Sobre a Autora

Meu nome é Vanessa Nunes mas também aceito ser chamada de “Duda Salgado”, pseudônimo que usava no início deste blog. De vez em quando é bom ser outra pessoa!

Você deve esperar que eu diga, no mínimo, que “amo cozinhar” e por isso criei o Socorro na Cozinha. Típica descrição dos blogs, não é?

Bem, não é que eu ame cozinhar. Eu gosto é de agradar as pessoas e também de comer comida boa, provar novos sabores. Gosto de ser útil, de alegrar os outros, de estudar e de escrever. Este blog é uma enorme desculpa para eu fazer tudo isso, todos os dias.

O Socorro na Cozinha surgiu da forma menos romântica possível, como trabalho na minha pós-graduação em Marketing Digital. O trabalho deu tão certo que acabou tomando um espaço enorme na minha vida, desde 2007. As pessoas foram conhecendo e ficando por aqui, então decidi dar a ele o futuro que merecia.

Cinco anos depois, larguei minha carreira de publicitária especialista em web marketing e passei a responder pela designação “blogueira”.

Para garantir as contas, decidi abrir um ateliê de brigadeiro. O nome “Kaza8” era uma homenagem para a minha avó, que me acolheu debaixo das asas durante quase uma década em sua casa de número 8, numa linda vila do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Algum tempo depois, vi que o blog tinha ficado de novo em segundo plano e passei a dar cursos em vez de produzir os brigadeiros. Mas aí a vida me soprou de volta para a cozinha e o ateliê voltou a funcionar, mas sem enrolação, literalmente (conheça o Kaza8!). Agora brigadeiros e blog convivem sem brigar. 🙂

Aqui no Socorro na Cozinha eu dou todo tipo de dicas e esclarecimentos para que qualquer um possa começar a dar seus primeiros passinhos na cozinha. As receitas são super-hiper-ultra-mega-blaster bem explicadas, então você pode precisar de uma boa dose de paciência para ler os posts até o final. Não posso deixar de falar de nenhum detalhe, lamento muito.

Ah é, também falo o que dá na telha, vá se acostumando.

Estou sempre 3 quilos acima do peso, no mínimo (atualmente são 6). Tenho uma TPM braba que me deixa toda sensível – é quando eu dou as respostas mais melosas para os comentários e me entupo de doces (Nutella na veia).

Tenho um irmão 10 anos mais velho que “cozinha horrores” e que ficou diabético (não por isso). A ele eu ainda quero dedicar uma categoria de receitas diet no meu blog.

Tenho mais outros 3 irmãos ainda pequenos e um casal de sobrinhos. Várias outras crianças fazem parte da minha vida, inclusive a que habita dentro de mim e que vive me pedindo bala. Para elas, vou escrever muitas receitas gostosas.

Moro junto com meu namorado, que cumpre com sua responsabilidade curtindo todos os meus posts. Diz ele que não é por isso, que é um fã legítimo. (Acho bom!)

Há um tempo eu escrevi aqui que “se alguém me perguntasse hoje o que eu mais gostaria de fazer da vida eu diria: blogar, blogar e blogar!”. Hoje posso dizer que não mudaria nada, porque consegui tudo o que queria.

Se você acha que este também é o seu lugar, seja bem vindo(a)!

Mostre isso pro mundo:

Comments on this entry are closed.

  • Felipe Morales

    Eu praticamente não entendo nada de cozinhar, mas gostaria de entender um pouco mais, porque acho interessante, seu blog está sendo de grande ajuda, obrigado!

  • Guest

    Eu praticamente não entendo nada de cozinhar,

  • Gian

    Muiito bom, vc escreve de uma maneira que me faz sentir prazer em ler! Parabéns :v

  • Renato Henz

    Olha, mal conheci o blog e já sou fã haha, parabéns pelo trabalho e valeu pelas dicas! Vai ser muito útil agora que estou morando sozinho! Sucesso!

  • Elaine

    AMEI! vc escreve de um jeito delicioso de ler e finalmente pela primeira vez na vida minha pipoca de panela ficou mega gostosa graças às suas dicas maravilhosas! to viciada no blog e pretendo fazer várias receitas. muito muito obrigada!

  • jessica

    Oi Vanessa, preciso urgente da sua ajuda, faço cupcakes e amo fazer, porem nunca acerto o ponto do brigadeiro de confeitar, ou fica mole demais ou duro demais, comecei a fazer brigadeiros e cupcakes para vender, por isso preciso urgente da sua ajuda e se puder me mandar receitas de ambos ficaria muito agradecida… 🙂
    espero resposta…
    beijossssssss

  • Ronaldo Rezende

    Ei Vanessa! Parabéns, adorei teus textos (como escreve bem menina!). Gosto como coloca as informações e como nos prende até o final do post. Bjos.

  • Cauane

    Simplesmente sensacional. Confesso que quando eu comecei a ver algumas dicas e receitas achei que você fosse uma senhora de idade etc. Quando fui ver sobre o site aparece-me uma linda e jovem moça. Como ser humano sempre temos nossos pré-julgamentos. Desculpe-me e parabéns pela ideia. Amo cozinha. Só tenho um problema, não consigo comer com vontade as comidas que eu faço, e olha que eu sou chata na cozinha faço tudo com muita higiene,carinho e amor. E mesmo assim não consigo comer. MAS se alguém fizer qualquer coisa de comer para mim, eu como e lambo os beiços.
    Beijos e que Papai do céu continue abençoando sua linda vida para que você abençoe tantas outras vidas através de seu blog 😉

  • Pingback: Café Coado | Crescendo na cozinha()

  • Janaina Ferreira

    Vanesa.. amei o seu blog!! Bom…. entao… ontem a noite.. depois de te.descobrir .. e em meio a uma crise de tpm fiz o brigadeiro gourmet no microondas…bom…..usei o leite condensado da nestle ( ahh e o unico que se vende aqui na Argentina). Usei creme de leite fresco… com 30% de gordura.. e usei o chocolate belga 100 gr ao leite e 100 gr. Negro… os tempos foram os indicados e na potencia media… o resultado ficou com uma textura arenosa… nao ficou para nada sedoso como e de se esperar… e o gosto tambem ficou muito chocolatoso…esta gostoso? sim.. claro que sim…tem gosto de brigadeiro?? Nao… e como a quantidade de chocolate tampa o gosto do leite condensado…. te falo isso porque foi a resposta do meu marido.. que como nao e brasileiro, espera a minha TPM para poder comer-los.. e para ele isso era mais uma trufa muito doce do que brigadeiro…nao sei se o seu resultado e assim de chocolatoso.. capaz que esse e o objetivo e eu nao sei!!!
    Bom… por agora vou seguir utilizando chocolate em po.artesanal ( aqui tem da mamushka e da bonafide que sao excelentes). Igualmente valeu muito a pena as suas dicas!! Beijo

  • Leila A. Martins

    Vanessa li mais os seus post.Sua linguagem é franca, real ,explicativa e cativante e me fêz perder três horas de sono ….depois vou lhe pedir “socorro” para recuperar meu descanso.

  • Leila A Martins

    Sua maneira de escrever é encantadora, é a primeira vez que visito seu blog e ainda não vi tudo mas é bem interessante.Um forte abraço ,

  • Fernanda Machado

    Gente, Amei isso! Simples assim!!! Meu sonho, só me falta tempo. beijão e boa sorte!

  • Elida

    Vc escreve bem demais!!!! Dá uma dica aí para ser uma exímia escritora =)
    Ah… vc é mto engraçada tbm…
    Parabéns!!
    Beijossss

  • Anderson Marcel

    Parabéns Vanessa, virei fã do seu trabalho.

  • Elizabete

    Parabéns,adorei!!!

  • Oi Vanessa, AMO seu blog, pelas fantásticas receitas e sua forma divertidíssima de escrever. Tenho um blog de receitas que comecei para mandar receitas para meu filhos que já estão adultos. O mais engraçado é que eu detestava cozinhar. Só comecei a cozinhar depois que virei mãe aos 33 anos morando nos EUA e sem a possibilidade de ajuda em casa. Imagine 33 anos sem sequer fritar um bife, pode? Pois é, aos 33 anos iniciei a minha penosa fase de cozinheira. Foi difícil mas aqui estou eu, bem mais velha (não conto) com um blog de receitas. Um beijão e MUITOS PARABÉNS pelo seu blog.

  • Rebeca

    Olá!
    Estou amando o site!

  • Andreia Lima

    Conheci seu blog na última sexta-feira ( 06.06 ) e já estou apaixonada……Parabéns

  • Maria Mikó

    Olá Vanessa!

    Gostaria de parabenizá-la por seu blog, está me ajudando demais!

    Sou mãe de primeira viagem, daquelas que até então nunca tinha sequer feito um ovo frito, hehehe… Sempre trabalhei fora, estudei à noite, comia em restaurantes e lanchonetes o tempo todo. Meu marido também, e assim nunca sentimos a necessidade de cozinhar muito em casa. Agora com uma pequenina de quase 1 aninho, me sinto cada vez mais culpada de não conseguir preparar comidinhas deliciosas na cozinha. Logo que ela começou na alimentação sólida, entrei de cara nas papinhas e até que me virei bem, afinal era só juntar tudo na panela, colocar um temperinho simples e… tcharam, ela foi super minha parceira e comia tudo! Mas agora que passou a fase da novidade e ela entrou naquela fase seletiva, está sendo uma luta montar um cardápio gostoso e simples de fazer. Principalmente porque sempre vi a cozinha como um “bicho de sete cabeças”.

    Enfim! Sei que meu desafio continua, mas o seu blog já está entre meus mega favoritos! É uma delícia ler uma receita que não pressupõe que você já saiba fazer tudo, hihihi… (Você desvendo o mistério do que seria “refogar” para mim, acredite, eu vivia com vergonha de perguntar, rsrs!) Sem contar que se jeito de escrever bem-humorado ameniza minha ansiedade de “fazer dar certo”.

    Esta semana vou testar a carne moída e o purê de batatas, vamos ver se minha gulosinha vai aprovar! 🙂

    Obrigada e muita luz para você neste belo trabalho!

    Beijão!!!!

  • Thiago

    Além de linda, é excelente na cozinha.. quer casar comigo? 😀

  • Alfredo Neto

    Vanessa, primeiramente, parabéns pelo blog! Simplesmente sensacional! Sou estudante e moro fora há alguns anos e agora resolvi aprender a cozinhar para sair de alguns sufocos gastronômicos e econômicos, diga-se de passagem, rs. Obrigado por essa iniciativa em ajudar os “marinheiros de primeira viagem” na cozinha, principalmente por deixar tudo explicadinho. Desejo-lhe muito sucesso. Cordiais abraços.

  • Gisele

    Caraca, não acredito que não descobri seu blog antes! Amei as receitas e o modo como você escreve, já tenho uma lista de pelo menos uma dúzia de receitas que quero fazer. Além de divertido, as informações aqui contidas são de indispensável importância. “Tá de parabéns”, bjo!

  • Norma

    E sempre assim entro na net procurando uma coisa e a busca me leva a outra, foi assim que conheci seu blog. muito bom ótimas dicas vou fazer o bolo colorido no meu aniversário estou enjoada desses bolos já comprados prontos que vem em ” kit festas” bah! mas vou fazer uns testes antes para não passar vergonha com os convidados hehehe. vou postar seu blog para minha futura nora ( segredinho ela não cozinha nadica de nada e meu filho faz um cachorro quente esperto demais de delicioso! to pensando que eles quando estiverem juntos só irão comer cachorro quente ( brincadeira!)
    meu aniversário é em março então aguarde meu comentário sobre o efeito do bolo colorido.
    fique na paz de Jesus! nunca faço comentário em blog mas não sei porque fiquei cativada por esse, acho que sua mãe passou açúcar em você. Tchau!

  • Ani

    Olá, Vanessa,

    Adorei seu blog. Eu preciso de tudo bem explicadinho e com os mínimos detalhes. Para mim, a cozinha não é óbvia rs.

    Obrigada por ser compartilhar o seu conhecimento. Isto é um ato de amor ao próximo!

    Bjs e que Deus te abençoe,

    Ani

  • Vanessa Nunes

    Amarildo, obrigada!!

  • Vanessa Nunes

    “Ain” Camila, obrigada!! Tenta fazer algumas receitas mais básicas e me conta o resultado (aí você me lembra que comentou aqui, para te identificar!).
    Boa sorte!!!
    Beijo

  • Vanessa Nunes

    Roberto, tem posts que falam sobre esses detalhes básicos, vou ver se encontro uma forma de destacá-los para que todos leiam. Daqui a pouco você vai estar craque e não vai mais sentir esse “gap”!
    O arroz é chatinho mas você conseguiu fazer?
    Boa sorte para vocÊ e não se renda aos biscoitos!!
    Obrigada e beijos!

  • Vanessa Nunes

    Marina, o Kaza8 vem aí jajá!! =)

  • Vanessa Nunes

    Beatriz, você é prima do meu pseudônimo! haha!!!
    Meu forno também está desregulado. Vale a pena chamar um técnico para acabar com esse problema!
    Adorei que você adorou o blog, espero que venha sempre aqui! =)
    Obrigada pelo seu carinho =)
    Beijo

  • Vanessa Nunes

    Dani, eu estou realmente acima do meu peso mas ainda sou magra!! hahaha!!!
    Beijo pra vc!

  • Camila

    Menina, quando eu crescer quero ser que nem você (rsrs). Como você escreve bem, to lendo seus posts já faz um bom tempo (olha que isso normalmente não acontece). Quem sabe agora eu me animo a cozinhar, meu marido gosta tanto da minha comida, que a gente pega marmita todo dia (todos os dias mesmo) no restaurante (to mega enjoada). Bom, meus parabéns e muito sucesso pra você!