Molho Quatro Queijos

O molho aos quatro queijos é fácil de fazer e pode ser usado em vários pratos, especialmente massas, como macarrão e lasanha.

Conheço pessoas que amam qualquer coisa que tenha “4 queijos” no nome, por isso lembrei de dar a receita – que é bem rápida e simples.

Receita de Molho 4 Queijos

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga

1 dente de alho picado em lascas finas ou espremido

1 cebola pequena picada (bem miudinho)

1 copo de leite quente (pode ser o copo de requeijão, que é uma medida padrão de copo. Dica: quando já estiver com todos os ingredientes prontos e for começar a fazer o molho, esquente o leite por 1 minuto no microondas.)

200 g de queijo muçarela ralado (peça no mercado ou na padaria para ralarem os queijos para você. Se não puderem, compre uma peça inteira com o peso indicado e rale em casa, com o seu ralador. Só tome cuidado para não ralar os dedos! E se não tiver ralador, corte bem pequenininho.)

100 g de queijo provolone ralado

100 g de queijo parmesão ralado

150 g de queijo Catupiry ou outro requeijão (caso você não tenha lido ainda no rótulo, o Catupiry é um requeijão cremoso, mas costumamos chamá-lo pelo nome da marca porque é especialmente gostoso)

1 lata de creme de leite sem soro (deixe a lata por 10 min no congelador. O soro vai se separar do creme de leite, concentrando-se no fundo. Quando retirá-la de lá, vire de cabeça para baixo e abra para tirar o soro, que agora estará por cima. Deixe escorrer virando a lata na pia, só cuidado para o creme não ir junto. Também não pode ficar sacudindo a lata quando tirar do congelador, senão mistura tudo de novo.)

sal a gosto

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho e a cebola, em fogo médio. Quando a cebola já estiver transparente, abaixe o fogo e acrescente o leite quente e os queijos ralados. Fique mexendo levemente até que eles derretam e se incorporem ao leite (vai virar tudo uma coisa só, muito romântico).

Com os queijos derretidos e incorporados, chegou a hora de provar o sal. Se precisar de mais, vá adicionando conforme quiser, mas misture bem para não se enganar na medida.

Prontinho, agora é só desligar o fogo e acrescentar o creme de leite.

Você também pode mudar os tipos de queijos e usar os seus favoritos, mas acho melhor fazer a receita como expliquei antes, para saber o que mudar depois. Quem gosta do sabor marcante do gorgonzola, experimente com ele.

A combinação de queijos pode mudar completamente o sabor do seu molho. Se usar provolone e gorgonzola juntos, por exemplo, o resultado será um molho com sabor mais forte e mais salgado.

Atualizando: Vi aqui nos comentários que algumas pessoas tiveram problemas no preparo, dizendo que o queijo “embolou”. Isso é resolvido quando se acrescenta o creme de leite, mexendo muito bem. Por precaução, não se esqueçam de manter o fogo baixo, ok?

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

30 comentários… add one

Leave a Comment