Hamburguer para o dia das Crianças!

Dia das Crianças!!

O que mais eu poderia pensar em fazer além de escrever uma receita especial para este dia?

Pedi ajuda no Facebook, para algumas mães e, finalmente, tive a brilhante ideia de ligar para meus irmãos (que são crianças) me darem uma força na escolha do cardápio. Fiz uma ligação pelo Skype, eles moram a mais de 400 km de distância, lá em Belzonte.

“Amanhã é dia das Crianças e eu preciso de uma ajuda de vocês! Bom, vocês sabem que eu tenho um blog né? Lá eu ensino as pessoas como cozinhar e queria fazer uma receita especial para crianças. Vocês têm alguma ideia para dar?”

Maria Júlia respondeu: “Bolo! Bolo de chocolate.”

Eu disse: “Mas sem ser doce, me dá ideia de alguma coisa salgada.”

MJ responde com a maior simplicidade do mundo: “pastel de banana!”

#morri!! Fofa demais essa minha irmã.

MJ: “Já sei, hamburguer! Toda criança gosta de hamburguer!”

Eu: “Hamburguer? Hamburguer como?”

Maria Júlia dá a receita:

Minha irmã nem é vegetariana, mas você reparou que faltou a carne? Talvez ela tenha se esquecido, mas a ênfase para o ovo foi tão grande (só podia mesmo ser sangue do meu sangue), que acho possível que ela goste de comer o hamburguer sem carne.

Bom, #ficadica dela para os vegetarianos!

É provável que você já saiba fazer um hamburguer mas talvez se enrole quando tem que fazer vários. Vou te ajudar a preparar um tantão de uma vez e ainda servir tudo quentinho!

Receita de Hamburguer da Maria Júlia (adaptada)

Ingredientes:

Pão de hamburguer (quantos quiser)

Carne de hamburguer (de sua preferência, uma para cada pão)

Ovo (um para cada pão)

Queijo prato, mussarela ou cheddar (na quantidade desejada)

Alface (use folhas inteiras lavadas e secas)

Tomate fatiado (nem muito grosso, nem tipo óstia)

Maionese, mostarda e ketchup (a gosto)

Modo de preparo:

Acenda o forno para pré-aquecer em uma temperatura média.

Separe os ingredientes que vai usar, para ficar tudo bem organizado. Deixe o alface limpo e seco, o tomate fatiado, as carnes fora do plástico, os queijos fatiados e os ovos na beirada da pia. Os molhos também já podem ficar fora da geladeira.

Parta os pães delicadamente para não deformá-los e leve-os para o forno em um tabuleiro. Eles devem ficar lá por uns 3 ou 5 minutinhos. Cuidado para não deixar muito tempo porque senão vão endurecer e virar torrada! Quando apagar o forno, deixe os pães lá dentro para que fiquem quentinhos.

Coloque a frigideira antiaderente (se usar a frigideira certa, vai fazer tudo sem grudar) no fogo alto e vá fazendo as carnes de hamburguer, uma por uma. Não precisa esturricar, só deixe dourar dos dois lados.

Conforme for tirando e colocando em uma travessa, vá cobrindo com o queijo fatiado para ele começar a derreter sobre ela.

Quando terminar as carnes e elas já estiverem cobertas com o queijo, retire o tabuleiro do forno e coloque uma a uma sobre as partes de baixo dos pães.

Volte com tudo para o forno (que já deveria estar apagado).

Comece a fazer o ovo frito. Faça o ovo normalmente, mas fure a gema antes de colocar o sal. Quando o ovo estiver durinho por baixo, use uma espátula para virá-lo de lado. Ele vai ficar bagunçado, mas não tem problema, é assim mesmo!

Vá empilhando os ovos em um prato, para não ficar tirando os pães do forno quente.

Quando terminar, tire o tabuleiro e coloque um a um sobre cada carne com queijo (que vai estar derretido na medida certa).

Por cima do ovo, coloque o tomate (uma ou duas fatias) e a alface.

Antes de tampar o hamburguer com o outro lado do pão, passe maionese, mostarda e ketchup se gostar.

Prontinho!

Ah, pode espetar um palito para o pão não desmontar (se tiver ficado muito alto). Só avise as crianças para que elas não se machuquem!

Bon Appétit!

OBS.: Minha outra irmã, Ana Cecília, colaborou criando um tal de “Sanduchoco” que vou fazer aqui qualquer hora para ver se ela é uma chocólatra competente…

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • vanesca

    Perfeito!!!!!!!!!!!!!

  • amei

  • Aah, que lindas!!

  • Va, amomos fazer parte do seu blog. Cecilia disse:- foi muito divertido, quero ver a foto do sanduba outra vez. juju disse :- a Vanessa caprichou , ela e fofa!