Diferença entre ovos caipiras, orgânicos e de granja

Lá vai você para o supermercado com o seu último discurso saudável: “só como ovo caipira” (já fez isso ou ainda não chegou a sua hora?).

Aí você chega lá, pega sua caixinha de ovos vermelhos super se achando da roça, crente crente que come ovo caipira.

Vou te contar um segredo: pra começar, não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha (que na verdade é muito mais para marrom do que vermelha, mas chamam assim). Menos ainda pode-se dizer que os ovos vermelhos são ovos caipiras.

Vamos esclarecer tudo isso para você comprar exatamente o que deseja?

Ovos brancos e ovos vermelhos (marrons)

A cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.

Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade). Até aqui não há nenhuma diferença entre os valores nutricionais dos ovos.

Ovos de granja

Ovos de “granja” não são ovos de galinhas criadas soltas na granja como parece. Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!

Essas galinhas têm seus bicos cortados (debicagem) para aumentar a produtividade, basicamente. Com essa prática, evita-se, por exemplo, que a ave escolha a ração (que dó!!) e desperdice alimento; que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas. Tudo isso se resume em garantia de produtividade, como eu falei.

Desse tipo de criação, é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar das bichinhas.

Ovos caipiras

Ovos caipiras também são chamados de “ovos tipo colonial” e “ovos de capoeira“.

Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente. Elas põem os ovos em ninhos cobertos, bem mais saudável do que naquelas gaiolas apertadas, né?

A alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente). Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos.

Bem, pelas condições em que as galinhas são criadas, no maior estilo “caipira”, nem hesito em preferir esses ovos aos de granja.

Ovos Orgânicos

Meus preferidos.

Ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.

As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural, bem ecologicamente correto. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem e do confinamento em gaiolas. 🙂 Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja.

Para chamar seus ovos de “orgânicos”, o produtor precisa receber um certificado emitido por uma certificadora terceirizada, que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.

Por motivos óbvios, esses ovos são mais caros. E não vale a pena?

Alguém tem mais informações sobre ovos e criações de galinhas?

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

86 comentários… add one
  • Tati maio 29, 2015, 8:53 pm

    Na Amazônia pode até ser… O maior problema da soja e do milho é que praticamente todas as sementes vendidas em larga escala são produzidas pela Montsanto, ou seja, geneticamente modificado/ transgênico… então, não é confiável. Se por um lado o leite de vaca industrial é cheio de produtos quimicos, o de soja tambem é e mesmo que seja mais natural, a semente é transgênica… tenso ser saudável hoje, se nao tiver um sitio e sua propria produção…
    Por isso não podemos cair na histeria coletiva de organicos, naturais, veganos, pq isso seria num mundo perfeito e, infelizmente, o nosso não é. Há alternativas, mas não há garantias =(

  • Tati maio 29, 2015, 8:49 pm

    Tb concordo, mas na região que moro, infelizmente, não há muitas opções nesse sentido =( Não que se deva parar de consumir os alimentos de origem animal, até pq somos onivoros e precisamos dos nutrientes, mas é preciso que a produção em larga escala seja menos violenta e agressiva aos animais…
    Donde a industri tirou q queremos comer frangos bombados, q ja nascem sem penas e coisas bizarras assim? Empurram guela abaixo da população esses alimentos duvidosos e os governos nada fazem p/ proteger as pessoas e os animais.

  • Socorro na Cozinha maio 27, 2015, 1:36 pm

    Agni, você deveria tomar cuidado antes de acusar um escritor por receber dinheiro para escrever em seu blog. Na próxima vez, observe se há uma tag chamada “publieditorial” no post e, mesmo assim, saiba que opinião não se compra aqui no Socorro na Cozinha. Se você conhecer o blog além deste post, saberá disso. Mais informações a respeito podem ser encontradas aqui: https://socorronacozinha.com.br/direitos-autorais/

  • Agni Teresa maio 26, 2015, 6:28 pm

    Está mais para ovo de granja, Flávia.

  • Agni Teresa maio 26, 2015, 6:26 pm

    O crescimento rápido é alcançado por melhoramento genético. O que as aves recebem nas granjas, e em grandes e frequentes doses, são antibióticos.

  • Agni Teresa maio 26, 2015, 6:25 pm

    Claro… é muita galinha. Não adianta o produtor de caipiras querer virar um grande produtor, pois grande número de indivíduos significa maior probabilidade de epidemias e pragas… aí tem que usar remédio, e daí surgiu o sistema de granjas.
    Vc tem que saber, Vanderlei, se a doença é causada por fungo, bactéria ou vírus. Vc sabe?

  • Agni Teresa maio 26, 2015, 6:18 pm

    Quanto vcs receberam pra publicar esta matéria heim? À primeira vista parecem informações válidas. Mas parem pra refletir… a única diferença entre o ovo orgânico e o caipira, segundo este textículo, é que a produção orgânica é submetida a leis e tem que ter um tal certificado de que obedece a estas leis. Só que… o produtor de ovos caipiras (estou falando de pequenos produtores, os verdadeiros produtores caipiras), naturalmente, criam as aves soltas e nunca, de forma alguma praticam a debicagem. Não usam alimentos com agrotóxicos nem fertilizantes químicos (queria saber se na legislação do “orgânico” tb é proibido milho transgênico), e nem medicamentos. E aí?? Qual a vantagem? Pra mim e pros animais, nenhuma. Mas pro novo mercado dos orgânicos, são todas…
    Acham que somos trouxas, só pode…

  • sociocolorado maio 21, 2015, 8:12 pm

    Que tal não colaborar com nenhum tipo de exploração vegetal?

  • Paulo Lobo maio 16, 2015, 8:11 pm

    É ótima essa ideia, minha mãe ainda tem um galinheiro, é muito bom mesmo.

  • Thiago Alexandre Biohazard maio 10, 2015, 9:35 pm

    salmonela, perigo de salmonela basicamente

  • MIRANDA, Luan maio 10, 2015, 1:12 am

    Que tal não colaborar com nenhum tipo de exploração animal?

  • MIRANDA, Luan maio 10, 2015, 1:11 am

    A principal causa do desmatamento da Amazônia é a pecuária. 🙂

  • MIRANDA, Luan maio 10, 2015, 1:10 am

    Leite vegetal (aveia, amendoim, coco, girassol, inhame, linhaça, castanha, amendoas, gergelim, quinoa, etc.). Tem varias formas de fazer, e cada uma é melhor para determinado fim e é muito fácil fazer. 🙂

  • Helena maio 9, 2015, 11:24 pm

    Tá, mas a soja deles não é transgênica como a nossa! ¬¬

  • Ellen Cristiane maio 9, 2015, 12:37 pm

    Estou comecando com criacao de galinhas caipiras, pretendo fazer tudo certinho. Zelando o bem estar delas, e me sair bem financeiramente tbm.

  • Ellen Cristiane maio 9, 2015, 12:23 pm

    Concordo com vc.

  • Eliane abr 12, 2015, 11:23 pm

    os alimentos à base de soja fermentada são os indicados para o consumo. Vide os orientais que os consomem a milênios sem os efeitos colaterais da soja “in natura”.

  • Higor jan 16, 2015, 11:42 am

    Alimentos à base de soja não são interessantes. Têm muitas propriedades negativas, como ômega-6 em demasia e muitas outras coisas que podem nos fazer mal.

  • Daniel Alves de Faria jan 14, 2015, 9:09 pm

    Consuma leite de soja. Mais rico, mais ecológico e sem sofrimento animal (ao menos diretamente).

  • Luciana dez 14, 2014, 12:42 pm

    leite cru (o não pastelrizado), m atem perigo de pegar doenças.
    No geral, a ideia do Alkaizen é bem melhor 🙂

  • ??? nov 26, 2014, 10:48 am

    Acredito que é porque os ovos não são esterilizados por meio de produtos químicos, daí devem conter bactérias que só são removidas fritando o ovo.

  • Alkaizen out 17, 2014, 2:00 pm

    Leite de vaca ou de soja só fazem mal, o aconselho a tomar leite de coco (misturado com água de coco), esses outros leites também fazem bem: leite de arroz, leite de amêndoas, leite de castanhas…

  • Camila Silva jul 2, 2014, 12:03 pm

    Ingridd, legal sua maneira de pensar.
    Se você está impossibilitada de ser vegetariana, diminuir já ajuda muito nosso planeta!

  • Fernando Paiva Neto maio 5, 2014, 7:07 pm

    Sim, eles servem para a fabricação de ração, salsichas, tiquinitos e assim vai …. td nojento, vai com bico, unha, ossos … deixem de comer carnes, gente, só tem hormônios, antibióticos, corantes, e sofrimento animal!

  • Fernando Paiva Neto maio 5, 2014, 7:03 pm

    Eu só adquiro ovo orgãnico de galinha caipira! Não me interessa se tem os mesmos benefícios da galinha criada engaiolada. Para mim, as pessoas deveriam evitar todo alimento que passe pelo sofrimento animal. Vcs conhecem uma granja? Sofrimento total, assim como fazendas de gado para corte, e leite cheio de antibióticos. Procurem se informar. Se as pessoas se conscientizassem disso e evitassem td que traz sofrimento animal, as produções de alimentos utilizando sofrimento perderia a força!

  • jean mar 2, 2014, 9:26 pm

    existe um equivalente do organico para o leite? :/

  • Wagner jan 25, 2014, 5:23 pm

    As galinhas poedeiras,precisam receber uma ração especial de postura ,porém sua produção vai depender das raças das mesmas por ex:A Embrapa desenvolveu uma galinha poedeira que bota 300 ovos por ano e no final de seu cilo chega a 2,800 KG para abate,quanto mais cruzamentos de raças diferentes menor será a produção porque híbridos reproduzem pouco

  • Nani Lorenzi jul 17, 2013, 9:59 pm

    Nenhuma galinha toma suplemento ou hormônio para crescer…
    Tratamento hormonal em um animal que vive 40 dias?!
    :S

  • barbara jul 1, 2013, 10:00 am

    Não sei se é bem assim. Só por levar o nome “orgânico” fica mais caro. Não vale desmerecer o ovos caipiras, só parar pra pensar quais são os reais ovos caipiras, que nem vermelhos são, tem várias cores, tem uns mais branquinhos, outros mais escuros, o negócio é comprar com pequenos produtores, eu acredito.

  • Flavia Oliveira maio 14, 2013, 10:50 pm

    Quer dizer que se eu comprar um ovo que se diz orgânico e ele tiver gema amarelona ( quase cor de laranja) ele não é orgânico, está mais para caipira e a galinha comeu ração pigmentada?

  • Rô Cantarino fev 23, 2013, 7:40 am

    Bom dia! Olha, amei seu site – descobri enquanto fazia uma busca na internet sobre diferentes tipos de ovos.
    Belo trabalho!
    Abraços,
    Rô.

  • PAULO FRANKLIN DE ARARIPE fev 19, 2013, 4:31 pm

    Ao comprar ovos organicos li uma advertencia que esse tipo de ovo não pode ser consumido en forma de ovos mal passados. Diz ainda que o consumo desses ovos mal passados são prejudiciais a saude. Por que essa advertencia?

  • Mari jan 31, 2013, 1:41 pm

    Fico feliz em saber que pessoas como você Leonardo Guapyassu existem, as bichinhas não tem culpa de existirem e nós temos o dever de cuidar delas com muito amor e carinho, em troca, um alimento saudável e longe de maus tratos, né? Parabéns!!!!!

  • Leonardo Guapyassu Pinto jan 29, 2013, 11:39 pm

    Boa noite! Em primeiro lugar gistaria de dar um super parabens pela reportagem que nao poderia estar mais completa, em segundo lugar sou Produtor Rural no estado do Rio de Janeiro, produzimos ovos caipira, criamos nossas galinhas com o maior amor e cuidado, muito obrigado por um texto tao real.

  • José Wilton out 17, 2012, 4:21 pm

    Sr. Valdir, que escreveu em “junho 27, 2012 às 20:13”:
    Eu crio galinhas soltas, mestiças, que botam, chocam e criam seus pintos. E vendo os ovos caipiras, caipiras mesmo, todos ‘galados’. Isto é, são ovos e não óvulos! Mas, para você, depende do local onde vive. Se for em Belo Horizonte ou na região central de Minas, tudo bem. Se não, você deve procurá-los na sua região.
    Aproveitando: procuro quem fabrica massas, bolos, biscoitos, etc. na região de BH, com ovos caipiras, que dão outra qualidade a esses produtos, pois a minha produção está crescendo.

  • Erika Barros Kubo out 4, 2012, 11:14 am

    Parabéns !

  • Charles Molina ago 9, 2012, 2:23 pm
  • Charles Molina ago 9, 2012, 2:21 pm

    bom dia para os seguidores !! eu crio cerca de 130 galinhas soltas em um quintal de 1350m2 dentro de uma bela cidade aqui na bahia e 13 galos que sao os maridos da galinhas produçao de ovos diario nao chega a 50 und. por dia ai meu deus que prejuizo entao tento diminuir este prejuizo fracionado a limentaçao das penosas 25% grama 25%milho triturado 25% farelo de trigo e25% de raçao para frangas poedeira se assim nao o fizer os ovos (25%de raçao) saem com as cascas fragil de mais Eu vendo ha 5 reais a duzia nao tenho lucro com a venda dos ovos mas no final de um ano tiro as galinlhas e vendo as mesmas por 8 reais o quilo ai tenho um pequeno ganhoadoro criar galinha veja algumas fotos no meu facebook dias davila bahia

  • Victoria VL jul 19, 2012, 3:15 pm

    Eu sei que em granjas, quando nascem pintos (machos) eles jogam na trituradora direto pois não servem para dar ovos. É muita crueldade!

  • Victoria VL jul 19, 2012, 3:15 pm

    Eu sei que em granjas, quando nascem pintos (machos) eles jogam na trituradora direto pois não servem para dar ovos. É muita crueldade!

  • Anderson Luiz jul 11, 2012, 5:29 pm

    Nem se compara um ovo de caipira com ovo de granja, o ovo de granja fede, ñ tem consistência. Façam uma experiência: tentem fazer um ovo de granja frito sem quebrar a gema, depois tentem com o caipira!

  • Valdir jun 27, 2012, 8:13 pm

    Como distinguir um ovo caipira de um ovo comum. Quero dizer, como saber se o ovo que estou comprando é realmente caipira?
    A propósito, alguém sabe onde comprar ovos caipira com segurança ?

  • Monique Irken maio 30, 2012, 3:45 pm

    Se pensar no que é cada coisa que a gente come, fode tudo.

  • Diego Araújo maio 30, 2012, 2:27 am

    Só não penso na hora que estou comendo, senão fode.

  • Diego Araújo maio 30, 2012, 2:27 am

    Menstruação de galinha. Falou tudo. Eu sempre pensei a mesma coisa.

  • Monique Irken maio 30, 2012, 1:40 am

    Sou vegetariana, mas não teria problemas em comer ovos orgânicos ou caipiras. Não como porque realmente não gosto.
    Mas gente, vegetarianos, particularmente acho que não há problema comer ovos, desde que o animal não seja maltratado. O voo é tipo um óvulo, não foi fecundado, não é pintinho morto – é tipo uma "mentruação de galinha". Fica a dica.

  • Célio Pereira Rocha maio 25, 2012, 2:31 pm

    E as vezes achamos que sabemos tudo gostei das dicas

  • Mirian Fragoso dez 22, 2011, 10:33 am

    é a primeira vez que acesso este site. vou ficar ligada nêle, pois tem boas dicas. obrigado. bjusssssssssss

  • Tiago S. dez 12, 2011, 5:48 pm

    Eu só busco comprar esse tipo de ovo também. Na verdade, demorei pra acordar pra essa realidade. Precisei ler um livro do Jamie Oliver, onde ele falava desse tratamento com as galinhas, para cair a ficha e ver que é óbvio. Na verdade não só com galinhas, mas qualquer alimento industrializado é assim, cabe ao bolso de cada um. Eu tento o orgânico sempre que possível. E se tivesse uma casa com um bom terreno criaria minhas próprias galinhas e plantaria meus vegetais, como não é possível o jeito é buscar esses meios.

  • Ingridd Reis dez 11, 2011, 5:48 pm

    Muito interessante, pra quem quer consumir produtos que não tenham vindo de crueldade com os animais.
    Pra mim é quase impossível ser vegetariano, mas eu posso fazer minha parte e não colaborar com os maus tratos aos bichinhos.

Leave a Comment