Refratário

Refratário é um nome que aparece toda hora neste blog e em qualquer livro ou outro site de culinária.

Além dessa definição ótima que acabei de dar, o refratário é um material resistente a altas e baixas temperaturas e por isso pode ser usado tanto no forno (incluindo o microondas) quanto no freezer.

Já vi refratários de vidro e de porcelana, você conhece algum outro tipo?

Os recipientes feitos deste material refratário acabaram ganhando o mesmo nome. Quando você ler em uma receita: “Forre o refratário com uma camada de…”, o autor está se referindo a esse tipo de recipiente.

Você deve conhecer os nomes “Pyrex” e “Marinex”, que são marcas famosas com grandes linhas de refratários. Muitas pessoas chamam assim mesmo, pelo nome da marca. Já ouviu “Meu Pyrex novo” ou “Preciso de um Marinex”? Rola.

Cuidados no uso do Refratário

Se seu refratário possui uma tampa, retire-a para levá-lo ao forno porque ela não tem a mesma resistência a altas temperaturas. Bom, a menos que o fabricante diga o contrário.

Nunca tire o refratário do freezer e leve para o forno pré-aquecido. Ele pode ir direto para o forno mas não pode sofrer esse choque térmico (quando o forno já está quente), portando precisa aquecer junto com o forno.

No caso do microondas, não tem problema também levar o refratário do freezer direto para aquecer. E no microondas também não tem pré-aquecimento, então eu não sei por que estou falando isso.

Apesar dessa resistência toda, não coloque um refratário sobre a chama do fogão porque ele vai quebrar!!

Quando tirar seu refratário de uma temperatura alta, o pricípio é o mesmo: ele não pode sofrer um choque térmico. Para isso, evite colocá-lo sobre superfícies frias ou molhadas. Use um descanso térmico ou até um pano seco para apoiá-lo.

Gosto muito desse tipo de recipiente pela versatilidade. É ótimo isso de poder tirar a comida do forno e poder servir sem ter que passar para uma travessa, não é? Eles são bem apresentáveis e não ficam feios na mesa (a menos que você tenha lascado uma borda, óbvio!).

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

9 comentários… add one

Leave a Comment