Miojo Cebola e Óleo

(Atualização: eu era essa pessoa aí debaixo há 7 anos, por isso este post está um tanto quanto incoerente com o que venho escrevendo atualmente (veja todos os posts da tag “Miojo“). Apesar disso, resolvi não editar o texto e apenas avisar que eu mudei, rs! Todo mundo tem salvação!)

Sou uma daquelas pessoas, abençoadas por Deus, que gosta de miojo.

Faço a festa na seção de miojos no supermercado, compro todos os sabores novos para experimentar. Mas não é qualquer macarrão instantâneo não, as outras marcas que me perdoem mas o apelidado “kinojo” tem que ser da Nissin (pelo menos até a presente data). Ai, ai, mais uma oportunidade de encher meu cofrinho perdida neste post.

Quando faço aquelas viagens malucas com os amigos, não passo aperto. Como macarrão instantâneo no almoço, no jantar e não canso.

banner-300x250-curso-ceia-iniciantes

Aliás, você já comeu o miojo cru?? Hummm, é uma delícia. Parece um biscoitinho. Eu não como o miojo inteiro cru né, só aqueles pedacinhos que sobram no fundo do pacote. Às vezes até chego a quebrar uma lasca antes de levar ao fogo, muito bom! Tinha até uma comunidade no orkut para os adoradores de miojo cru.

Claro, de tanto comer miojo, acabei desenvolvendo umas técnicas especiais.

Não vou ensinar a cozinhar o macarrão porque isso você lê na embalagem, né?! Me poupe!!! E tenho dito.

No inverno, quando está bem frio, gosto de comer o Miojo com aquele caldo que fica se você seguir a receita. É uma coisa meio “sopa de macarrão”, né?! Na primavera, verão e outono eu como sem o caldo. 🙂

Nossa, falando em miojo com caldo, me lembrei de um trauma de infância, vou contar.

Tinha uma tia avó que morava na mesma rua que eu. Minha mãe vivia me levando lá, sempre no final da tarde. Meu tio avô era meio estranho. Ele não gostava de criança, ficava com a cara amarrada o tempo todo. Acho que era para eu não falar com ele, até porque eu falava consideravelmente bastante. (Agora que eu não sou mais criança ele gosta de mim, mesmo falando muito ainda.)

Voltando às visitas, a gente sempre ia lá na hora do miojo. A tia fazia, todo santo dia, um miojo assim com caldinho pra ele. Aliás, eram dois numa panelada só! Disso eu me lembro muito bem! Hummm, e tinha um cheiro maravilhoso… Sempre com o sabor “galinha caipira” (meu preferido, coincidentemente ou não).

Eu ficava aguando no prato dele e ele só dava aquela olhada de lado pra mim… Parecia que ele ia falar “xinspa!!”. Eu botava o rabinho entre as pernas e engolia a saliva toda. A tia chegou a me oferecer umas vezes (claro, eu “dava na cara” que também queria) mas eu tinha até medo de aceitar. Pra você ver, acho que é por isso que eu como miojo com tanto gosto hoje! É trauma!!!

Antigamente não existiam esses sabores “cremosos” que, na minha opinião, nem todos são bons. Apesar de que o “Talharim” é bem antigo e é delicioso.

Eu fazia meu próprio miojo cremoso. Esperava ele cozinhar, tirava a água, colocava o tempero do pacote, uns queijos, requeijão… Humm, era ótimo! Agora, eu faço uma coisa bem menos engordativa, usando cebola. Já chega o tanto de massa que você vai mandar pra dentro né?!

Vai por mim, com cebola fica mais gostoso do que com alho! Então, em vez de “alho e óleo”, é um “cebola e óleo”!

Receita de Miojo Cebola e Óleo

Ingredientes:

Miojo
Cebola
Sal
Manteiga

Modo de Preparo:

Cozinhe o Miojo conforme a explicação da embalagem. Não deixe passar do tempo porque não pode cozinhar muito.

Escorra a água todinha.

Rale um pouco de cebola (quantidade a gosto) em ralo pequeno (não é no ralo da pia e nem do banheiro! É o lado com buraquinhos menores do ralador. Fala-se “ralo” para fazer essa referência).

Em uma panela, derreta a manteiga (uma colher de sobremesa já basta, mas use quanto quiser) e adicione a cebola e o sal (a gosto).

Quando tiver com um cheiro bom e bem derretido, acrescente o macarrão. Mexa bem. Vá puxando os fios para cima, pra não virar uma papa.

Está pronto! Com o saquinho de tempero você faz o que quiser. (Vai com calma…)

Esse Miojo é um “basiquinho”. Você pode inventar várias coisas em cima dele! Por exemplo: se quiser, coloque uns cubinhos de bacon junto lá da manteiga, cebola e sal. Aí você espera ele dar uma dourada e acrescenta o macarrão. E por aí vai…

Depois conta aqui o que você inventou!!

Se você tiver alguma receita bacana com Miojo, escreva aqui nos comentários!

Veja também o Miojo com leite!

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Comments on this entry are closed.

  • Luciana P. Ferreira

    Vanessa, ótima dica! Eu não tinha macarrão instantâneo, então fiz com macarrão mesmo e deu super certo! Na falta do tempeiro do Miojo e do sal que eu também não tinha [kkkk], eu usei Sazón – de feijão mesmo, era o que tinha – e o resultado ficou maravilhoso!! Beijos

  • Reika

    Amei, o miojo ficou uma delicia 🙂

  • erica

    adorei muito legal vc é uma oltima escritora

  • lindinha

    ola,
    faço um miojo com requeijao e creme de leite q e divino.
    primeiro faça o miojo normal escorra a agua misture o tempero q vem nele e coloque uma colher de requeijao e uma de creme de leite.

    bom appt.

  • Vou experimentar hoje pra ver se fica gostoso mesmooo. 🙂

  • É bom poder contribuir um pouquinho também!! Abraços!!!

  • Olha que interessante essa idéia!!!! Adorei. Obrigada!

  • Ah, esqueci de dizer que antes lá em casa somente eu gostava de miojo. Depois de tanto me virem fazendo e comendo, tinha que dividir pra minha mãe e meu irmão. Fez sucesso…rsrs….

  • Eu costumo fazer aquelas sopinhas de pacote Vonno e depois do miojo feito e sem o caldo dele, eu jogo por cima a sopinha e mistura. Fica cremoso e acho que até melhor que os miojos cremosos. Estou curtindo seu site. Abraços!!

  • socorronacozinha

    Giovanni,

    Pela sua receita, acho que você gosta do miojo bemmm grudadinho!…
    Qundo você vira no prato, ele sai com o formato do fundo da panela, né? hahaha!

    Eu também gosto assim!
    Quando eu era menor, eu e uma amiga fazíamos o miojo desse jeito para competir quem acabava de comer mais rápido… Menino… Só de pensar eu lembro dele chegando no estômago! haha!!!!

    Beijos,
    Duda Salgado

  • socorronacozinha

    Nossa Fatima,

    Adorei a sua dica! deve ficar muito bom, vou experimentar!!

    Bjs,
    Duda Salgado

  • Giovanni

    Olha minha vida toda fiz miojo e tbm agradeço a Deus por gostar deles =]
    qndo eu era criança minha mae se separou do meu pai e vivia como diarista… pq a pensao non dava conta neh
    aih eu tinha q me virar na janta
    aih era miojo na veia (se le veia msmo e não véia)
    a melhor coisa foi qndo sairam os cremosos

    eu faço assim coloko 300ml de agua
    quebro o miojo dentro do pakote jah em 4 pedaços iguais
    eh soh kebrar ao meio duas vezes
    ponho na agua e espero fikar mole.. qndo fikar mole eu mexo para ele fikar na panela toda
    e aih entao espero… mexo um pouko…
    e espero q agua evaporar toda
    ate vc perceber q vaih começar a grudar no fundo…
    desliga o fogo
    joga o tempero
    se kizer jogar requeijao ou outras coisas pode tbm.. eu dxo =]

    e mistura q nem um condenado
    aih poe no prato.. ou come na panela msmo
    ele fika bemmmmmmmmmmm cremoso e mtu bom =]
    o melhor eh o di Cheddar
    amo cheddar
    inslucive sua receita de dip di cheddar pro doritos fez sucesso em casa =]

    kda vez q leio esse blog me da mais vontade de cozinhar
    eh.. vou ter q entrar pra academia =/
    ahhuauhauhauhauhauh

    viva o miojo o/

  • Fatima Coelho

    Minha filha adora miojo e minha mãe gosta muito de macarrão alho e óleo. Por isso faço miojo e macarrão de várias formas. Uma delas é com o miojo. Em um recipiente dissolvo um tablete de caldo de legumes, carne ou galinha. Com bem pouca água. Em outra panela coloco manteiga a gosto, bacon picado e deixo fritar bem e acrescento alho picadinho e em seguida o caldo knorr já dissolvido. Não deixo o alho fritar muito e a parte cozinho vários legumes (abobrinha, cenoura, vagem, cará, mandioca, couve flor, brócolis,etc) tudo “al dente” escorro a água misturo com a manteiga e demais ingredientes que já estão sendo preparados na panela dou uma refogada só para os legumes pegarem o gosto desse tempero. Acrescento o miojo já cozido e escorrido, mexo bem coloco sal e pimenta a gosto e por último coloco salsinha bem picadinha e bastante shoyo. È necessário mexer bem a mistura quando for colocar o miojo ou o macarrão, se achar necessário pode acrescentar um pouco de azeite quando estiver misturando o macarrão. Eu mexo o tempo todo com dois garfos grandes (que não sei o nome).Aqui em casa todo mundo A-DO-RA quando faço isso.Chamamos de Yakissoba diferente. Espero que gostem!

  • socorronacozinha

    Marcello,

    Que bom que você gostou do blog!
    Passe sempre por aqui e tire suas dúvidas sempre que elas surgirem!

    Beijinho,
    Duda Salgado

  • Marcello

    Uma Delicia

    Obrigado por este blog existir .
    Parabéns aos seus criadores .

    Podem ter certeza , que vocês conquistaram mais um usuário acido , neste blog .

    Abraços
    Marcello

  • socorronacozinha

    Oi Andrezza!!
    Achou uma pessoa que gosta muito de miojo!!
    Depois você me conta os resultados! 😉
    Beijinhos!

  • Andrezza Carvalho

    Até que enfim consegui achar uma pessoa que gosta de miojo também. Fala sério, na hora da pressa e da fome ele cai super bem. Quem que nunca acampou e passou quase todos os dias comendo Miojo? Vou tentar fazer as variações.