Ovo Frito

Sempre ouvi brincadeiras a respeito do ovo frito.

“Fulano não sabe fazer nada na cozinha, só sabe fritar ovo!”

Como se um ovo não fosse nada, não é verdade?

Ovos são repletos de valor nutricional!  “São ricos em proteína, vitaminas A, D, E e complexo B. Os ovos têm pouca gordura saturada e são uma ótima opção para uma dieta saudável, contendo cerca de 76 Kcal por ovo.” (Chef Patrick Martin – Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária do instituto “Le Cordon Bleu”.)

Acho que a maioria das pessoas pensa logo em arroz para acompanhar o ovo frito. Se você ainda não aprendeu a cozinhar arroz, mande vê seu ovinho com pão!

Gosto de ovo bem torradinho, com a gema mole mas firme! É, porque cada um gosta do ovo de um jeito. Desenvolvi uma técnica especial para preparar meu ovo.

Receita de Ovo Frito

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em fogo médio, derreta a manteiga numa frigideira e adicione o ovo. Quando ele começar a endurecer, coloque uma pitada de sal. Eu gosto de caprichar em cima da gema.

Em seguida, com uma colher, vá recolhendo a manteiga derretida no fundo e jogando por cima do ovo, inclusive em cima da gema. Esse é o truque para a gema ficar como eu gosto e suas bordas cozinharem direitinho (aquela membrana melequenta, sabe?). A clara também vai cozinhar mais rápido, sendo regada com a gordura quente.

Pode fritar com azeite também que fica ótimo! Uma colher de sopa é uma boa medida.

Muita gente usa óleo (pode ser a mesma medida), mas eu acho que ele não deixa o ovo tão saboroso… Fica aquele gostinho de fritura ruim, sabe? Minha preferência é mesmo a manteiga.

E se a gema furar? No problem, aí você faz o ovo mexido!!

Ah! Ovo mexido também é uma boa opção para quem não quer usar nenhuma gordura no preparo. É que mesmo que a sua frigideira seja antiaderente, é muito difícil fazer um ovo frito com a gema mole sem que ela arrebente (talvez até impossível!).

Bon Appétit!!

Atualizando o post (27/04/16):

Agora o Socorro na Cozinha está no YouTube e adivinha qual foi a primeira receita? 🙂

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

23 comentários… add one

Leave a Comment

Anterior:

Próximo: