Ovo Frito

Sempre ouvi brincadeiras a respeito do ovo frito.

“Fulano não sabe fazer nada na cozinha, só sabe fritar ovo!”

Como se um ovo não fosse nada, não é verdade?

Ovos são repletos de valor nutricional!  “São ricos em proteína, vitaminas A, D, E e complexo B. Os ovos têm pouca gordura saturada e são uma ótima opção para uma dieta saudável, contendo cerca de 76 Kcal por ovo.” (Chef Patrick Martin – Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária do instituto “Le Cordon Bleu”.)

banner-300x250-curso-ceia-iniciantes

Acho que a maioria das pessoas pensa logo em arroz para acompanhar o ovo frito. Se você ainda não aprendeu a cozinhar arroz, mande vê seu ovinho com pão!

Gosto de ovo bem torradinho, com a gema mole mas firme! É, porque cada um gosta do ovo de um jeito. Desenvolvi uma técnica especial para preparar meu ovo.

Receita de Ovo Frito

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em fogo médio, derreta a manteiga numa frigideira e adicione o ovo. Quando ele começar a endurecer, coloque uma pitada de sal. Eu gosto de caprichar em cima da gema.

Em seguida, com uma colher, vá recolhendo a manteiga derretida no fundo e jogando por cima do ovo, inclusive em cima da gema. Esse é o truque para a gema ficar como eu gosto e suas bordas cozinharem direitinho (aquela membrana melequenta, sabe?). A clara também vai cozinhar mais rápido, sendo regada com a gordura quente.

Pode fritar com azeite também que fica ótimo! Uma colher de sopa é uma boa medida.

Muita gente usa óleo (pode ser a mesma medida), mas eu acho que ele não deixa o ovo tão saboroso… Fica aquele gostinho de fritura ruim, sabe? Minha preferência é mesmo a manteiga.

E se a gema furar? No problem, aí você faz o ovo mexido!!

Ah! Ovo mexido também é uma boa opção para quem não quer usar nenhuma gordura no preparo. É que mesmo que a sua frigideira seja antiaderente, é muito difícil fazer um ovo frito com a gema mole sem que ela arrebente (talvez até impossível!).

Bon Appétit!!

Atualizando o post (27/04/16):

Agora o Socorro na Cozinha está no YouTube e adivinha qual foi a primeira receita? 🙂

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Alessandra Araújo

    eu fiz meu ovo ele ficou prefeito, estou muito feliz obg.

  • Lucienne Maciel

    O que não gostei e que ficou salgado de mais.

  • tiago

    eu nao sei, mas cheguei a casa com fome e nao tinha nada para comer,pk meus pais nao tinham deixado nada para mim, decedi ir estrelar um ovo, (primeira vez que toco na cozinha), liguei o lume da frigideira com oleo, e entao decidi vir a internet ver como cozinhar ovo, so que entretanto me cheirou a queimado e começei a ouvir estalar, era o oleo na frigideira que tava muito quente, fiquei sem comer, nao queria por ovo naquilo nao!

  • Eduardo

    Mas quanto óleo tem que por?

  • victor pessoa

    frigideira antiaderente, de preferência bem pequena própria pra fritar ovo que vendem em supermercados e geralmente acompanham algo semelhante a uma espátula, própria para virar o ovo. E use óleo! eu costumo usar o de soja mas acredito que os de girassol e outros encontrado no mercado também sirvam. Manteiga e margarina desmancham o ovo na hora de virá-lo. Falo isso por experiência própria pois como 1 ovo frito por dia, seja no café, almoço ou lanche da noite.

  • Veraiz Souza

    Preciso saber o que fazer para o ovo não grudar na frigideira e quebrar todo.Quem sabe como, me dê uma dica. Grata..Bjs

  • raiannywanderley

    Adoreiiiii Muito bomm o site!!!!! 😀

  • divia ter mais coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  • Procurando alternativas para não morrer de fome…

  • Adorei o site !!!!!!

  • eai

  • Socorro na Cozinha

    Eita! Acho que um bom caminho é você dar uma batida com vontade no seu ovo contra a beira da pia (do meio do ovo). A força ideal você vai saber fazendo. O legal é saber que, quanto mais longa for a rachadura, mais facilmente ele vai abrir e menos pontas ficarão no caminho da gema para perfurá-la na saída.
    Aquelas batidinhas leves no ovo, além de fazer pontas acaba soltando pedacinhos de casca que serão muitíssimo difíceis de ser removidos da clara! 🙂

  • Nenhuma dica para o ovo frito não quebrar? Esta é a parte mais dificil!

  • rosana

    Eu aprendi um truque para aquela frigideira que gruda tudo na hora de fritar o ovo.Não precisa mais se desesperar,é só colocar um pouquinho de farinha de trigo no óleo antes de colocar o ovo.Ele não grudará e nem vai espirrar.

  • NOVINHA VB ‘–‘

    Valeu mesmo cara .. ´nois queiroz 😀

  • Socorro na Cozinha!

    Boa também!!
    Obrigada!
    Bjs

  • Pingback: Como fazer ovo cozido « Socorro na cozinha!()

  • Pingback: Como fazer ovo mexido « Socorro na cozinha!()

  • Ane Salles

    Eu aprendi um outro truquezinho que passo adiante : Para não espirrar e fazer aquela bagunça, eu faço todos os passos descritos aqui só que na hora de jogar a manteiga no ovo eu simplesmente tampo a frigideira com a tampa de outra panela do mesmo tamanho e abaixo o fogo para não queimar. Deixo por 1 minutinho somente porque gosto da gema molinha e as bordas ficam crocantes. Não dá água na frigideira.

Anterior:

Próximo: