais fácil para você.

Recomendo fortemente que faça tudo na batedeira porque bater “no muque” pode ser um pouco avançado demais para você por enquanto. Sério! E sem ofensas…

Ah, é bem mais legal usar uma forma redonda!

Receita de Bolo Colorido (Arco-Íris)

Ingredientes:

– Mistura para bolo do sabor que preferir, mas a massa tem que ser branca para poder fazer as cores (baunilha, coco, laranja, limão e abacaxi são exemplos de bolos de massa branca. Bolo de chocolate não serve porque não é branco! Sacou?)

– Ingredientes necessários para o preparo do bolo com a mistura. Normalmente são: ovos, leite e margarina (veja na embalagem da mistura que escolheu o que será necessário e a quantidade).

– Corantes alimentícios (para bolos, pode ser em gel ou líquido. Pergunte na loja que for comprar qual é recomendado para bolos e com certeza alguém saberá indicar. Você encontra esse tipo de produto em lojas de produtos para festas, confeitaria e até nessas lojas que vendem coisas a granel, tipo as Casas Pedro no Rio de Janeiro. Se comprar as cores vermelho, amarelo e azul, poderá fazer quantas outras quiser, conforme sua competência artística.)

– Cobertura Marshmallow (a Dr. Oetker tem uma cobertura dessas que é bem boazinha, da linha “Decor Festa“. Claro que não é exatamente igual a que eu ainda vou ensinar a fazer, como tudo que é caseiro e mais gostoso. Mas ela é fácil de preparar, gostosa e muito boa para os iniciantes.)

Ingredientes necessários para fazer a cobertura de marshmallow, que são 75 ml de água e 75 g de açúcar (na embalagem vem dizendo direitinho como medir essas quantidades, mas lembre-se que é preciso sempre usar medidores para não errar)

– Confeito colorido (pode ser aquele granulado colorido ou outro qualquer que você achar bonito)

Modo de Preparo:

Leia o modo de preparo da mistura para bolo e siga tudo direitinho. Não tem nenhum mistério, o que você precisa saber está escrito lá.

Veja o tamanho recomendado para a forma redonda e preaqueça o forno conforme indicado. Tire suas dúvidas no post de temperaturas do forno, se precisar.

Caso você se pergunte: “untar” é lambuzar toda a forma com manteiga ou margarina; “forrar com farinha” é fazer uma camada de farinha sobre a manteiga (ou margarina): jogue um punhado e vá batendo a forma pra lá e pra cá até que fique tudo branco e “forrado de farinha”!

Depois que tiver terminado de bater a massa do bolo, vai começar a parte divertida!

Você pode colorir com quantas cores quiser, mas vou ensinar como se fosse fazer as 7 cores do arco-íris, ok?

Separe uma boa parte da massa (em torno de 1/3) para colorir com uma cor só. É que ela vai ser usada primeiro e por isso precisa de maior quantidade. Lá na frente você vai entender!

O restante da massa você vai dividir em partes iguais mesmo, ok? Coloque em vasilhas onde você possa misturar bastante sem derramar.

Escolha as cores que vai usar e qual vai querer que fique por fora do bolo (que vai ser aquela maior). Use os corantes para chegar às cores que desejar. Lembre-se:

– Mexa muito sempre que pingar uma gotinha de corante, para espalhar bem e não ficar acumulado no cantinho;

– Não coloque a espátula suja de uma cor no potinho de outra cor;

– Vá de gotinha em gotinha para não colorir mais do que gostaria;

– Cuidado para não fazer uma mistura de cores incoerente porque o caminho pode ser sem volta! Na próxima vez você acerta, se ficar pingando muito vai acabar deixando o bolo preto!

Agora que você já terminou de colorir a massa, vamos colocá-la na forma.

Tem uma regra que precisa ser seguida: sempre coloque a massa no centro. Sempre.

Comece pela mistura maior, que você escolheu para a extremidade da forma. Ela vai se esparramar toda pelo fundo.

Pegue outra cor e despeje no centro da forma. Ela vai se esparramar também e aí você já vai ver como os círculos vão se formando, um após o outro.

Faça da mesma maneira com todas as cores, até terminar.

Estou com vergonha mas fiz um videozinho tosco para ilustrar esta parte da receita. É pelo bem do resultado do seu bolo, né? Então lá vai:

Prometo providenciar uns videos mais bacaninhas no futuro. (Às vezes a trilha que coloquei não funciona e aí fica o som de fundo da gravação, olha que jóia! Juro que vou me aprofundar no assunto e editar o video antes de fazer o upload!)

Voltando…

Leve ao forno conforme indicado na embalagem da mistura para bolo que usou.

Para ver se terminou de assar, após o tempo necessário, espete um palito para ver se ele sai limpo. Se vier sujo é porque tem massa crua e precisa assar mais.

Retire o bolo do forno e espere esfriar.

Vire-o onde quiser, como em um prato de bolo, por exemplo. Você também pode cortar quadrados e confeitar um por um, só na parte de cima (vai ficar lindo!).

Para virar o bolo em um prato, apoie o prato de cabeça para baixo por cima da forma e use um pano de prato para te ajudar a segurar um sobre o outro bem firme. Vire rápido, fazendo o bolo cair no prato. Aí é só tirar a forma de cima e pronto. Se tiver quebrado, coloque as pecinhas nos seus devidos lugares, rsrs!

Prepare agora a cobertura. É só fazer conforme a explicação da caixinha, também é muitíssimo fácil!

Depois de pronto, espalhe sobre o bolo com uma espátula bem de leve para não levar a massa junto.

Depois de coberto, jogue aleatoriamente os confeitos por cima, para ficar descolado!

Ah, uma dica importante: acho uma boa idéia você comprar dois pacotes de mistura para bolo (óbvio, os ingredientes necessários para o preparo também). É que você deve desperdiçar muita massa na hora de colorir e vale a pena ter um pouco mais à mão. Só não encha a forma demais para levar ao forno, o limite é entre 1/3 e a metade da altura.

Só mais uma coisa, entre nós dois somente, ok? Não conta pra ninguém não. Você volta aqui e me conta caso faça uma caca verde? 🙂

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

42 comments… add one
  • Livia maio 5, 2017, 5:31 am

    Faz com Chantilly

  • Thalyne Adrielle abr 22, 2014, 6:05 pm

    *————————————————-* ficou mto lindooooooooo :3

  • Maria Letícia Queiróz mar 2, 2014, 3:18 pm

    oolá tudo bem ? então eu quero fazer o bolo porem não posso fazer com marshmallow porque meus queridos parente não gostam eheuheuheueh tem alguma sugestão de outras coberturas ? bjs adorei teu blog

  • Gabriela Braga jan 30, 2014, 12:23 am

    Aqui a foto de como ficou!!

  • Gabriela Braga jan 30, 2014, 12:19 am

    Eu fiz e ficou uma delícia!!! Super fácil de fazer, é só seguir a receita que fica perfeito.
    Ameiii

  • thais set 11, 2013, 8:09 am

    E bom o bolo arco-ires

  • thais set 11, 2013, 8:08 am

    nao prasisava falar assim

  • Flavia ago 30, 2013, 11:25 am

    Com 15 reais compra os ingredientes, o corante não sei quanto custa.

  • tatiana jul 20, 2013, 11:40 am

    esta ideia sua me fez ganhar mas dindin nos meus cupcakes e nos meus pops cakes é divertido morder e a cor te surpreender…valeu!!!

  • barbara jun 16, 2013, 12:42 pm

    esse bolo e gostoso

  • Eric Bastos Holanda abr 8, 2013, 3:08 am

    não sei bem se aqui perto eu vou encontrar os corantes agora, será que com os pozinhos de refresco ou gelatina colorida resolve sem deixar o gosto ruim? Curioso rs

  • Beatryz Dan Harpper abr 4, 2013, 1:56 am

    50 reais ou menos seila kkk ja fis
    um desse :))

  • Silvia mar 4, 2013, 12:15 pm

    Olá! Adoro o seu blog, sempre aprendo muitas coisas!
    E esse bolo arco-íris é tão lindo que eu e uns amigos resolvemos fazer um tutorial um pouco diferente e cheio de energia!
    Dê uma olhada, se puder! 🙂
    http://www.youtube.com/watch?v=wOCpn-AQoi4&feature=youtu.be
    Beijinhos

  • Amanda fev 28, 2013, 4:14 pm

    Oi,o Seu Bolo Saiu Pequeno Ou Grande?

  • Laís jan 22, 2013, 8:26 pm

    Meninas eu fiz na forma quadrada e deu super certo tambem … ficou lindo *–*
    Eu não joguei no centro como esta no video, pois a forma era quadrada… eu joguei na forma toda espalhando com cuidado para não misturar as cores….

    Beijos *-*

  • Danyelly Fugimura jan 17, 2013, 5:35 pm

    Não pode ser forma quadrada né ?

  • Marcela Sima Domingos jan 15, 2013, 8:59 pm

    Quanto custa em média os ingredientes?

  • Miguel Soares dez 19, 2012, 6:33 pm

    Posso utilizar o bolo de iogurte?

  • ingrid nov 25, 2012, 6:46 pm

    nossa socorro esse bolo estava delicioso como eu queria comer um como esse
    beijocas…

  • Mariana Gomes out 24, 2012, 1:22 pm

    Também não achei o vídeo nada tosco!! postamos o link no face da Thees Kids!! 🙂 bjo bjo

  • cris out 23, 2012, 10:19 am

    heheheee consegui fazer fico lindooooo

  • loisenycole out 18, 2012, 9:09 pm

    ese bolo e o riveu nao gostei

  • Anna Paula ago 19, 2012, 5:57 pm

    Amei. Realmente a receita é bem fácil e prática. Vou fazer com meus alunos, pois estou trabalhando com o filme mágico de Oz e sobre o arco íris por isso o interesse por essa receita. Valeu por suas orientações. Beijos.

  • Renata ago 11, 2012, 11:34 pm

    A dorei pensei que fosse mas de ficil vc tirou toda minha duvida vou tentar depois te conto o resultado bjks emuito obrigado.

  • Sthefanny ago 2, 2012, 10:36 pm

    Oii , eu fiz esse bolo, ficou otimo ,a massa então , perfeita. Me diverti bastaste heuehue – *-*

  • Carolline Tds jul 29, 2012, 7:27 am

    olha eu amei vou fazer e seu video nao é tosco me ajudo muiito bjao pra vc e valeu por td

  • As Aventuras de Billy jul 20, 2012, 9:37 pm

    Meniina que deliciaaa!!! socorro pq vou faazer um estrago na cozinha…mas lá vou eu… e depois volto p dizer se deu certo !!!
    Adoreeei o seu site !
    =)
    Beijocas!

  • iramaia jul 19, 2012, 2:43 pm

    nossa socorro achei que vc nao sabia fazer nd kkkkkkkkkkk tou zuando

  • Mah Moreira jul 16, 2012, 12:19 am

    nossaa!!!!! amei
    vou fazer no meu niver dia 29/07/12 ,,, eu e minha madrinhaaa
    no niver da minha irmã toh penssando em fazer com as cores dos rebeldess
    ela vai amarrr

    obrigadaaa viuuu
    xoxo

  • Rogéria Martins jul 11, 2012, 8:22 pm

    Tá, eu fiz. Só que as cores se misturaram um pouquinho demais D:

  • Ravena Costa jul 11, 2012, 6:46 pm

    Gostei mais dessa receita do que das outras que achei pela internet. Obrigada, parabéns.

  • Thálita Prado maio 27, 2012, 9:57 pm

    Vou fazeer ameei *-* Mas também pode fazer a cobertura com suspiro?

  • Thalita Andrade maio 24, 2012, 2:38 pm

    Voou fazeer *—*.

  • Ana Lessa mar 29, 2012, 8:51 pm

    muito bom…

  • Mary Oli mar 25, 2012, 1:50 am

    vou fazer assim que o Mark acabar a dieta dele.

  • Mary Oli mar 25, 2012, 1:34 am

    AI que maravilha……

  • Marta Grechi fev 28, 2012, 7:02 pm

    amei a idéia!

  • Djamila De Mello Fernandes fev 2, 2012, 2:17 pm

    quero fazer 🙂

  • Socorro na Cozinha jan 27, 2012, 10:53 pm

    Mari, você é muito boazinha!! haha! Beijos!

  • Mariana Aroeira Penna jan 27, 2012, 10:28 pm

    Mto legal a receita! E não achei o video nada tosco…hahah bjinhos

  • Vanessa Nunes jan 27, 2012, 12:31 am

    Maristela, tira foto!!!! 🙂

  • maristela jan 26, 2012, 1:29 pm

    Vpu fazer esse fim de semana! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

Leave a Comment

Anterior:

Próximo: