Peixe assado e crocante com maionese Hellmann’s

Sabe de uma coisa? Maionese é um ingrediente que faz a maior diferença no sabor de vários pratos. Quem me conhece há muito tempo, sabe que eu aprendi a misturar maionese com batata-palha bem cedo e que essa incrível combinação alegrou bastante gente ao longo dos anos, acompanhando tudo e qualquer coisa que saía de dentro da geladeira.

Agora eu tenho este blog que ensina pessoas muito inexperientes na cozinha a sobreviverem sozinhas e, claro, não posso mais ficar só dando dicas como “maionese + batata-palha” (mas você anotou?? Rsrs!). Minha responsabilidade é grande e, por isso, a receita que quero dar é de um peixe muito simples de fazer, assim você não tem desculpas para não comer essa proteína tão saudável.

Confesso que não tenho costume de fazer peixe em casa e que nem tenho assim tanta experiência no assunto, mas esse fato apenas confirma a simplicidade da receita. Ela é tão fácil, tão versátil e tão descomplicada que não dá mais para encontrar desculpas para comer peixe só no restaurante ou na casa dos outros.

Receita de Filés de Peixe Crocantes Assados

Ingredientes:

– 500 g de filés grossos de peixe de carne branca descongelados (eu sei que você não sabe qual peixe deve comprar, então aqui vai a dica: linguado, pescada ou merluza. Esses peixes são muito fáceis de encontrar na sessão de congelados do supermercado. Se você vir um desses nomes na embalagem, pode levar. Compre congelado, assim vai ser mais fácil para ir se familiarizando com o preparo do peixe e aí, numa etapa seguinte, você começa a comprar peixe fresco, se quiser. Para descongelar, basta deixar a embalagem dentro de uma vasilha, na parte baixa da geladeira, de um dia para o outro ou usar o microondas, na opção de descongelamento do painel. Procure comprar filés com a mesma espessura, se possível.)

– 4 colheres (sopa) bem cheias de maionese Hellmann’s (eu só uso dela mesmo, porque é “a verdadeira maionese”, rsrsrs!)

– 1 colher (chá) cheia do tempero completo, ou o “mix de temperos” da sua preferência (gosto muito de usar o “Mix de 7 vegetais“, mas também pode ser o “Chimichurri“, o “Lemon pepper” ou outro que você se simpatizar e que, de quebra, ainda esteja escrito na embalagem que é indicado para temperar peixe – por garantia! Ah, existem aqueles “temperos completos” em pasta, mas estou falando dos pacotinhos, que ficam no mesmo lugar onde você sempre pega o orégano, sabe? Os temperos em pasta costumam ser muito salgados, não recomendo para esta receita.)

– 1 colher (chá) rasa de sal

– 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída (ou até 1 colherzinha cheia, se você gostar do sabor da pimenta um pouco mais presente.)

– 1 caixa de cereal de milho sem açúcar, esmagados grosseiramente (o que significa que você vai simplesmente quebrar os flocos em pedaços menores. Este ingrediente é para empanar os filés e deixá-los crocantes. Eu prefiro usar os flocos de milho por ser uma opção mais saudável, mas você também pode usar: batata palha, salgadinhos de milho, biscoito cream cracker ou algum outro ingrediente seco desse tipo e que você perceba que vai ficar “colado” na maionese quando passar por ele. A quantidade vai variar conforme o que você escolher, mas eu sei que você vai fazer uma certa lambança com esses ingredientes, então é bom ter uma quantidade relativamente grande. Ela também vai variar muito conforme o número de filés que você tem em 500 g. Se forem mesmo grossos, o número de filés será menor e você gastará menos cereal.)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 230ºC (isso é um forno bem quente!)

Em uma tigela, misture a maionese com os temperos em pó. Essa mistura vai dar um sabor especial ao peixe e também permitirá que você o empane com os flocos de milho (ou o que tiver escolhido para isso).

maionese-hellmanns-temperada

Seque os filés com papel toalha (não economize!).

Eu prefiro espalhar a maionese pelos filés com a ajuda de uma colher, porque assim evito que os dedos fiquem sujos e acabem colando na “farinha”. Além disso, consigo deixar uma camada mais espessa de maionese, o que fará com que meu peixe fique ainda mais saboroso. Você pode fazer como bem quiser, desde que siga aquela regrinha básica: mãos lavadas antes e depois de manusear o alimento.

Conforme o processo de preparo que achar mais fácil para você, passe os filés super besuntados com maionese na sua farinha de flocos de milho. Um a um ou todos de uma vez, você decide.

Faça com carinho para que fiquem bem empanados.

Vá arrumando os filés empanados em uma forma untada com azeite.

Leve os peixes para assar na parte de cima no forno, que você preaqueceu. O tempo vai depender da espessura dos filés, por isso o ideal é que ela não varie muito de um para o outro. Caso contrário, a carne do peixe ficará assada de forma desigual.

De qualquer forma, é bem provável que seu peixe esteja pronto em 8 minutos. Ele precisa estar crocante por fora (vai ficar mais dourado e as pontinhas dos cereais até poderão chegar a escurecer um pouco) e macio e opaco por dentro (o que significa: cozido, mas não muito).

Para saber se já cozinhou por dentro, basta cortar uma pontinha com um garfo e ver se a carne já está opaca. Se ainda estiver com aspecto de crua, deixe por mais uns 2 minutinhos.

Esse peixe tem um sabor suave, mas se você quiser que fique mais forte, tempere a farinha de cereais com um pouco de sal e pimenta. Sempre que quiser, também experimente outros temperos e altere suas quantidades.

Quer mais uma dica boa? Experimente substituir a mistura de maionese e temperos por Maionese Hellmann’s Tártaro. Ela combina super bem com o peixe de carne branca, você vai adorar!

Por causa da crocância, o ideal é servir o peixe assim que sair do forno, ou acabará esfriando e ficando meio sem graça.

Sirva com uma bela salada, com legumes cozidos, purê de batata ou com um arroz bem fresquinho!

Depois me conta se não foi moleza. 🙂

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Samara Costa

    vc fez com o cereal de milho?

  • Samara Costa

    hoje é meu aniversario e vai ter um jantarzinho, vou tentar fazer essa receita, parece fácil.
    uma perguntiunha! pode assar em forma de vidro?
    Desde já, obrigada!

  • Maria luiza

    Amei seu blog e seu modo de explicar, estarei sempre q tiver tempo dando um passeio por aqui.Abraços e obrigada pelas dicas!

  • Anielle

    Talvez um iogurte natural com esses temperos e ervas deve funcionar tbm. Eu acho.

  • Keillyane Keffry

    Tô fazendo vamos ver resultado rsrs parece estar ficando delicioso.

  • ROBERTO CARLOS

    ADOREI A RECEITA. RECOMENDEI PARA MINHA AMIGA ANGELA!!!

  • clyvia

    Posso usar farinha de rosca no lugar do cereal?

  • Mercedes

    Perfeito; fiz essa receita e ficou maravilhosa!!! A minha família adorou,o peixe ficou crocante por fora e macio por dentro… muito obrigada Socorro na Cozinha…adorei:)

  • Marina

    Vanessa, e esse arroz colorido lindo?

  • Aurea Cristina

    Gostei muito da receita e quando gosto “eu faço”.
    Obrigada.