Miojo com Leite

(Atualização: este post foi escrito quando eu consumia miojo sem o menor freio. Isso não é mais a minha realidade, por isso você vai achar o texto um pouco incoerente com o que venho escrevendo atualmente (veja todos os posts da tag “Miojo“). Apesar disso, resolvi não editar o post e apenas avisar que é possível superar essa fase da vida sem dramas, rs!)

Escrevi sobre miojo outro dia (miojo cebola e óleo)  e vou dar sequência com a melhor dica para macarrão instantâneo de todas: o miojo cozido com leite.

Ué, que cara é essa?? É uma delícia, não tenha preconceito.

Ele fica com um gostinho que lembra um molho branco, algo assim… Acho que tem um toque de lasanha no fundo, vale a pena experimentar!

Receita de Miojo Cozido com Leite

Ingredientes:

1 pacote de miojo

1 e 1/2 copo de leite

Modo de preparo:

Leia na embalagem do miojo o modo de fazer. No lugar da água, use leite (mas neste caso é só 1 copo e meio). Pode colocar o macarrão na panela antes do leite ferver, porque ele ferve rápido demais e o miojo precisa cozinhar!

Quando o macarrão começar a se soltar, dê uma ajuda com um garfo.

O tempo de cozimento vai ser diferente do que estiver na embalagem porque, afinal de contas, não estamos usando água. Você terá que ver quando o miojo estiver cozido. É fácil, tire um fio e experimente!

Escorra o leite na pia, o máximo que puder.

De volta ao fogo, adicione o tempero. Misture rapidinho, para não cozinhar demais o macarrão. Vá puxando os fios para cima para não virar uma papa.

Eu gosto de fazer esta receita com o miojo de galinha caipira, mas você escolhe o seu.

Prefiro colocar  o tempero no final, mas você pode colocar antes de escorrer o leite, assim o sabor ficará mais suave.

Se quiser, use queijos e noz moscada (“muitíssimo pouco”, ela pode acabar com o gosto dos outros temperos). Faça do seu jeito!

É importante saber que, cozinhando no leite, aquele caldinho que sobra não é tão gostoso quanto o do miojo feito com água! É melhor escorrer, vai por mim! Rs!…

Não cozinhe muito senão vai virar uma gororoba!!!

Momento nostalgia:

Eu e minhas amigas de infância fazíamos esse miojo super bem cozido, parecia um tijolo. Ele caia da panela pro prato que nem uma bomba e com o formato do fundo. A gente fazia isso para brincar de “quem come mais rápido”. Era muito engraçado, porque o macarrão pesava no estômago igual concreto e não era fácil comer aquilo. Altas histórias dessas competições…

Experimente o miojo com leite e me conte o que achou!

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

29 comentários… add one

Leave a Comment