Pão de Queijo da Ana Konichi

A Ana vai se casar com o Noel (é o que a gente espera para breve). O Noel se chama “Fernando”, mas a minha priminha Catarina, que tem 2 anos, chama ele de “Papai Noel” (“tio Noel” não soa bem mesmo e só “Noel” é um pouco vazio de significado para uma criança dessa idade, eu acho).

Estamos de férias na praia. Nenhum sol por aqui, mas piscina quentinha, família e amigos reunidos sempre caem bem. Aí, todo fim de tarde vem aquela dúvida: qual vai ser o lanche de hoje? Cachorro-quente? Pizza? Pão?

Se você tiver pessoas colaborativas nesse seu grupo, pode ser que alguém apareça com um lanchinho novo.

Hoje a Ana assumiu o fogão e fez uma receita da mãe dela (que agora ficou sendo dela) e matou a fome de 12 pessoas numa fornada só.

Pão de Queijo da Ana Konichi

Ingredientes:

4 copos (de requeijão) de polvilho azedo

2 ovos

2 copos (de requeijão) de queijo “meia cura” ralado ( é melhor se puder ser o “meia cura”, que é um queijo “meio curado“. Se não tiver como encontrar esse tipo de queijo, pode ser outro similar, como o “samsoe” por exemplo. Na pior das hipóteses, use queijo prato mesmo, porque a Ana já fez com ele e também deu certo.)

1 copo (de requeijão) quase cheio de óleo (faltando 2 dedos para completar se seu dedo for magrinho ou 1 se for gordinho)

1/2 colher (sobremesa) de sal (essa medida é para começar. Experimente a massa no final do preparo para ver se está boa, porque a quantidade de sal pode variar de acordo com o queijo que você usar)

1 copo (de requeijão) de água

1 copo (de requeijão) de leite

Modo de preparo:

Misture o leite com o óleo e  coloque para ferver.

Enquanto isso, junte o polvilho azedo e o sal em uma vasilha grande. Misture com cuidado, para não sujar a cozinha inteira.

Quando o leite e o óleo estiverem fervidos, adicione ao polvilho e o sal, que estão na vasilha, e misture tudo (com uma espátula porque vai estar muito quente)! Vai ficar com uma consistência estranha, bem melequenta.

Coloque agora a água para ferver, você vai usá-la daqui a pouco.

Acrescente na mistura melequenta o queijo ralado e os ovos. Comece já a misturar com a mão (lavada!) desta vez, não vai estar mais muito quente.

Depois de ter a massa bem misturada e uniforme, vá acrescentando aos poucos toda a água, para hidratar a massa. Misture de novo com uma espátula, porque a água vai estar quente!

Quando a massa estiver bem uniforme (ela vai continuar um pouco melequenta), deixe descansar por 20 minutos.

Unte a forma com óleo (“untar” é bezuntar com óleo ou manteiga para não grudar).

Depois do descanso de 20 minutos, faça bolinhas com a massa (que não sairão completamente perfeitas mas serão bolinhas ainda assim) e vá colocando na forma bem separadas umas das outras, para não ficarem grudadas quando crescerem.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 30 minutos.

Fique de olho porque o pão de queijo fica mais gostoso sem ficar dourado demais. Também não é para ser pálido, tem que ter cara de assado, entendeu? 🙂

O recheio desse pão de queijo fica um espetáculo (veja na foto) e é bem fácil fazer, você não achou?

Ah! Olha só, uma forma será pouco para os quase 50 pães de queijo que esta receita rende! Se quiser, congele a massa (pode congelar ela inteira para fazer bolinhas depois de descongelada ou congelar da mesma maneira que ensinei para as frutas delicadas).

Claro, sempre é possível reduzir os ingredientes e fazer a receita fracionada (metade, por exemplo). É só fazer continhas!

Obrigada, Ana, pelo lanche gostoso e por compartilhar essa receita de família deliciosa aqui no Socorro na Cozinha!

Noel, casa com a Ana, anda.

Catarina, quando você crescer, eu vou te contar que você me perguntou: “o que o Papai Noel está fazendo?” e eu quase MORRI quando ouvi.

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Nina Konichi

    Hummmmmm… Confesso que este pão de queijo é irresistível, sempre gosto de comer recheado com catupiry! Nossa Mãe, adora comer com doce de leite mineiro! rs… Fala que fica sensacional! Já o Noel, come de qualquer jeito mas sempre em grande quantidade! rs Eeeeeee Sogra puxa saco, quando ele ta em casa… Pode saber… Tem pão de queijo quentinho! Rs beijos Nina

Anterior:

Próximo: