Pavê de Bombom

by Vanessa Nunes on 11/05/2013

in Pavês

Post image for Pavê de Bombom
PinExt Pavê de Bombom

Este é o capítulo final da saga “Cardápio do Dia das Mães“, que começou com duas enquetes que eu fiz na página do Socorro na Cozinha no Facebook.

O prato principal eleito foi o Strogonoff, então dei a receita tanto do strogonoff de carne quanto do de frango. Agora, para finalizar, vamos para a sobremesa vencedora:

resultado enquete sobremesa Pavê de Bombom

Pavê de bombom! Uma delícia de qualquer jeito, mesmo se der errado. É sério! Ele fica melhor quando bem durinho, então você pode até colocar no freezer se quiser. Basta tirar uns minutos antes de servir, para conseguir partir sem precisar de motosserra.

Receita de Pavê de Bombom Sonho de Valsa

Ingredientes:

1 litro de leite (integral, não inventa de usar leite desnatado porque esta receita não é light mesmo)

1 lata de leite condensado

1 1/2 colher (sopa) de maisena bem cheias (“uma colher e meia” bem cheias, ok?)

3 ovos (bom que sejam grandes, mas se forem pequenos, use 4)

14 bombons (eu gosto mais do Sonho de Valsa e por isso só uso ele, mas você pode escolher aquele que preferir. Compre uns 4 ou 5 a mais, se quiser, para ter de reserva em qualquer eventual necessidade ou até mesmo para comer, enquanto a sua boca estiver salivando na hora de cortar os bombons da receita)

3 colheres (sopa) de achocolatado

5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Separe as gemas e as claras, desta forma, caso não saiba fazer isso ainda:

Primeiro coloque uma tigela na pia, para a clara cair dentro. Sobre ela, segure o ovo (ainda inteiro) deitado em uma mão e, com uma faquinha na outra mão, bata bem no meio dele. O ovo vai rachar. Deixe a faquinha de lado e, com uma mão segurando cada metade, abra o ovo para cima, usando os polegares para separá-lo e observando em que lado a gema ficou. Deixe a clara escorrer mas mantenha a gema dentro da casca. Esvazie o lado sem gema mas não jogue fora, você ainda vai precisar dele. Passe a gema com cuidado para a outra casca e deixe a clara que estava junto escorrer. Faça isso quantas vezes precisar, de um lado pro outro, sempre com cuidado para que a gema não fure na borda da casca do ovo. Se cair gema na clara, retire com uma colher (se for pouco, poderá dar certo a sua manobra) porque senão terá problemas no final da receita. Se não der certo, não use essa clara e parta para outra tentativa. Por fim, coloque a gema em outra tigela. Pronto, depois de fazer isso 3 vezes, você terá suas claras e gemas separadas.

Retire 1 copo e meio do litro de leite (sempre que você ler “um copo”, refere-se ao copo de requeijão. Você vai precisar desse leite depois.

Leve ao fogo baixo, em uma panela média: o leite que sobrou (em torno de 620 ml ou 2 copos e meio) e o leite condensado. Misture bem e deixe ferver. Fique ali acompanhando, mexendo para não grudar e não queimar no fundo. Ferva por 30 minutos (para levantar a fervura mais rápido, você até pode deixar o fogo um pouco mais alto, mas não deixe de misturar o tempo todo. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e comece a contar o tempo). Ao final desse tempo, você já vai observar como terá engrossado.

Enquanto esses minutos se passam, dissolva a maisena em meio copo de leite (não esquente, use o leite frio ou em temperatura ambiente que você separou). É só misturar até ela sumir.

Assim que o tempo de fervura do leite terminar, adicione o meio copo de leite com maisena dissolvida e mexa por uns 3 minutos, enquanto ela acaba de engrossar de verdade a mistura.

Desligue o fogo. Acrescente as gemas e misture para que fique homogêneo de novo. Não fique misturando demais e nem volte com a panela para o fogo.

Coloque esse creme em um refratário redondo ou retangular (médio). Você também pode montar seu pavê em taças para servir com charme, você é quem sabe, O importante é respeitar a ordem das camadas.

Leve o recipiente com o creme para a geladeira (ou até mesmo no freezer, se o seu tiver espaço).

Agora a parte legal da brincadeira!

Abra seus bombons e corte todos eles em rodelas (eu só consigo fazer duas, rs!) ou em quatro pedaços. Eu fiz em rodelas para fotografar e ver as medidas mas, sinceramente, acho que é melhor cortar menor, porque fica um bombomzão muito grande na sua colherada, entende? Se for fazer em tacinhas então, com certeza pedaços menores serão mais agradáveis para comer.

Você vai levar um tempinho para cortar tudo e o creme vai esfriando lá na geladeira enquanto isso.

bombons pave fatiados Pavê de Bombom

Bombons cortados, hora de buscar o “projeto de pavê” para recebê-los.

Distribua os bombons sobre o creme, procurando não deixar grandes buracos entre eles. Se achar que faltou bombom, use aqueles de reserva que eu falei para você comprar.

Volte com o refratário para onde ele estava tomando um ar fresco antes. É bom aproveitar todo o tempo para esfriá-lo, para ele receber bem as novas camadas.

Leve ao fogo médio, em uma panela pequena, o 1 copo de leite restante e o achocolatado. Deixe ferver e vá mexendo até que vire uma calda. Você vai saber a hora de desligar porque vai ver que já engrossou e parece uma calda de chocolate, grossa mas não muito (eu poderia ter dado um nome tipo “ponto de tuffelèt”, então não reclame quando eu não for muito objetiva, rsrs!).

Pegue o nosso amigo de novo e distribua toda a calda sobre a camada de bombons. Aff, que delícia. Dá vontade de comer exatamente nesta hora.

Adivinha o que você deve fazer depois dessa camada?

“Voltar com o negócio pra geladeira.”

Sabia que você já teria aprendido a esta altura. icon smile Pavê de Bombom

Agora é hora de bater as claras em neve! O link aí do lado é do post que fiz especialmente para esse assunto e que vai te ajudar a nunca mais ter dificuldade nenhuma para bater claras em neve. Você vai entender, por exemplo, por que eu disse que precisava tirar da clara qualquer “tico” de gema que caísse nela. Vale a pena ler, de verdade. (Sem contar que foi um post que me deu um trabalho especialmente danado e seria legal se você lesse um dia, só para ter valido a pena.)

Como você leu lá no post das claras em neve (nossa, que rapidez!), bater as claras com açúcar é bem tranquilo e é isso que vamos fazer para o pavê.

Bata as claras em neve, misturando o açúcar aos poucos. Comece a colocar quando as claras estiverem em ponto de espuma. Daí, vá aumentando a velocidade da batedeira (ou do braço) e colocando as colheradas de açúcar.

Bata até ter uma clara em neve linda e doce, com picos bem firmes.

claras neve acucar pave Pavê de Bombom

Incorpore a ela o creme de leite, com cuidado para não estourar as bolhas de ar que você formou com tanto carinho entre as claras. Basta misturar fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, “dobrando” a espuma de claras sobre o creme de leite. Se você misturar como mexe a panela, não vai ser legal.

Não coloque todo o creme de leite de uma vez, porque vai ficar mais difícil de misturar. Coloque uma metade e depois a outra.

Você terá uma espuma mais pesada do que antes, mais amarelada e muito mais saborosa. Vai lá, dá uma lambida no dedo…

Pegue seu pavê da geladeira pela última vez (a próxima já será para comer) e cubra com essa última camada. Faça isso gentilmente, para que a espuma permaneça bem aerada.

Por fim, cubra com um plástico filme e leve para a geladeira (ou freezer), pela última vez. Na geladeira, é bom que fique pelo menos 12 horas. No freezer, umas 4 horas já devem ser suficientes.

Enfeite com pedacinhos de bombom (aqueles que você não comeu porque sabia que ainda iria usar), gotas de chocolate ou o que achar bacana e gostoso para enfeitar. Prefiro fazer isso logo antes de servir, ainda mais quando é chocolate.

pave bombom pronto Pavê de Bombom

Ah, claro. Prepare-se para ouvir aquela piadinha do tiozão: “Esse pavê é pavê ou pá comê?”. HA-HA-HA, morra de rir como se fosse uma daquelas bem novas e…

Bon Appétit! icon wink Pavê de Bombom

PinExt Pavê de Bombom
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Pavê de Bombom
    Facebook
  • twitter Pavê de Bombom
    Twitter
  • googlebuzz Pavê de Bombom
    Google Buzz
  • printfriendly Pavê de Bombom
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Marylaine

    Gente que blog maximo, to apaixonada kkkk… obrigadaaaa pelas receitas, tenho 24 anos e vc está salvando minha vida kkkk…bjooo

  • carlos

    como diz o ditado é pave ou pra cumer hu3hu3hu3hu3hu3

  • lari

    agora quero ver se o namorado não me pede em casamento!

  • Aurea Cristina

    Conferindo lista de ingredientes…Ok! Ok… nada. Falta o leite integral. Saindo para comprar.

    É hoje.

    Beijos Socorro na cozinha.

Previous post:

Next post: