Ovo Quente

Sabe o que é ovo quente? É esse aí da foto. Ele é cozido mas nem tanto quanto o “ovo cozido” (!), fica com a gema bem cremosa e a clara molinha.

Quem odeia ovo deve odiar mais ainda o ovo quente, pelo aspecto mole. Não é o meu caso.

Quando eu era pequena, comia muito esse ovo com um tiquiinho de manteiga e sal. Meu pai sabia fazer muito bem mas tem tempo que não faz um pra mim, acho que pra lá de 20 anos.

Depois de ler essas receitas básicas de ovos, já deu pra perceber que ovo é uma coisa que eu comia mesmo na infância, né?

Receita de Ovo Quente

Ingredientes:

Ovos (quantos quiser)

Água (o suficiente para cobrir os ovos)

Sal (para temperar)

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela pequena.

Quando iniciar a fervura, coloque os ovos e comece a contar 4 minutos. Depois desse tempo, seu ovo quente já está pronto!

Para tirar os ovos da água quentíssima, use uma escumadeira com jeitinho ou então vire a água cuidadosamente na pia (sem louças dentro).

Deixe-os tomando um banho de 30 segundos na água corrente. Pode ser na pia mesmo, se ela estiver limpíssima. Pode também usar uma peneira ou escorredor de aço.

Pronto!

Com uma colher, vá quebrando a casca e tirando os pedacinhos dela com cuidado, até que seja possível virar o ovo em um potinho ou comer ali dentro da casca mesmo.

Se achar que poderia estar mais cozido, deixe por mais tempo na próxima vez. Só não exagera para ele não ficar duro.

Salpique sal para temperar. Se quiser, coloque um pouquinho de manteiga (a pontinha da colher) para deixar mais cremoso.

Se tiver um porta-ovo como esse da foto, aproveite para usar! É delícia no café da manhã.

Uma torradinha vai bem para você molhar na gema!

Crianças adoram, eu recomendo! 🙂

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

24 comentários… add one

Leave a Comment