Trouxinha de Nutella Assada

Na minha casa tudo acaba em Nutella. Foi isso que eu constatei hoje.

Comprei uma massa de pastel de forno porque estava com desejo de comer pastéis vendo a Carminha, mas estou dispensando a fritura porque não quero ficar do tamanho da Ágata. Sempre vejo a tal “massa de pastel de forno” na geladeira do mercado e desta vez resolvi experimentar.

Vou falar a verdade, hein? Eu não gostei.

A massa é difícil de manusear porque é muito grudenta e mole. A massa é fina e quando o pastel assa, fica parecendo um balão de ar. Sabe pastel de vento?

Acho que teria dado certo se tivesse feito um recheio bem suculendo de carne, frango, bacalhau. Mas eu fiz foi pastel de queijo e parecia que eu não tinha colocado nada dentro dele quando mordi.

O que fazer com a massa que estava sobrando?

Pastel de Nutella assado!

Mas e a vontade de variar?

E a dificuldade de unir as pontas daquela massa molenga, principalmente quando se quer colocar muito, mas muito recheio?

Oi? “Igual a Ágata?”

Ah… Fala sério. A esta altura estou me contentando já por ter um rostinho bonitinho. Não brinco com Nutella.

Foi aí que eu resolvi fazer uma trouxinha.

Trouxinha de Nutella assada

Ingredientes:

Massa para pastel de forno (é fácil encontrar, todo supermercado tem dela agora)

Nutella (1 colher de sopa cheia para cada massa)

Açúcar (pouco, para polvilhar por cima)

Canela (também para polvilhar)

1 gema de ovo para pincelar  (se não souber separar a gema do ovo, faça o seguinte por enquanto: abra o ovo sobre um potinho fundo sem furar a gema. “Pesque” a gema com a mão e coloque eu outro recipiente)

Modo de preparo:

Retire a massa da geladeira 30 minutos antes de usar, conforme a orientação na embalagem.

Preaqueça o forno a 180º C por 15 minutos (traduzindo: acenda o forno antes de começar a receita que vai dar tempo).

Separe as massas mantendo o plástico (no lado que vai ficar para fora, óbvio!).

Coloque a colherada de Nutella bem no centro da massa.

Pegue as beiradas laterais e junte-as por cima do recheio. Faça o mesmo com as que ficaram ainda abertas, até unir toda a beirada da massa.

Você pode fazer uma trouxinha como a minha mas esse “amarradinho” no topo pode não assar tão bem quanto o restante e atrapalhar no resultado final: massa crua em cima ou queimada embaixo. Se puder, una as beiradas por cima do recheio, deixando tudo bem fechadinho mas sem deixar tanta massa unida como eu fiz.

Trouxinha fechada, é hora de tirar o plástico! (Se não fosse a Nathalia comentar me perguntando sobre ele, você correria risco de comer com plástico e tudo. Ia sair embaladinho!)

Pincele um pouco da gema por cima da sua trouxinha, sem fazer poça (aposto que você já tem um pincel de cozinha, mas se eu estiver redondamente enganada, use a parte de baixo de uma colher para isso.)

Salpique o açúcar e a canela. Pode caprichar, é para dar um sabor à massa.

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Para saber se está pronto ao final desse tempo, toque na massa com um garfo e veja se ela já está durinha (como uma massa de pastel assado, não como uma pedra).

A Nutella não vai ficar derretida quando a massa estiver assada. Pelo contrário, vai parecer um tablete de chocolate macio. Bem diferente também de quando você a coloca na geladeira.

Se quiser, recheie com outras coisas (inclusive salgadas, mas sem o açúcar e a canela) e faça outros formatos com a massa.

Aos admiradores das receitas com Nutella, minhas sinceras desculpas por não ter postado nada nos últimos 2 meses! Vamos voltar à nossa rotina agora, tá?

Bon Appétit!

Recheio da trouxinha de Nutella assada

 

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Hendy Almeida

    gosto de fazer com massa folheada pronta, essa de pastel de forno é estranha, não gosto 😛

  • Flávio

    Nó! isso é pura sacanagem ! kkkkk

  • nathalia

    fiiiz!! ficou otimo!! eu coloquei um pedaço de banana em alguns, ficou muito bom tbmm, queria colocar morangos mas esqueci de comprar!

  • Natália Sebold

    Olá! Testei a receita, mas ao invés de fazer com nutella (brevemente farei também), resolvi fazer com o brigadeiro de alpino que você ensina em outro post 😀 Ficou divino também!! Deixando esfriar um pouco ele fica numa textura bem boa dentro da trouxinha e não escorre!

    Adoro suas receitas e sempre acompanho o Blog!

    Beijinhos!

  • nathalia

    maravilha! minha vó fez uma vez pastel e esqueceu do plastico!! foi inesquecível ahahah eu sabia que tinha que tirar só não sabia o momento exato!
    vou fazer essa semana!
    bjs

  • Vanessa Nunes

    Ih, Nathalia! Eu esqueci desse detalhe, né?
    Ainda bem que você viu e me avisou! Obrigada!
    Vou editar o post lá. 😉

  • nathalia

    quando que tira o plastico?
    bjsss