Miojo com Leite

(Atualização: este post foi escrito quando eu consumia miojo sem o menor freio. Isso não é mais a minha realidade, por isso você vai achar o texto um pouco incoerente com o que venho escrevendo atualmente (veja todos os posts da tag “Miojo“). Apesar disso, resolvi não editar o post e apenas avisar que é possível superar essa fase da vida sem dramas, rs!)

Escrevi sobre miojo outro dia (miojo cebola e óleo)  e vou dar sequência com a melhor dica para macarrão instantâneo de todas: o miojo cozido com leite.

Ué, que cara é essa?? É uma delícia, não tenha preconceito.

Ele fica com um gostinho que lembra um molho branco, algo assim… Acho que tem um toque de lasanha no fundo, vale a pena experimentar!

banner-300x250-curso-ceia-iniciantes

Receita de Miojo Cozido com Leite

Ingredientes:

1 pacote de miojo

1 e 1/2 copo de leite

Modo de preparo:

Leia na embalagem do miojo o modo de fazer. No lugar da água, use leite (mas neste caso é só 1 copo e meio). Pode colocar o macarrão na panela antes do leite ferver, porque ele ferve rápido demais e o miojo precisa cozinhar!

Quando o macarrão começar a se soltar, dê uma ajuda com um garfo.

O tempo de cozimento vai ser diferente do que estiver na embalagem porque, afinal de contas, não estamos usando água. Você terá que ver quando o miojo estiver cozido. É fácil, tire um fio e experimente!

Escorra o leite na pia, o máximo que puder.

De volta ao fogo, adicione o tempero. Misture rapidinho, para não cozinhar demais o macarrão. Vá puxando os fios para cima para não virar uma papa.

Eu gosto de fazer esta receita com o miojo de galinha caipira, mas você escolhe o seu.

Prefiro colocar  o tempero no final, mas você pode colocar antes de escorrer o leite, assim o sabor ficará mais suave.

Se quiser, use queijos e noz moscada (“muitíssimo pouco”, ela pode acabar com o gosto dos outros temperos). Faça do seu jeito!

É importante saber que, cozinhando no leite, aquele caldinho que sobra não é tão gostoso quanto o do miojo feito com água! É melhor escorrer, vai por mim! Rs!…

Não cozinhe muito senão vai virar uma gororoba!!!

Momento nostalgia:

Eu e minhas amigas de infância fazíamos esse miojo super bem cozido, parecia um tijolo. Ele caia da panela pro prato que nem uma bomba e com o formato do fundo. A gente fazia isso para brincar de “quem come mais rápido”. Era muito engraçado, porque o macarrão pesava no estômago igual concreto e não era fácil comer aquilo. Altas histórias dessas competições…

Experimente o miojo com leite e me conte o que achou!

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Comments on this entry are closed.

  • Eliete Oliveira Mário Reis

    tbm é gostoso com ovo frito mexido na manteiga ou margarina. é so escorrer o miojo depois de cozido e em seguida assar o ovo e juntar apenas a metade do sachẽ tempero e misturar tudo, se queizer ponha um pouco de queijo ralado por cima ainda quente e bom apetite.

  • Eliete Oliveira Mário Reis

    legal

  • David Angelill

    Esse blog tá me salvando… A mãe viajou, fiquei sozinho em ksa e se virar na cozinha não ERA meu forte.. haha (E esse mijo com leite hein? hmm… reCOMENDO =] )) Vlw

  • Ana Beatriz

    Uma delicia, sabor incomparável, Diferente e Muito Cremoso.

  • Leticia

    Galera. Eu não gostei com leite, mas recomendo continuarem com a água, o tempero que vem no miojo e adicionem uma colher de requeijao cremoso. Fica mais gostoso

  • Tamires

    Achei que é um desperdício de leite desnecessário.

  • Maluluka

    Adoro miojo de qualquer geitooooooooooooooooooooooooooooooooooooo adorei as receitassssss vou experimentar ….o miojo coz\ido no leite….legallllllllllllll!!!!! bjussssssssssssssssss

  • Lucas

    ficou horrível …salgado e uma gororoba daquelas! Gastei Leite e miojo a toa!

  • Marina Eusebio

    Adorei, muito bom! fiz duas vezes, e a segunda deu mais certo… eu achei que ele simples ficou sem sabor, então acrescentei um pouquinho de pimenta branca em pó, e oregano, ficou divino.

  • LIS

    NOSSA EU FAÇO MIOJO COM LEITE DESDE QDO EU ERA PIVETE…E ADOROooo

  • cida

    Receitinha super saudável e rápida com mijo yakissoba
    compre uma daquelas bandeijinhas de verduras para yakissoba, de uma aferventada ou cozinhe em banho maria por cinco minutinhos, corte um bife grosso de carne ou peito de frango em tirinhas e passe pela frigideira bem quente só para dar uma leve cozida. Ao mesmo tempo cozinhe o miojo conforme explicação do pacote, desligue o fogo e tempere com o tempero que vem junto, misture tudo e bom apetite. Se quizer pode por um pouco de molho shoyo fica ótimo.

  • CRISTIANO PZN

    MEU, O MIOJO É A SALVAÇAO DE QUEM MORA SOZINHO…

    AKI EM KSA NÓS FAZEMOS TODO TIPO DE VARIAÇAO, DESDE MIOJO AO ALEO E ÓLEO ATÉ O MIOJO COM SALSICHA OU CARNE MOÍDA, KAOAKOAK

    FICA MT BOM… E BARATU…

  • André

    Putz Duda, o macarrão ficou mto bom..
    to aqui sozinho em ksa des das 14:00 hs sem comer, axo q foi A Salvação! ^^
    agora da pra estudar mais umas 2 hs e ir dormir, pra encarar um simulado d 80 questões amanha cedo…
    Ô vida de 3°EM kkkk

    Vlw pela dica ! e Parabens pelo site !

  • gororoba de merda da porra
    aff
    pqp
    ¬¬

  • socorronacozinha

    Caramba Thiago! Essa pesquisa foi braba hein?!

    Concordo com você, aqueles temperos possuem muito sal e isso é mesmo um problema para quem tem pressão alta. Eu, mesmo tendo uma pressão normal, procuro temperar sem usar o pacotinho! Dê uma olhada na receita do Miojo cebola e óleo!

    Aproveitando o assunto, é sempre bom lembrar que pessoas de pressão alta devem ficar atentas ao consumo de bebidas repositoras, como o Gatorade. Essas bebidas são recomendadas a praticantes de atividades físicas intensas e proporcionam reposição rápida dos líquidos, carboidratos e sais minerais. Não é recomendável fazer uso da bebida como se fosse um suco, muito menos se houver um histórico de pressão alta, por causa das taxas de sais minerais contidas no produto.

    Sobre o cozimento dos alimentos, é muito verdade que eles perdem seus nutrientes… É sempre bom comer alimentos frescos e preparados com ingredientes não industrializados. Masssssss, como a vida é meio corrida, a gente acaba cedendo… Pelo menos o macarrão não possui os valores nutricionais das verduras e legumes, por exemplo. Assim a gente fica com menos peso na consciência, né?!

    “Não substituir refeições” é uma boa dica, Thiago!! Valeu!!

    Bjinho,

    Duda

  • Thiago

    Caramba! Bizarro isso heim… nem vou tentar huahuah…

    Quanto aos comentários acima, vou dizer o que eu fiquei sabendo há pouco tempo sobre o miojo:

    Foi feita uma experiência com ratos, em três grupos.
    O primeiro grupo comia comida que era feita e esquentada de novo depois de algumas horas. Viveu por 2 meses.
    O segundo grupo comia uma comida que era feita, e logo após meia-hora esquentada de novo. Viveu por 6 meses.
    O terceiro grupo comia comida feita na hora. Viveu por 2 anos!
    O mesmo amigo que me contou isso disse que o macarrão é massa já cozida, e depois nós esquentamos de novo e nisso muitos nutrientes são perdidos. Além disso, aquele temperozinho que vem junto é puro veneno pra quem tem pressão alta.
    Miojo é rápido, prático e gostoso (eu admito xD) mas não deve substituir refeições. Não troque um macarrão com um molho de tomate por miojo!

  • socorronacozinha

    É mesmo, Doutor Abel, carboidrato é um mal necessário pra produzir energia. Só que o miojo com leite pesa bastante no estômago viu?! A noite de amor não vai ser tão selvagem assim… Rs!!

    Abraço!!

  • Dr. Abel

    Acho que não importa a maneira como o Miojo é feito. Após uma intensa noite de amor selvagem, esse prato é a melhor pedida. Rápido de fazer, facil digestão e muito carboidrato para produzir mais energia para o resto da noite.