Como fazer Sal de Pipoca

Já ouviu falar em “sal de pipoca“?

Descobri que esse sal existe quando estava fazendo compras em um supermercado nos Estados Unidos, durante uma viagem. Aliás, eles têm praticamente um corredor inteiro só de coisas para pipoca. Aqui no Brasil, é milho para estourar na panela, pipoca de microondas com cheiros de chulé diferentes e olhe lá. (Estou mentindo?)

Como sou alguém que ama pipoca, aproveitei e fiz a festa. Comprei vários temperos para pipoca (sabor manteiga, alho, queijo assim, queijo assado) e fiquei economizando para não acabar. Sabe como é, pobre nunca tem certeza de quando vai sair do país de novo – com sorte de ter saído um dia!

O fato é que os temperos de sabores diferentes acabaram sendo esquecidos na prateleira, porque eu gostei mesmo foi do sal de pipoca. Ele é extremamente fino e, por isso, fica alojado nos contornos das pipoquinhas, em vez de ir para o fundo do pote. Quando foi que eu pensei que conseguiria fazer a pipoca ficar salgada? Achei que fosse ter que catar o sal no fundo para sempre.

Acabei encontrando outro uso para o sal de pipoca: na batata-frita! Repare bem como você quase não consegue ver o salzinho nas batatas do McDonald’s. Os grãos são super pequenos, muito menores do que os do sal de cozinha.

“Mas Vanessa, o sal não é para pipoca??”

Sim. Quero dizer, não! O marketing dele é que é de pipoca, mas você pode usar com o que quiser. Na verdade, se você souber escolher o “tipo” de sal certo para cada alimento, será um sucesso (vou escrever um post sobre sais e você vai entender melhor a diferença entre eles, que é, na verdade,  nas suas características físicas).

Para te ajudar a começar a explorar seu sal de pipoca, já descobri que ele vai muito bem com batata de qualquer jeito (além de frita) e com milho verde.

Aqui no Brasil, e preço desse sal é salgado (ha-ha-ha, que trocadilho infame), porque é um produto importado. Mas você pode começar a produção brasileira na sua casa e hoje mesmo!

Receita de Sal de Pipoca

Nem é receita, o título foi só para ver se você prestou atenção no que leu até agora. 🙂

Cloreto de sódio é cloreto de sódio (NaCl), não importa o tamanho dos cristais. Então, existe alguma coisa mais lógica do que fazer o seu sal de cozinha virar , para ter um excelente sal de pipoca caseiro?

Para isso, você pode usar um processador de alimentos ou moer o sal com um pilão.

Coloque 1/4 de xícara (chá) de “sal comum” no processador e bata por 1 minuto, pelo menos. O tempo pode variar, continue batendo até obter grãos bem finos.

Para usar como referência, deixe o sal de cozinha por perto (porque você vai se esquecer do tamanho original dos grãos assim que eles ficarem menores, vá por mim). Compare os dois para ver se o sal processado já está bem mais fino.

Se for moer com o pilão, faça uma quantidade menor.

Você também pode adicionar outros ingredientes secos ao sal, assim terá um “sal de pipoca temperado”. É por sua conta, use a criatividade!

Depois venha me dizer se gostou! 😉

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Frita um pouco de bacon torradinho e joga junto com o sal no processador ué

  • adriana

    Mas como faz pro sal de pipoca ficar com gosto de bacon???

  • Maros

    Existe no mercado, alho em pó. Também Cebola em pó. Logicamente que desidratados.

  • Márcia Carvalho

    Olhe só, eu já sabia fazer isso com o açúcar, para refiná-lo ainda mais, nunca pensei em fazer com o sal! Vivendo e aprendendo!

  • Carlos Cavalheiro

    Olha que legal, quanto menor o grão de sal maior a sua sensação de estar salgado, portanto vc consome menos sal.
    Não é curioso como somos enganados pelos nossos sentidos.

  • Amelia

    Adorei a dica! Mesmo morando nos Estados Unidos é mais barato e mais divertido fazer sal de pipoca em casa 🙂

  • Paula, o de alho nem era tão bom, assim como todos os outros. Eram muito artificiais e o sabor não era aquele que eu queria que eles tivesse, rs!
    Processe alho desidratado junto com o sal, ou outro tempero seco que tenha sabor de alho. Acho que vai ficar bem gostoso! ^^

  • Paula Fleck

    Vanessa, adorei o sal! Não imaginava que ele era apenas moído, pensei que tinha outra coisa… (por que até mais gostoso ele parece =P) E como era esse temperinho de alho? Eu AMO alho de qualquer forma (quase sempre como dente inteiro de alho cru quando estou cozinhando). Não suporto a ideia de existir pipoca de microondas chule/alho, por que aquilo lá é tudo menos sabor de alguma coisa… Já tentei picar o alho bem pequeninho e colocar na pipoca, mas queimou e ficou grande demais, não curti. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento pipocal ^^