Al Dente

Al dente” é o ponto de cozimento da massa (“macarrão al dente”) quando é perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida.

O tempo de cozimento de uma massa para ficar “al dente” varia conforme seu formato, espessura e se é seca ou fresca – esta última é aquela variedade de massa que fica refrigerada no supermercado e que é macia, sabe?

Siga sempre as indicações de preparo na embalagem do produto e aplique o melhor teste de todos: experimente enquanto cozinha! Ela deve estar macia e firme ao mesmo tempo, sem parecer crua e muito menos pastosa (porque aí já era, não tem como “descozinhar”).

Quando ficar pronta, tire do fogo, escorra e sirva. O calor que continua na massa vai fazer com que ela cozinhe mais um pouco e se mantenha aquecida.

Para muitos outros detalhes, leia sobre o cozimento do macarrão!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

7 comentários… add one
  • flávia j abr 15, 2016, 10:52 pm

    O perfeito al dente parece dificil alcançar, mas é simples, é só questão de prática. O macarrão dá a falsa impressão de que precisa ser cozinhado mais que um miojo, por isso muitos cometem o erro de deixa-lo muito tempo na água. Aqui em casa eu deixo uns 5 min na agua fervente no máximo, mesmo que ele ainda esteja um pouquinho “cru”, ele cozinhará no vapor quando for tirado e vai cozinhar quando for colocado o molho quente por cima.

  • Beatriz Caetano Morais fev 15, 2013, 3:22 pm

    nao fala como fazer so o modo de preparo

  • Pedro Vianna fev 6, 2013, 10:23 am

    Ainda pode jogar água gelada com o macarrão no escorredor quando achar que ele alcançou ótimo cozimento para impedir que ela continue cozinhando por evaporação

  • lucas jul 7, 2012, 6:26 pm

    que legal fazer macarrão

    eu so tenho 10 anos

  • Socorro na Cozinha abr 3, 2012, 6:03 pm

    Vanessa, minha xará, conte o que deu errado para ver se consigo ajudar!

  • Vanessa Pereira abr 3, 2012, 4:50 pm

    nao consegui…

  • Maa Ferreira fev 10, 2012, 10:03 pm

    que legal 😀

Leave a Comment