Mozzarella Sticks

Eu já sei o que meus amigos vão falar quando comerem esses palitos de mozzarella: “Vanessa, você tem que abrir um bar”. Mesma coisa que disseram quando servi as batatinhas assadas.

Certamente seus amigos dirão o mesmo quando você resolver se aventurar nesta receita! Seus palitos de muçarela não vão deixar barato para os tradicionais mozzarella sticks do T.G.I. Fridays e do Applebee’s.

Receita de Mozzarella Sticks

Ingredientes:

12 palitos de queijo muçarela (existe muçarela em palitos para vender, mas você pode comprar uma peça grande e fatiar em casa, fazendo palitos gordinhos)

Farinha de trigo para empanar (umas três colheres bem cheias é suficiente)

4 ovos

Farinha de rosca para empanar (Atenção: não compre farinha de rosca pronta. Compre na padaria umas torradas de pão francês ou então coloque fatias de pão velho no forno até dourarem um pouco.)

1/2 colher (chá) de sal

Pimenta do reino a gosto (pode caprichar, é para temperar a farinha de rosca)

Pimenta calabresa a gosto (também para temperar a farinha de rosca)

Alho desidratado a gosto (opa, mais um pra temperar a farinha)

2 colheres (chá) de cheiro verde desidratado (você encontra facilmente na seção de temperos do supermercado. Ah, também para a farinha!)

Óleo de canola para fritar (a quantidade é suficiente para deixar os palitos submersos)

Modo de preparo:

Use um processador ou liquidificador para preparar a sua farinha de rosca. Misture as torradas com os temperos e não bata até ela virar um pó fino. É bacana sobrarem uns pedacinhos.

Prove a farinha para ver se o tempero está legal. Ela é que vai dar o tchã no sabor dos seus palitos de muçarela, que precisam ficar bem temperados.

Deixe todos os ingredientes que você vai precisar bem organizados para dar tudo certo. A sequência é assim:

1) Palitos de muçarela prontos para serem empanados em um prato.

2) Prato fundo com a farinha de trigo.

3) Prato fundo com os ovos ligeiramente batidos (vá mexendo com o garfo até ficar tudo bem misturado e com umas bolhinhas).

4) Prato fundo com a farinha de rosca que você fez.

5) Recipiente grande e raso para poder colocar os palitos empanados separadinhos.

Aí então você começa, um por um e manipulando com um garfo (porque senão seu dedo vai empanar junto e vai dar caca):

Passe o palito na farinha de trigo. Tire o excesso e coloque no prato com o ovo.

Vire o palito para que fique totalmente coberto de ovo, sem sobrar nenhum buraquinho que dê para ver a farinha seca.

Levante com o garfo e deixe o ovo escorrer um pouquinho antes de colocar na farinha de rosca.

Passe na farinha de rosca com capricho, sem deixar nenhum buraco descoberto. Se ficar com buraco, vai vazar queijo na hora de fritar.

O grande lance é fazer uma dupla camada com a farinha de rosca para ficar bem crocante. Então, devolva o palito já coberto com ela para o prato com ovo. Cubra toda a superfície novamente e passe pela última vez na farinha de rosca.

Lembre-se sempre do que eu disse: não pode ficar com buraco senão o queijo vai vazar na fritura! Isso é essencial, ok? Se você não seguir esse conselho eu tenho certeza que vai se arrepender na hora de fritar.

Depois de empanar com tantas camadas, você precisa manusear os palitos com muita delicadeza para não estragar a cobertura.

Organize os palitos empanados em um recipiente que possa ser levado ao freezer. Certifique-se de que estão todos separados e não tampe, é para congelar em aberto! É preciso esperar pelo menos 2 horas para a farinha aderir ao queijo.

Como você congelou os palitinhos separados, dá para juntá-los depois que estiverem duros em um saco plástico ou em uma vasilha sem que fiquem grudados, caso queira armazenar.

Encha a panela com uns 4 cm de altura de óleo ou até que seja suficiente para que os palitos de queijo fiquem completamente submersos.

Deixe o óleo esquentar bastante. Para ver se está quente, encoste a pontinha do palito (usando a escumadeira) no óleo e veja se vai começar a borbulhar.

Mergulhe até 4 palitos no óleo, sempre com cuidado para a escumadeira não “machucar” a camada externa e acabar causando um vazamento de queijo irreparável.

Frite até que fiquem douradinhos.

Retire do óleo e coloque em um recipiente coberto com papel-toalha para escorrer.

Verifique a temperatura do óleo toda vez que for colocar mais palitos para fritar.

Mantenha-os aquecidos dentro do forno enquanto termina de fritar. Pode deixar em fogo médio, em torno de 200°C.

Sirva com o molho que preferir. Combina bem com molhos de tomate e com molho ranch (compre pronto!).

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • hully leite

    queria saber si posso usar outro tipo de queijo?

    queijo branco. queijo coalho?

  • Arthur

    Hummm… com cervejinha caiu bem.

  • Paula

    Receita deliciosa! Acabei de fazer e foi aprovada!!!

  • Bruno Marugan

    Galera, fiz essa receita utilizando minha fritadeira elétrica da Philips e ficou muitoooo bom! Uma opção mais saudável, mas ao mesmo tempo sem perder o sabor dessa receita incrível!

    Abraços

    http://www.philips.com.br/c/cozinhar/171564/cat/

  • Josely

    Adoreiiii, maravilhosa receita , obrigada por compartilhar ! Abraço Jô

  • Sisi

    Conhecendo seu blog e já vou favoritar! Adorei a didática!

    Sou um desastre na cozinha, e minha mãe que é uma cozinheira de mão cheia não tem paciência pra me ensinar, e ela tb é do tipo só comida saudável, e de vez em quando eu sinto uma vontade de comer frituras, queijos, creme de leite, essas coisas, rs.

  • lis

    so mesmo a minha querida do blog pra nos passar essa receita. AMOOOOOOOOOOOOO esses palitinhos, e nunca entendi como fazer para nao estourar na fritura. Pasme que toda vez morro de vontade de comer e lembro que no Applebee`s custa uma (facada) bagatela de R#23.90!
    Um brinde! mt feliz~obrigada

  • VOCÊ É UM ANJO! Sou um terror na cozinha e precisava muito de uma ajuda assim, que fala do básico do básico do básico. Minha mãe (nem ninguém) tem paciência comigo 🙁

    Parabéns pelo blog! A ideia é muito diferente do que vemos por aí e super bem feita.
    Beijo grande 🙂