Angu

Antes que você torça esse narizinho para o meu angu, vou explicar por que estou falando dele.

Presta atenção: eu cresci num vale de mata atlântica nativa, com direito a cachoeira, horta, mina d’agua e vacas pastando na rua. Tinha até um “homem do saco” (não é aquele moço estranho que você viu na praia, é um velho que carrega um saco nas costas, onde dizem que ele leva as criancinhas). O nome dele era “Colega”. Disse um dia que ia subir a mata e não voltou mais.

Agora que você visualizou o meu cenário, acrescente a informação de que esse lugar fica em Minas Gerais.

Gosto muito de angu desde sempre e acho que deve ter bastante gente por aí que também aprecie essa delicinha que faz ficar fortinho (se comer muito fica mesmo).

Então vamos à receita do angu basicão, sem incrementos.

Receita de Angu

Ingredientes:

Fubá de milho (a metade da quantidade de água)

Água para cozinhar (o dobro da quantidade de fubá. Para um angu cremoso, use 4 vezes a quantidade de fubá)

Sal a gosto (eu costumo colocar logo uma colherzinha de sal, que vai muito bem na porção mínima de angu que eu faço, que é sempre usando em torno de 500 ml de água)

Caldo de frango, de legumes ou outro que você preferir (só se desejar usar um temperinho diferente, é opcional. Dissolva pelo menos meio tablete, conforme a quantidade de angu que estiver preparando)

Alho (a gosto, se desejar)

Modo de preparo:

Ferva a água com o sal e os outros temperos que quiser usar. Quando a água ferver, diminua para um fogo médio.

Vá acrescentando o fubá pouco a pouco, bem devagar e mexendo sempre para não empelotar. Eu disse “bem devagar” porque se você colocar muito logo de cara, pode ficar grosso demais bem rápido e também muito empelotado.

Mexa até que fique bem consistente e solte do fundo da panela (igual brigadeiro *-*)

Se por acaso você não seguir minha recomendação e empelotar muito, acrescente água para dissolver. Se precisar colocar muita água, é melhor que ela esteja quente.

O angu preparado assim vai endurecer conforme for esfriando e você vai poder virar de um prato para o outro igual pudim. Já o angu preparado com o dobro de água, vai ficar mais cremoso (eu prefiro assim mil vezes!).

Tem gente que gosta de colocar leite no final do cozimento. Tem também quem adicione um pouco de óleo ou manteiga na água ou no final do preparo, no último caso. Eu não faço assim, mas você pode experimentar se quiser.

Só um detalhe: esta receita não é do típico “angu mineiro”, que não é temperadinho assim, ele nem leva sal. Sinceramente, os mineiros são demais (obrigada) mas acho o angu sem sal graça.

Esse angu aí da foto é um “angu à baiana” que fiz outro dia, mas só que, em vez de miúdos, levou carne moída.

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

50 comentários… add one
  • Raquel maio 20, 2016, 1:18 pm

    um bom truque eh dissoverl o fuba em um pouco de agua fria ANTES de por na panela.. dai dificulta o empelotar…

  • Mario Greco jan 13, 2016, 1:25 pm

    Caramba, ficou tudo empolado !!! Bem minha Mãe falou que NÃO pode ser com agua quente !!!!!

  • Anderson nov 30, 2015, 10:26 pm

    kkk eu sempre comi desde pequeno e me lembrei do homem do saco… também vivi a mesma história aqui tinha um homem do saco, morava na roça, comia angu… muitos chamam de polenta na capital…. abraços.. em cara de simpática….

  • JOÃO LUIS nov 7, 2015, 12:32 pm

    Hoje fiz meu primeiro Angu graças a você. Arroz, feijão, picadinho suíno e angu. Sabe que desceu legal! Muito obrigado e um beijo muito carinhoso!!!!!!!!!!

  • Moisés André Filho nov 4, 2015, 11:10 am

    É só fazer o míngua de fuba ue.
    dois copos de leite
    quatro colheres de açúcar
    Duas colheres cheias de fuba fino
    uma colher de manteiga (para substituir a pitada de sal)

    Coloque um copo e meio do leite ao fogo médio, e a outra metade, dissolva o fuba antes de vira-lo na panela. Depois coloque a colher de manteiga e mexa sem parar até engrossar. Depois deixe fervendo por 15 minutos mexendo de vez enquanto. Após desligar o fogo, se preferir, coloque queijo ralado, ou canela. E pronto. O angu doce ou mingau.

  • Marcela Bueno jul 13, 2015, 11:14 am

    Como boa mineira que sou, amo angu. Mas na minha casa, minha mãe sempre fez ele mais molinho e com bastante queijo curado (quando pega com a colher para servir, fica aquele lastro do queijo). Assim ele fica bem temperadinho e a gente pode fazer a combinação que quiser no prato. Sempre gostei de misturar com quiabo ou couve hummmmm.

  • sophia maio 24, 2015, 7:17 pm

    o meu deu certo gostei

  • Cristina fev 16, 2015, 11:51 pm

    Fiiiiz…mas deu errado, fui colocando o fubá devagarzinho, mas encheu de carocinho e ficou sem sal só com uma colher de sal e como eu ainda sou meia insegura com os temperos, preferi deixar meio sem gosto mesmo…mas dá pra comer!! Dá próxima funcionará, c certeza!! 😀

  • Jacy Junior jan 30, 2015, 1:50 pm

    Adoreeeei, ficou maraaaa!!!

  • Léo dez 17, 2014, 9:19 pm

    Tem receita pra angú doce, sem leite, ou basta seguir as orientações dessa receita acima e trocar o sal pelo açúcar?

  • Gesy dez 4, 2014, 9:21 pm

    Eu fiz deu certo!!!

  • Ana Maria RA out 21, 2014, 11:55 am

    A minha mãe também me dizia que se não comesse tudo o que tinha no prato, especialmente a sopa, vinha o homem do saco. :-)E isto acontecia na Serra da Estrela, Beira Alta, Portugal. Foi como não haver Atlântico pelo meio! 🙂 Há uma coisa de que gostava muito e que se chamava Carolos – trata-se de uma espécie de angu doce, muito cremoso.

  • Estela Silva set 1, 2014, 8:35 pm

    hummm, angu servido com frango com quiabo… tudo de bom! ou ainda com jiló. Angu para mim, é sem temperos, sem gordura e é o primeiro a entrar no fogão e só depois que terminar de fazer o almoço que é tirado do fogo baixo e tampado. Delícia! ele fica ali, cosinhando bem dem devagar e suando.

  • Alessandra jul 27, 2014, 4:32 pm

    Fiz e ficou uma delícia, maridão aprovou.

  • mary jul 19, 2014, 5:22 pm

    na minha terra, recife, esse homem chamavamos de papa figo. delirei uma vez com ele quando tive sarampo, kkkkkkkkk. tenho 51 anos e nunca esqueci deste delírio.

  • Marcelo Duarte jul 4, 2014, 1:16 pm

    Eu dissolvi o angu em agua fria e o restante fiz como vc recomendou… Estou saboreando nesse momento com carne moida. Sensacionalmente gostoso! Obs: Primeira vez que faço angú. Obrigado!!!!!

  • geice tavares de carvalho jun 30, 2014, 7:29 pm

    bom neh tô aprendendo fazer meu primeiro angú que de tudo certo obrigado pelas dicas.queria que vcs fizecem um pudim de milho e explicase como se faz eu faço um que é uma delicia mas ninguem consegue fazer um que de certo,gente é só acrecentar milho mas nada rsr mas se de faz essa gentileza bjs

  • Marli Oliveira abr 21, 2014, 12:11 pm

    adoro angu, de qualquer jeito, também fui cresci na zona rural, e tudo que voce descreveu tem tudo a ver comigo.

  • Amanda Gabriela abr 5, 2014, 6:30 pm

    o que posso fazer de acompanhamento?

  • Patricia mar 29, 2014, 1:18 pm

    Hj não tem nada aqui em casa prá complementar o almoço (preguiça gigante de sair!), mas tem fubá! Vim aqui pq precisava de uma receitinha básica. Não tenho prática de fazer angu, porque não gosto… seria pro maridão. Coitado, nunca faço… mas hj vai me salvar! Ele vai se surpreender rs

  • Leila A.Martins ago 20, 2013, 12:25 am

    Minha sobrinha neta gosta mesmo é de angu, é seu prato predileto,mas dissolvendo o fubá na água é bem mais fácil de não empelotar.Parabéns pelo site

  • andrezaa ago 14, 2013, 6:19 pm

    e esmo

  • andrezaa ago 14, 2013, 6:18 pm

    eu tenho 12 anos e quero fazer um angu e carne moida pra mamae kkkkk filha especial eu ne ??

  • andrezaa ago 14, 2013, 6:17 pm

    vou tentarrr

  • Ester Alves jul 10, 2013, 5:30 pm

    verdade concordo

  • Alluy Richardd Sérgio jun 3, 2013, 10:52 pm

    Acabei de fazer segundo sua receita, apenas dissolvi o fuba antes de jogar na água quente pq tinha ouvido falar que é melhor pra não empelotar, só acrescente pimenta do reino e noz moscada na água fervendo, além do alho e sal e ficou muito bom, obrigado pela dica

  • Bange maio 3, 2013, 10:10 pm

    Eu tenho saudades do angu da minha avó e mesmo não sendo chegado a cozinha, estou tentando…
    Pra começar achei difícil a mistura com água quente… empelotou…com a fria ficou melhor.
    A proporção de 1 de fubá pra 2 de água, ficou muito grosso rapidamente já na panela…
    Gosto do angu bem rígido e gelado, misturado com pedaços de linguiça ou salsicha ou torresmo bem pequeno (feitos antecipadamente), depois de frio, é só ir cortando aos pedaços e saborear.
    No tempero eu tenho variado bastante, mas ainda não cheguei no ideal, falta pouco.
    Meu problema tem sido no tempo de cozimento após a fervura da mistura… qual o tempo ideal?
    A marca que sempre utilizo é o Granfino.
    Alguma dica?

  • Geraldo abr 28, 2013, 7:17 am

    Eu frito bacon + alho agua em ebulicao e quando estiver no ponto misturo couve picada e abafo

  • Joice Mota abr 9, 2013, 1:44 pm

    concordo

  • cleo abr 2, 2013, 8:28 am

    eu faço igual a voce otimo.sou mineira angu nao falta no dia a dia

  • Wilson Mares mar 16, 2013, 1:26 pm

    Acho que vc esqueceu de um detalhe que considero de extrema importância. O fubá deve ser inicialmente dissolvido em água fria e só depois esta mistura é acrescentada à água em fervura. Caso contrário, fubá diretamente em água fervente invariavelmente empelota, não sei como você consegue..

  • helo mar 15, 2013, 5:14 pm

    Gostei. Fiz e ficou igual o da minha mãe. Obrigado!

  • Joyce fev 12, 2013, 6:35 pm

    Para não empelotar o angu é só dissolver o fubá em água fria e acrescentar tudo de uma vez à água fervente. Amo angu! Adorei o site!

  • soraya jan 30, 2013, 11:38 pm

    huuuuummm. sou mineira tbm e polenta é o prato mais pedido na casa da minha mae. qualquer comemoração onde vamos escolher o cardápio esta incluída polenta….melhor refeição de todos os tempos…. te entendo em gênero, numero e grau…bjos

  • Dhébora jan 17, 2013, 11:33 am

    Eu Fiz e todos aprovaram, Ficou uma delicia!!! *Parabéns* essa receita é muito boa*

  • Felipe ago 27, 2012, 1:21 pm

    Vou arriscar esta receita. Achei ela bem simples. Assim que experimentar eu volto para falar se deu certo. Adorei seu site.

  • Dani jul 31, 2012, 9:17 pm

    Horrível! Fiz tudo CONFORME a receita aí em cima! O certo seria dissolver na água fria antes de colocar na quente. Resultado, empelotou tudo, fiquei pondo mais água pra dissolver e nada, só gastei meu precioso tempo, tendo que refazer tudo depois! –‘

  • Nathalia Silker jul 11, 2012, 4:23 pm

    o segredo do sabor por é bastante alho fica muito saboroso …

  • Dayana Ferreira jul 3, 2012, 12:08 am

    Vou me aventurar na cozinha agora! Rumo ao meu primeiro angu! 😉

  • Nayara Rita jun 30, 2012, 4:55 pm

    gostei das resseitas vou praticar em cs

  • Cassiana de Souza jun 21, 2012, 12:27 am

    asorei e estou fazendo hoje mesmo!!

  • Jefferson de Oliveira jun 16, 2012, 6:09 pm

    Acabei de fazer, ficou ótimo! Modéstia à parte sou alguém que gosta de cozinhar e pratiar pratos variados. Sempre que tenho dúvidas dou uma consultada na rede para ver as opções. E um lembrete fubá é ricoem ácido fólico útil inclusive na gestação entre outras vantagens. O nosso povo tem inúmeras opções de alimentação sadia e o Fubá é uma delas. Parabéns, ganhou mais um fã!

  • Livia jun 11, 2012, 5:26 pm

    Olá flor,

    Adorei o blog!
    Encontrei ele buscando mais informações sobre arroz arbório no google!
    E o melhor é qe ele não é bloqueado no meu trabalho ahjuahaua
    Já vi q vou virar leitora assídua, pq eu não sei nem fritar um ovo, mas gosto de cozinhar e vc explica tuuudo direitinho e cheio de tadelhas \o/

    To gostando muito do blog… só não achei uma receita de risoto que era o que eu buscava!

    Bjinhos e sucesso!

  • Vanessa S. Jaccoud maio 14, 2012, 2:45 pm

    Que maravilha!

  • Nara Balbi abr 26, 2012, 10:01 pm

    Estou fazendo para a janta de hoje.

  • Ana Elisa França abr 24, 2012, 8:13 pm

    Ótima receita, aprendi a fazer angu à baiana esses dias e é super fácil e delicioso.

  • Dão abr 6, 2012, 9:39 pm

    O nosso angu de cada dia é fundamental em nosso prato!!!
    É cozido em panela de ferro, o fuba é produzido em moinho dàgua e demora em média 1h para ficar cozido e bem no ponto, sem nenhum tempero, com rapa e sem rapa (queimadinho do fundo da panela) é maravilhoso no sabor natural do milho, mole ou duro, depende do acompanhante!!!
    Comemos com torresmino de barriga de porco, com feijão, ovo frito, couve, quiabo, carne moida, costelinha, repôlho, almeirão, mostarda, peixe, com leite, doce de goiba, marmelada, queijo e etc, etc, etc, etc e tal…………
    Quando tem uma rapinha é sinal que ficou no ponto ideal, é gostoso D+++++++++++++

  • Sabrina Estanislau jan 12, 2012, 11:45 am

    Gostei muito do site, mas sou de família mineira, e como angu "sem sal e sem graça" desde pequenininha e adooooro!!!

  • Leandro Augusto dez 14, 2011, 4:22 pm

    Pratico e objetivo, basta seguir as orientações que vai dar certo. Acabei de fazer meu primeiro angu . srsrr

  • Adriana Rodrigues nov 10, 2011, 11:26 am

    Olá! Também sou mineira e adoro um bom angu! E bem temperado!
    Parabéns pelo seu blog, sempre dou uma passadinha aqui!
    Beijoo!

Leave a Comment