Ovo Cozido

Coloque água para ferver enquanto eu entro num tradicional momento nostalgia:

Quando eu era pequena lá perto de Barbacena, quase todo dia minha mãe colocava na minha merendeira um ovo cozido! Ela o embrulhava no papel alumínio e também fazia um embrulhinho para o sal. E lá ia eu para a escola, feliz e contente com o meu ovo a tiracolo (literalmente).

Eu adorava isso, achava a melhor merenda do mundo. Começava desembrulhando metade do ovo e ia colocando pitadinhas de sal a cada mordida. Ah, estamos falando de uma Vanessa muito pequena mesmo, lá pelos seus 4, 5 anos.

Foi então que comecei a ter mais interesse no sal e parei de comer o ovo inteiro. Tinha uma amiga que comia o sal comigo (a mesma do bolo de cenoura), mas apareceu um dia falando que a mãe dela disse que sal aumenta a pressão e que não ia comer mais (acreditem, crianças de 5 anos se preocupam com sua saúde – desde antes dos anos 90).

Curioso, ela virou médica e eu aqui, escrevendo um blog que ensina até a cozinhar ovo.

Hoje eu fico imaginando o que meus coleguinhas deviam achar de mim. Quase todo mundo levava biscoito, sanduíche e coisas normais. Tudo bem que tinha um amigo que comia banana com casca e eu bem me lembro de ficar olhando para ele com cara de “não vai descascar?”. Bom, acho que éramos crianças felizes que comiam no lanche o que gostavam e ponto final. Ainda não tinha isso de “pagar mico” e comer ovo cozido devia ser “ok”. Agora… Imaginem o “bafinho” que eu devia ficar depois do recreio!! Ui…

Antes que você pense que minha saudosa mãe era doida, a verdade é que ela sempre fez minhas vontades. Colocava na merendeira o que eu pedia sem me reprimir, independente de ser um lanchinho comum ou excêntrico! Ela contava que às vezes eu chegava do lado dela enquanto ela fazia o almoço e falava coisas do tipo: “Humm, quero levar essa mandioquinha na merenda hoje!”. 😀

Agora voltando à receita, se for o seu caso, não se sinta mal por não ter nascido sabendo cozinhar ovo. Também precisei aprender a fazer ovos cozidos, porque o tempo de cozimento dele é maior do que eu esperava!

Receita de Ovo Cozido

Ingredientes:

– Ovos (quantos quiser cozinhar)

– Água (o suficiente para cobrir os ovos)

Modo de Preparo:

Em uma panela funda, ferva a água. Assim que ela ferver, coloque o(s) ovo(s) lavadinhos com cuidado para não rachar! Você vai reparar que a água deixará de ferver na mesma hora, como mostra a imagem. Quando ela voltar, comece a contar 10 minutos!

Após os 10 minutos, seu ovo está pronto. Despeje a água quente na pia (com cuidado para não espirrar em você) e encha a panela com água fria, para esfriar o(s) ovo(s). Você pode trocar a água mais vezes, para esfriar melhor.

Ok, já entendi. Você está se perguntando: vou despejar a água na pia e o ovo vai pra onde, pro ralo? Não, você vai usar um talher qualquer para fazer uma barreira, para os ovos não caírem. Eu uso a parede da pia para isso. Como cozinho sempre em uma leiteira, despejo a água com ela virada de frente para a parede da quina da pia. Assim a água escorre e não tem espaço suficiente para o ovo cair.

Com o ovo em uma temperatura que você consiga segurá-lo, dê umas batidinhas com uma colher para rachar a casca.

Agora é só descascar. Você vai ver que tem uma pele bem fininha por baixo da casca, é a membrana, ela te ajuda bastante nessa hora! Tire essa pele toda também. (Ou então, descasque sem quebrar a casca!)

Por fim, se achar necessário, lave seu ovo com água filtrada, para não ficar nenhum pedacinho de casca para trás.

Se quiser secá-lo, use um papel toalha.

Vou pensar em umas receitas com ovo cozido para ensinar aqui! Enquanto isso, vá comendo com sal, como eu sempre fiz! Rsrs!

Veja mais receitas básicas de ovos:

Como fazer ovo mexido
Como fritar ovo

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:
banner-culinaria-iniciantes-573x90

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Rubens

    Cara…hj fui cozinhar pela primeira vez na vida ovos. E não sabia o tempo certo e ca estou…
    Me chamo Rubens. Tenho 27 anos e moro em Barueri SP. E atualmente moro com meu melhor amigo que cozinha tanto qto o Chuck Noris dança balet. Ai sempre sobra pra mim que sei cozinhar (tive que aprender) desde os 12 anos. Mas nunca havia feito ovos cozidos…
    PS: Ri alto sozinho em casa com sua historia…rs

  • Larissa

    poooxa que bacana estou nesse momento cozinhando ovos, eimagina é facil mais eu estou aquii e valeu a pena! brigda srrsrsrs

  • Camila Lira

    Errei justamente neste ponto (a física falhou na minha mente), mas agora já sei como farei na próxima vez.

  • Celia Maria

    Adorei a dica.

  • Maicon Santtos

    Incrível. Depois dessa incrível receita passarei a acompanhar mais posts do Blog. Muito interessante e descontraído. :)

  • Nane

    O ovo não pode estar gelado, recém retirado da geladeira, se não quebra em contato com a água fervente, e o tempo ideal para cozinhar o ovo é 12 min após a fervura para matar a salmonella (bactéria que pode estar presente nos ovos e que causa febre tifoide), aí a gema fica durinha.

  • lee

    Não coloquem com agua fervendo..simplesmente coloquem os ovos junto da agua e liguem o fogo..deixem 15 minutos..no tempo total..contando a partir do momento que ligou o fogo.

  • Alessandro

    reza para sua mae nao ve se nao e uma taca kkkkkkkkkk

  • Marcos Augusto

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk primeira vez que vou fazer, tomara que nao aconteça comigo

  • Eduardo Q. de Lima

    Terrível! Coloquei os ovos com a água fervendo! Todos racharam…

  • Zulma Paiva Nunes

    Hahaha adorei seu texto! Meu filho levava tomate no lugar da fruta, ele tinha 3 anos na época e os tomates de casa sempre tinham que estar higienizados na geladeira, pq ele abria e pagava pra comer a qualquer hora! Hoje, com 11 anos faz cara feia pro tomate, mas acaba comendo mesmo assim, já minha filha de 5 anos ama ovo cozido, ou ovo branquinho como ela chama.

  • Felipe

    ai joga na pia kk

  • Augusto

    HEUHEUEHEUEH essa foi boa.

  • Enc

    Mas para as pessoas que não têm plantas,faz o quê?

  • Enc

    Oi

  • Thaís Rodrigues de Brito

    Exatamente 1 dúzia de ovos perdidos! Todos quebraram quando colocados na água fervendo. :(

  • Alexandre

    Mas e se você ferver a água, e retirar o ovo da geladeira, e colocar diretamente na agua fervendo. Vai dar Merda!

  • Cristiana

    Naaaão, não joguem a água na pia naaaaão, por favor… Essa água a gente tem que esperar esfriar para colocar nas plantas. Nunca se joga água fora, salvo alguns exemplos apenas!
    ÁGUA é vida :)

  • Lalla Mendes

    Chora…

  • Lee

    Se o ovo cair no chão, o que eu faço?

  • Admo Sobral

    Obrigado pela ajuda… dei muitas risadas com a forma como você explica o processo todo…

    Parabéns e sucesso sempre!!

    Admo Sobral

  • Álefe Gonzaga

    Ola Vanessa como vai?,Estou adorando o seu blog. Vc é uma ótima chefa de cozinha hahaha

  • dorothy

    otimo me ajudou muito obrigado

  • Alaor

    Aê ! A dica do sopro é excelente ! Obrigado pelo vídeo !

  • Isabella

    Hahahaha, adorei a história da escola, me diverti lendo. A receita, apesar de simples, foi muito útil. Obrigada. :)

  • gra

    gostei desse comentário explicando o que vc levava de merenda para escola eu imaginei tudo ate o menino comendo a banana com a casca ahahahahahahah

  • taty

    Colocar o ovo na agua fervendo na maioria das vezes da errado, o melhor a fazer é colocar o ovo na agua ainda fria, e ai sim, deixar começar a ferver. Caso contrario sempre vai trincar e estragar tudo.

  • luccas

    Pessoal, um alerta. Enquanto lia as dicas, me perguntei: “Hum, ela disse pra tomar cuidado para nao quebrar os ovos, nem precisa…”. O que vcs acham que aconteceu assim que eu coloquei ovo na água fervendo?” kkkk. A sorte que ele não abriu, só deu umas frestinhas… Se ele der errado, volto pra avisar kkkk

  • Maromba

    Albumina pura!

  • DIVINO NUNES DE HEITORAI GO

    LI O SEU BLOG E ACHEI O MAXIMO, MORO EM GOIAS MAS SOU TBM MINEIRO DO INTERIOR D MINAS E MINHA MÃE FAZIA MERENDE DEFARINHA QUEIJO COM AÇUCAR PRA NOS LEVARMOS PRA ESCOLA ERA MUITOBOM. OBRIGADO PELA RECEITA QUERO COMER OVOS NOVAMENTE

  • Dani

    Você ia para a escola com 4 ou 5 anos ?

  • bruno

    dica:pra descascar quebre um pedacinho de casca em cima e em baixo logo em seguida assopre ,ovo vai literalmente pular da casca!

  • Pedro Lucas

    Se o ovo rachar pode comer?

  • Flavio

    Pode parecer bobagem, mas eu tive duvida se colocava na agua fervendo ou enquanto esquentava. Muito útil.

  • Daiane Barros

    Muito bem explicadinho, obrigada por ter um blog assim tao util. bjs bjs