Tá bom, vai… Ninguém se oferece para fazer o arroz. Todo mundo tem medo de errar na mão e só quem já fez muitas vezes se sente seguro nessas horas!
Assim foi comigo aqui no Socorro na Cozinha. Estava adiando ao máximo o dia em que daria a receita do arroz.
Meu arroz até que é gostoso, já faço sem medo – e quem não gostar, come pão (yeah!). O problema é que eu não sei exatamente as medidas da receita! Acho que ninguém sabe, não é?! As pessoas costumam cozinhar arroz “no olho”. Mas, ainda assim, farei uma forcinha aqui.
Antes, vou dar uma dica. Sabe aquele arroz que cozinha dentro de um saquinho? Olha… Aquilo é ótimo para quem ainda não tem prática. É garantido que vai dar certo. Só precisa seguir as instruções da embalagem e mandar uma carta para eles dizendo que estão me devendo essa propaganda que acabei de fazer. Mas quando você aprender a fazer o arroz direitinho, vai achar bem melhor!
Vamos à receita:
Receita de Arroz
Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de arroz branco
– 4 xícaras (chá) de água fervente
– 2 dentes de alho sem cárie
– 1 colher (chá) rasa de sal
– 1 colher (sopa) de óleo
Modo de Preparo:
Pelo amor de Deus: lave o arroz!* Você vai ver que delícia de “sujeira” que vai sair (na verdade é excesso de amido).
Use um escorredor de arroz ou uma peneira para lavá-lo. Quando toda a água esbranquiçada sair, está limpo. Deixe escorrendo enquanto não chega a hora de ir para a panela.
Enquanto isso, ferva a água. Pense que se você colocar a medida certa para ferver, irá perder um pouco dela porque a água vai evaporar. Se quiser ser bem preciso, ferva um pouco mais de água e deixe para medir quando for colocar na panela.
Refogue o alho em uma panela com o óleo. Esprema o alho (no espremedor! Não vá tentar espremer com a mão que não vai sair nada, mané. Se não tiver esse equipamento ultra básico em casa, compre já seu espremedor de alho) e junte o sal.
Não deixe queimar: assim que começar a querer dourar, adicione o arroz. Dê uma mexidinha de leve nele, até ficar sequinho. Essa etapa é importante para que ele adquira o gosto do tempero.
Arrume o arroz uniformemente na panela e adicione a água fervente. Vai subir aquela fumaça com o melhor cheiro do mundo nesse momento.
A medida da água é sempre o dobro da medida do arroz. Outra dica é que a água precisa ficar uns dois dedos acima do arroz e que, quando ela estiver secando e você achar que ele está muito longe de estar cozido, você vai precisar adicionar mais meio copo d’água na panela, uniformemente.
Apesar dessas dicas serem muito boas, tente seguir a receita. Se no fim alguma coisa tiver dado errado, deixe para mudar na próxima vez, senão nunca vai dar certo!
Tampe a panela parcialmente. Após uns 5 minutinhos a água já estará fervendo, então abaixe o fogo e tampe a panela completamente. Deixe lá.
Nas primeiras vezes você não vai ter noção de quanto tempo a água demora para secar, depois você vai se acostumando. Por enquanto, vá abrindo a panela para espiar. Pegue um garfo e dê uma afastada no canto para ver se ainda tem água no fundo, mas nunca bagunce o arroz!
Quando já estiver quase secando, destampe parcialmente a panela de novo se achar que vai ser mais fácil tomar conta. Espere mais um pouco e, quando estiver completamente seca, está pronto.
Deixe o arroz descansar com o fogo desligado e a panela tampada por 10 minutos antes de abrir. Isso ajuda o arroz a organizar sua umidade, digamos assim.
Mais uma dica super útil: quando o arroz queimar, tire imediatamente um pouco dele com uma colher e coloque sobre uma pedra (a pia, se for o caso). Por cima do arroz, coloque a panela. Vai dar um cheiro de queimado e, não sei por qual razão, isso vai tirar o gosto de queimado do seu arroz!
Claro que se tiver virado carvão não vai ter jeito, né?! Ah, também evite servir o arroz que queimou no fundo da panela, porque ninguém merece comer arroz queimado. A não ser que você faça como em algumas culturas que servem essa parte separada como uma iguaria. Aí eu vejo vantagem.
Essa tática de colocar a panela sobre o arroz sempre foi usada na minha casa (e de muitas pessoas) e sempre deu certo. Não sei como, mas funciona!
Você também pode se prevenir contra arrozes queimados usando uma boa panela, com um fundo grosso que distribua bem o calor.
E a cebola, sentiu falta dela na receita? Pois é, não gosto de temperar arroz com cebola. O que eu faço às vezes é aumentar a quantidade do alho, coloco 3 a 5 dentes. Gosto muito daquele gostinho de alho no arroz. Hummm!!… Se quiser, use junto com o alho 1/4 de uma cebola bem picadinho.
Você sempre pode mudar a medida dos temperos. Vá testando até ficar ao seu gosto.
Ah! Caso você queira fazer uma quantidade maior, multiplique os ingredientes ou divida-os, se quiser fazer menos. Se tiver muita dificuldade com as contas, a gente faz um site “Socorro na Matemática!”.
Opa, já ia me esquecendo:
Se o arroz ficar grudado à moda “unidos venceremos“, tem a dica do arroz na forminha. É batata!
E se quiser aprender um pouco mais sobre este alimento nosso de cada dia, tem um post que fala sobre o que faz o arroz branco ser diferente do arroz integral. Falando nele, que tal aprender a fazer arroz integral agora?
Bom, fiquei aliviada por ter feito meu arroz aqui no site e agora vou poder dar mais receitas básicas e práticas que ele acompanha por aí.
Parabéns, você aprendeu a fazer arroz e deu um grande passo rumo ao feijão!
Bon Appétit!
* Atualizando em 03/11/2014: hoje em dia eu não sou mais tão drástica quanto à lavagem do arroz (este post é de 2007!). Algumas marcas têm mais excesso de amido, outras menos. O que importa saber é que a maioria delas diz na embalagem que não precisa lavar, o que significa que estão afirmando que o arroz é limpo. Ainda assim, se você preferir lavar, não tem problema. Eu continuo lavando (exceto o arroz arbóreo), porque me acostumei a fazer sempre do mesmo jeito e o excesso de amido pode alterar o resultado, deixando meu arroz empapado. Portanto, se for seguir a minha receita, recomendo que lave também! 🙂
Uau e eu aqui em 2019, vlw a dica ae
Adorei!!!! Obrigada pelas dicas!
Eu gostei das dicas. Não tenho muita destreza com os quitutes culinários, mas sei alguma coisa. E arroz é uma delas. Eu sempre que faço, lavo primeiro e deixo escorrer. Em seguida, coloco alho, óleo e sal e por último o arroz. à medida da água já fervida eu faço da seguinte forma: Eu coloco o arroz na panela e coloco água até cobrir o arroz. Quando secar, cubro novamente. Não precisa colocar muita água, só cobrir até que o arroz esteja submerso. quando secar ele fica bem cozido e soltinho. 😀
estou fazendo neste momento meu primeiro arroz , rsrrsrs aparentemente ta no caminho certo rs , meu primeiro arroz aos 22 anos de idade rsrsrs
boa receita
mané foi boa kkk
Meu arroz ficou bom. :/ Eu normalmente não comento, mas tenho que agradecer, gente… Ainda há esperanças. De fome não morro. Agora só falta lidar com os psicopatas do dia-a-dia mesmo. Muito obrigado <3
Tive q vir aqui só pra comentar pq depois de anos meu arroz finalmente deu certo, mto obrigada!
Olá! Estou Adorando Suas Dicas, Receitas e Vídeos! Isso Me Ajuda Muitoooo Mesmo! Minha Mãe Não tem paciência Pra Me Ensinar Kkkk Então Eu Aprendo por Conta Própria Kkkk .. Adoro Seu Blog .. Vlw ♥
O meu ficou ótimo, só inventei de deixar mais no fogo e quase queimou kkkkk
Meu arroz ficou todo papa kkkk, eu gosto dele assim, mas os outros não.. ;-; kkkkk, mas como é a primeira vez, tá ok
Precisei colocar mais 2 xícaras de água pra terminar o cozimento, além de mais uns 10 minutos de fogo. No final ficou perfeito!
voce não disse , o tempo aproximado e o fog (alto/baixo/médio)
parabéns . raro ver um homem fazer arroz <3
Meu arroz ficou “unidos venceremos” igual uma angu, acho que é pq deixei no fogo alto, estava sem tempo :'(
Obrigado pelas dicas Vanessa! Acabei de fazer arroz e ele ficou soltinho e saboroso.
Obrigado pelas dicas , tenho 19 anos e já estava na hora de aprender a fazer alguma coisa na cozinha ! Fiquei muito feliz por ter feito pela primeira vez o arroz, e obtive sucesso, minha mãe se encheu de orgulho hahaha !
Acabei de fazer meu arroz e adivinhem, deu certo Vanessa obrigado pelas dicas aqui… Duas observações: é minha 1ª vez rsrsrs, e ficou bom e não deixei queimar kkkk…
Primeira vez na cozinha kkkk espero que saia bom proximo passo feijao 😀
Tenho 10 anos e fiz meu primeiro arroz.
Ficou bom, eu acho! rsrs.
amei eu fiz o arroz certinho vlw <3
o meu arroz saiu com um cherinho otimo ate o vizinho notou primero dia que fiz arroz sozinha
eu adoro voces gente
gente eu comesei faze agora
Me desculpe mais vc fala como se todo mundo quisesse saber
Uma dica: refogue cebola picada junto com o alho. 😉
Bom dia Vanessa. Agradeço ai pelo modo no qual ensinou. E não é que deu certo comigo?…kkkk…bjaum e sucessos em sua vida….
Eu com 15 anos fazendo mais aprendi a fazer de outro jeito quando tinha 14 sei fazer arroz sopa carne frituras e salada
Eu com 12, vou tentar rsrs
eu fiz o meu arroz pela primeira vez e amei ficou uma delicia
vlw pelas dicas princesa, bem explicado, e fico show o arroz
Uhuuu!
Minha mãe viajou e cá estou eu, cuidando das comidas no lugar dela.
Vamos ver se dá certo! haha
meu Deus eu tenhu 12 anos e ñ sei fazer arroz sera q o meu vai ficar bom?
Muito bom
kkkkkkk
eu com dez anos estou aprendendo a fazer arroz
U.u eu com 21 ano fazendo meu primeiro arroz haha vai ficar o maximo graças a essa receita
Já não erro mais quando vou fazer um arroz, mas os primeiros que fiz ficaram horríveis: o primeiro queimou e o segundo ficou mais salgado que parecia mais sal com arroz do que arroz com sal, rsrsrs. Mas depois que pega o jeito, é como você disse, se faz no olhometro.
Gosto é gosto, cada um tem o seu! Desculpe, mas ninguém merece alho no arroz! Gosto de alho e uso bastante nos meus refogados porém, no arroz, o mais gostoso mesmo é a velha cebola picadinha refogadinha num pouco de óleo e sal. Até porquê, pode-se usar as sobras em outras receitas com a certeza de que elas não ficarão alteradas pelo gosto acentuado do alho.
Uma ótima dica caso o arroz queime (sem desperdiçar, olhem a inflação). Ao se perceber que queimou, rapidamente encha uma bacia maior que a panela com água, e mergulhe o fundo queimado nela. Deixe descansar por uns minutos.
Voilá, sem cheiro, nem gosto de queimado. Aprendi essa naquele programa matinal da loira piaçava há uns 10 anos atrás. Depois dessa nunca mais minha mãe colocou pão no arroz (o que não tira em nada o gosto de queimado).
Meu arroz ficou um sucesso depois das dicas. Sempre no ponto e o medo foi embora.. kkkkkkk
Obrigada!!!!
ameii esse blog!! serio!! demais mesmo tentei fazer esse arroz e deu super certo! super legal obg pela dica