Pão de alho recheado

by Vanessa Nunes

in Pão

Post image for Pão de alho recheado
PinExt Pão de alho recheado

Eu vou te contar um segredo mas você jura que não compartilha com ninguém? É muito sério, pode ser o fim dos tempos para este blog.

Prepare o seu coração porque lá vai:

Eu tenho preguiça de cozinhar.

Pronto, falei, tô leve. UI, que alívio.

Não vou detalhar aqui esse assunto, talvez em outro post. Só contei esse segredo porque preciso que você entenda a cabeça de quem inventa uma receita como esta.

Vontade de comer alguma coisa gostosa e diferente no lanche, que não dê trabalho e o principal: não faça muita sujeira.

Dei sorte de ter uns pães congelados, queijo e pepperoni, que sobraram do dia em que eu resolvi sair da fila do Subway para gastar a mesma quantia nos ingredientes e fazer o sanduíche em casa. Aí nasceu essa coisa linda aí da foto, sem ter que colocar um dedinho do pé na rua. (A coisa é linda, a foto tá péssima.)

Poderia ter sido num churrasco, mas a minha casa não comporta nem um porta-incenso, seria difícil ter uma churrasqueira.

Você não precisa fazer com os mesmos ingredientes, pode usar o que tiver. Se o pão não for de queijinho por cima, como o meu, também não tem problema. O que é bom tentar seguir mais à risca, é a pastinha de alho. Ela é que faz toda a diferença.

Cariocas queridos, não tentem substituir o alho por cebola. Eu não sei por que todo pão de alho que eu como nos churrascos daqui do Rio são feitos com cebola. Aliás, alguém pode me explicar isso? Algum nativo quer se manifestar? Faz tempo, muito tempo que estou tentando entender essa questão. Será que em outras partes do Brasil o alho é travestido de cebola também?

A receita será para quatro pães tipo bisnaguinha, mas você pode multiplicar os ingredientes se quiser fazer mais ou dividir, se for fazer menos.

Receita de Pão de Alho Recheado

Ingredientes:

- 4 pães tipo bisnaguinha;

- 6 dentes de alho grandes (coloque uns a mais, se forem pequenos);

- 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem (se não tiver o extra virgem em casa, eu recomendo que comece a usar dele para tudo, mesmo que seja mais caro);

- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (“man-tei-ga”, nada de margarina);

- Uma pitada de sal (sem exageros) ou “duas rodadinhas no moedor” de sal grosso (medida nova, gostou? Sal grosso é a melhor opção, na minha opinião);

- 1 colher se salsinha fresca bem picadinha (pode ser desidratada, se tiver dela em casa. É só seguir as instruções da embalagem para hidratar e depois coar para tirar a água. Se quiser usar cheiro verde ou outro “verdinho”, como manjericão ou orégano, vá em frente. De repente você descobre uma versão bacana do pão de alho e faz um blog de culinária. Também pode colocar mais quantidade, menos ou nada, fica por sua conta);

- Queijos, presuntos, salames e o que preferir para rechear, na quantidade que quiser para brincar de fazer recheios diferentes. É bacana colocar um queijo que derreta.

Modo de preparo:

Tem aí um mini processador? Se tiver, maravilha, é o ideal para fazer a pastinha de alho. Se não tiver, você até pode usar o liquidificador, mas acho que uma receita só não vai ser uma quantidade suficiente para a hélice conseguir fazer o trabalho dela. Pode variar conforme o aparelho, precisa fazer o teste e contar aqui nos comentários.

Pode também usar um moedor, desses que você mói o tempero com um pilão.

Se não tiver nada disso, use um espremedor de alho e uma colher para misturar os ingredientes mesmo. Quem não tem cão, caça com gato.

Não tem espremedor de alho?? Bem, neste caso, talvez você esteja precisando equipar um pouco a sua cozinha. Você até pode cortar o alho em fatias bem finas mas não vai ser a mesma coisa, de verdade.

Em último caso (último mesmo), use aquele alho moído comprado pronto. O gosto dele não se compara ao do alho fresco, por isso é bom evitar.

Processe o alho, o azeite, a manteiga e o sal até virarem uma pastinha mole. Se tiver batido bem e ela ficar espessa, pode ser porque o alho que usou é muito grande e aí você vai ter que colocar mais dos outros ingredientes (cuidado com o sal).  Sem mistérios! Vai ficar uma maravilha de qualquer jeito, vá em frente.

Como eu disse, se não tiver o processador, se vira nos 30 para fazer esses ingredientes virarem uma pasta. (Isso sim é uma receita boa! Receita ruim não te dá alternativas.)

Quando achar que a pastinha está pronta, acrescente a salsinha picada e misture com uma colher.

Faça cortes transversais nos pães (iguais aos da foto).

Use um pincel culinário ou uma colher para espalhar a pastinha generosamente pelos pães. Capriche dentro dos cortes, para deixar o miolo bem molhadinho. Passe por todo o pão, assim a casca vai ficar crocante.

Não é para sobrar nada, use toda a pasta que você fez para temperar bem os pães. Sem “miserinha”!!

Recheie os pães como quiser, sempre dentro dos cortes. Não deixe sobrando muito recheio para fora, a idéia é que ele fique no pão e não na assadeira.

Leve ao forno alto, que você já vai ter acendido uns 10 minutos antes para preaquecer. Deixe assar por aproximadamente 8 minutos.

Fique de olho! Quando o queijo parecer derretido, já pode tirar (caso esteja usando). Também pode deixar até o pão dourar.

Se estiver fazendo um churrasco, deixe o pão grelhar primeiro com o recheio virado para cima até dourar por baixo (uns 3 minutos devem ser suficientes) e depois vire. Neste caso, tome cuidado para o recheio não escapulir!

Caso queira que seu pão de alho seja também picante, acrescente pimenta calabresa aos ingredientes da pasta de alho. A quantidade varia conforme a sua capacidade de comer pimenta e dos seus convidados – nunca se esqueça deles. Eu usaria uma colherzinha (café) para cada receita. Se arder a boca de alguém, apague o fogo da pimenta daquele jeito que eu já ensinei: sem água.

Não consegui tirar muitas fotos (tipo com o pão aberto e o queijo derretido) porque estava desorientada de fome. Só peguei na câmera enquanto o pão estava no forno e ele assa depressa demais! Perdoem esta alma.

Bon Appétit!

PinExt Pão de alho recheado
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Pão de alho recheado
    Facebook
  • twitter Pão de alho recheado
    Twitter
  • googlebuzz Pão de alho recheado
    Google Buzz
  • printfriendly Pão de alho recheado
    Print
  • Solange

    Fiz ontem, maravilhoso, todos adoraram!

  • Jéssica

    Este site é uma benção *—-*

  • http://momamelia.blogspot.com/ Amelia

    Oi Vanessa, acabei de descobrir seu blog. Não sei do que gostei mais, se das receitas ou de ler o que você escreve. Mentira sei sim. Gostei mais dos textos. São muito engraçados. E sabe de uma coisa, eu tenho um blog de receitas e não sou muito chegada à cozinha … sério. Explicando: comecei um blog pra mandar receitas pros meus filhos que já não moram mais comigo e agora adoro blogar.
    Mudando de assunto, geeente, sou carioca e nunca comi pão de alho feito com cebola no Rio.
    Parabéns pelo blog! A-do-rei!

  • Larissa

    Eu faço direto pão de alho e boto um pouquinho de creme de cebola, mas cebola nunca !!
    Vou fazer e depois conto como ficou, porque esta com uma cara maravilhosa ;)

  • Vanessa Nunes

    Sério, Camila??? Gente, como explicar isso?? Esses pães de cebola me perseguem há 10 anos! hahhaha!

  • Camila

    Que isso! Eu sou carioca e NUNCA comi um pão de alho que fosse feito com cebola aqui. O que pode ter acontecido é além do alho terem colocado cebola pra dar um gostinho a mais.Sério mesmo, nunca vi isso aqui oO

Previous post:

Next post: