Feijão mulatinho

Como fazer feijão

Cozinhar feijão é uma coisa que nunca pensei que aconteceria na minha vida, mas tem dias que um feijãozinho faz falta, não é verdade?

Você pode comer na rua, pedir para alguém fazer e congelar, mas fazer o seu próprio feijão é uma independência e tanto!

Eu gosto de fazer feijão mulatinho (ou “carioquinha“, aquele meio marrom), acho ele mais gostoso! Mas você pode usar esta receita para cozinhar o feijão preto também, é a mesma coisa!

As medidas que darei aqui são para 5 pessoas, para 4 dias. Se você vai comer tudo sozinho, vai durar quase um mês! Rsrs!

Ah! A panela de pressão no caso é de 4,5 l, o tamanho mais comum de ver por aí, sabe qual? Você já aprendeu a usar panela de pressão aqui no blog, certo??

Receita de Feijão

Ingredientes:

1Kg de feijão
2 litros e meio de água
sal, alho e louro a gosto
linguiça e bacon a gosto se desejar

Modo de preparo:

Escolha o feijão (derrame em cima de uma mesa e vá separando as pedrinhas e feijões estranhos).

Lave o feijão escolhido (o bom, pelo amor de Deus né! O ruim vai pro lixo.) três vezes: lava, escorre, lava, escorre, lava escorre…

Encha a panela com 2,5 L de água e acrescente o feijão. Observe se não ultrapassou o limite indicado na panela. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha.

Deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, abra a panela (leu o outro post, né?) e veja se cozinhou. Se o feijão não estiver cozido e tiver pouca água, coloque mais água e volte para o fogo na pressão.

O cozimento depende do seu gosto. É você quem sabe se prefere ele mais cozido ou durinho.

Agora respondendo a uma pergunta que foi feita aqui nos comentários e que um monte de gente curtiu (imagino, então, que também estejam querendo saber): não espere abrir a panela e encontrar a água incolor como quando você fechou a tampa. A água do cozimento fica escura por causa da cor do feijão. Se cada um daqueles vários grãos soltar um tiquitozinho de cor, a água vai ficar escura! Portanto, é normal que isso aconteça – assim como com outros alimentos.

Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar tudo de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar.

Se for temperar tudo, refogue o tempero (em fogo alto) em outra panela e passe o feijão para ela. Tempere com a tampa aberta para engrossar o caldo, se quiser.

Se for congelar, distribua o feijão pelas vasilhas. Divida em quantidades que você acha suficientes para cada refeição.

Na hora de descongelar, tire a vasilha do freezer 1 hora antes e refogue (fogo alto) o tempero antes de colocar o feijão na panela.

Não fique socando o feijão para ele se soltar, senão os caroços vão se romper e vai ficar aquele monte de casca solta, horrível! Em vez disso, coloque um pouco de água junto que ele vai terminando de descongelar, ou então coloque um minutinho no microondas. Se achar que está “aguado”, continue cozinhando com a panela aberta, até engrossar o quanto você achar necessário.

Pronto, não tem erro!!

O tempero é uma coisa que você vai acertando aos poucos… O pessoal que entende de feijão pode comentar aqui e dar umas dicas, seria legal!

Outra coisa: se quiser, você pode cozinhar em panela normal (sem pressão). O que acontece é que o tempo de cozimento é umas três vezes maior e você tem que ficar reabastecendo a panela com água para ela não secar e o feijão não virar carvão. Masss, se for mesmo usar a panela de pressão, não deixe de ler sobre como usá-la, é muitissimissimo importante! Todas as dúvidas relacionadas a ela estão respondidas naquele post.

Para um almoço daqueles bem caseiros, recomendo que acompanhe seu feijão com arroz, bife, farofa e batata frita! Hummmm!!! Quem não gosta??

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Comments on this entry are closed.

  • Fabio

    tinha que deixar o feijao de molho? sera que vai dar certo isso?

  • Eric Gustavo

    Procure deixar de molho por mais de meia hora e jogue a água fora. Deve resolver.

  • Eric Gustavo

    Quando se cozinha na panela de pressão comum, 4,5L, é aconselhável cozinhar só meio quilo, completando com bastante água. Só assim o feijão ficará bem cozido e “clarinho” sem aquele cheiro forte, além de não precisar abrir e completar água durante o cozimento, o que é uma perda de tempo.

  • leonardo

    Depois que fogar o feijão para comer, suponhamos que foguei muito. Posso guarda o resto na geladeira(sem congelar) e esquentar várias vezes para mim comer aos poucos ?

  • Juliano Santos

    Obrigado! 😉

  • Renata

    Porque o feijão fica com casca grossa ? Tipo do feijão ou pouco cozido ou pouco tempo para engrossar o caldo ???

  • Fábio Ryuichi

    14 anos morando só com um pai que n sabe cozinha,vlw ajudo até demais

  • Jhoelma

    15 anos tentando cozinhar feijão e marido diz que ainda não aprendi. Costumo usar o carioca e ele fica marrento, igual banana verde 🙁

  • Já tem!!!

  • Renata36

    Aconselho colocar louro. 2 folhas grandes ou uma pitada usando o polegar e 2 dedos, se for em pó. Alho com certeza e cominho, mas pega leve pq o sabor do cominho é bem intenso.

  • Vanessa Pereira

    Pique e refogue alho em fogo baixo até dourar, em seguida coloque o feijão cozido e uma pitada de sal deixe cozinhar por mais 5 minutos e pronto.

    boa sorte!

  • Mariana Isabel

    Oi ,a essa altura espero que não tenha morrido de fome,pode colocar o que você quiser (com bom senso claro,não vai colocae Nescau) pode colocar alho pode colocar cominho ,legumes eu não sei ,nunca fiz ,pode coloca r umas folhas de couve folha dentro,feijão é a gosto,eu coloco curry e chumichurri (temperos) .

    Meus pesamês pelo seu pai,seja forte.

  • Henrique Teixeira

    Dica pra quem mora sozinho e costuma (como eu) a esquecer de descongelar o feijão cozido:

    Refogue o tempero em fogo alto e quando o mesmo estiver dourado acrescento água até cobrir o fundo da panela.
    Coloco a “pedra” de feijão e abaixo o fogo, mais ou menos uns 7 minutos após a pedra estiver totalmente desfeita o feijão está pronto. Fica 100%

    DICA 2 (Pra sempre acertar no sal, caso utilize tempero sem sal)

    Minha medida de sal é uma colher e meia de sobremesa de sal para cada 1 KG de feijão e costumo congelar o feijão já salgado, durante o cozimento

  • Juan Paulo Campos

    Bom dia parceiro, o bom e colocar sal/tempero, depois de cozido o feijão. E depende da quantidade de feijão e do tipo do tempero. O bom e ir colocando de pouco em pouco até chegar no ponto que você quer. Mas logo pega a manha de temperar

  • Lilian

    Compra uma panela eletrica de pressao, foi assim que me livrei desse medo. Muito mais pratico e seguro. 😀