ovos cozidos fatiados

Ovo Cozido

Coloque água para ferver enquanto eu entro num tradicional momento nostalgia:

Quando eu era pequena lá perto de Barbacena, quase todo dia minha mãe colocava na minha merendeira um ovo cozido! Ela o embrulhava no papel alumínio e também fazia um embrulhinho para o sal. E lá ia eu para a escola, feliz e contente com o meu ovo a tiracolo (literalmente).

Eu adorava isso, achava a melhor merenda do mundo. Começava desembrulhando metade do ovo e ia colocando pitadinhas de sal a cada mordida. Ah, estamos falando de uma Vanessa muito pequena mesmo, lá pelos seus 4, 5 anos.

Foi então que comecei a ter mais interesse no sal e parei de comer o ovo inteiro. Tinha uma amiga que comia o sal comigo (a mesma do bolo de cenoura), mas apareceu um dia falando que a mãe dela disse que sal aumenta a pressão e que não ia comer mais (acreditem, crianças de 5 anos se preocupam com sua saúde – desde antes dos anos 90).

Curioso, ela virou médica e eu aqui, escrevendo um blog que ensina até a cozinhar ovo.

Hoje eu fico imaginando o que meus coleguinhas deviam achar de mim. Quase todo mundo levava biscoito, sanduíche e coisas normais. Tudo bem que tinha um amigo que comia banana com casca e eu bem me lembro de ficar olhando para ele com cara de “não vai descascar?”. Bom, acho que éramos crianças felizes que comiam no lanche o que gostavam e ponto final. Ainda não tinha isso de “pagar mico” e comer ovo cozido devia ser “ok”. Agora… Imaginem o “bafinho” que eu devia ficar depois do recreio!! Ui…

Antes que você pense que minha saudosa mãe era doida, a verdade é que ela sempre fez minhas vontades. Colocava na merendeira o que eu pedia sem me reprimir, independente de ser um lanchinho comum ou excêntrico! Ela contava que às vezes eu chegava do lado dela enquanto ela fazia o almoço e falava coisas do tipo: “Humm, quero levar essa mandioquinha na merenda hoje!”. 😀

Agora voltando à receita, se for o seu caso, não se sinta mal por não ter nascido sabendo cozinhar ovo. Também precisei aprender a fazer ovos cozidos, porque o tempo de cozimento dele é maior do que eu esperava!

Receita de Ovo Cozido

Ingredientes:

– Ovos (quantos quiser cozinhar)

– Água (o suficiente para cobrir os ovos)

Modo de Preparo:

Em uma panela funda, ferva a água. Assim que ela ferver, coloque o(s) ovo(s) lavadinhos com cuidado para não rachar! Você vai reparar que a água deixará de ferver na mesma hora, como mostra a imagem. Quando ela voltar, comece a contar 10 minutos!

Após os 10 minutos, seu ovo está pronto. Despeje a água quente na pia (com cuidado para não espirrar em você) e encha a panela com água fria, para esfriar o(s) ovo(s). Você pode trocar a água mais vezes, para esfriar melhor.

Ok, já entendi. Você está se perguntando: vou despejar a água na pia e o ovo vai pra onde, pro ralo? Não, você vai usar um talher qualquer para fazer uma barreira, para os ovos não caírem. Eu uso a parede da pia para isso. Como cozinho sempre em uma leiteira, despejo a água com ela virada de frente para a parede da quina da pia. Assim a água escorre e não tem espaço suficiente para o ovo cair.

Com o ovo em uma temperatura que você consiga segurá-lo, dê umas batidinhas com uma colher para rachar a casca.

Agora é só descascar. Você vai ver que tem uma pele bem fininha por baixo da casca, é a membrana, ela te ajuda bastante nessa hora! Tire essa pele toda também. (Ou então, descasque sem quebrar a casca!)

Por fim, se achar necessário, lave seu ovo com água filtrada, para não ficar nenhum pedacinho de casca para trás.

Se quiser secá-lo, use um papel toalha.

Vou pensar em umas receitas com ovo cozido para ensinar aqui! Enquanto isso, vá comendo com sal, como eu sempre fiz! Rsrs!

Veja mais receitas básicas de ovos:

Como fazer ovo mexido
Como fritar ovo

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • William Perez

    Adorei o texto, principalmente a nostalgia do ovo embrulhado no papel alumínio e o sal tb! 😍😂

  • Ludmila

    Fácil Fácil

  • Tiago Cesar Nascimento

    Muito bom! Ajudou a me certificar se estava no caminho certo. 😉

  • Rodrigo SMC

    kkkkkk esses dias eu fiz, ficou horrível, descobri que nem isso eu sei fazer.
    Mas agora vou fazer igual você explicou.

  • Vinicius Costa

    Fiz meu primeiro ovo cozido graças a essa receita e texto rsrs. Obrigado e parabéns pelo blog =)