Como fazer feijão

Cozinhar feijão é uma coisa que nunca pensei que aconteceria na minha vida, mas tem dias que um feijãozinho faz falta, não é verdade?

Você pode comer na rua, pedir para alguém fazer e congelar, mas fazer o seu próprio feijão é uma independência e tanto!

Eu gosto de fazer feijão mulatinho (ou “carioquinha“, aquele meio marrom), acho ele mais gostoso! Mas você pode usar esta receita para cozinhar o feijão preto também, é a mesma coisa!

As medidas que darei aqui são para 5 pessoas, para 4 dias. Se você vai comer tudo sozinho, vai durar quase um mês! Rsrs!

Ah! A panela de pressão no caso é de 4,5 l, o tamanho mais comum de ver por aí, sabe qual? Você já aprendeu a usar panela de pressão aqui no blog, certo??

Receita de Feijão

Ingredientes:

1Kg de feijão
2 litros e meio de água
sal, alho e louro a gosto
linguiça e bacon a gosto se desejar

Modo de preparo:

Escolha o feijão (derrame em cima de uma mesa e vá separando as pedrinhas e feijões estranhos).

Lave o feijão escolhido (o bom, pelo amor de Deus né! O ruim vai pro lixo.) três vezes: lava, escorre, lava, escorre, lava escorre…

Encha a panela com 2,5 L de água e acrescente o feijão. Observe se não ultrapassou o limite indicado na panela. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha.

Deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, abra a panela (leu o outro post, né?) e veja se cozinhou. Se o feijão não estiver cozido e tiver pouca água, coloque mais água e volte para o fogo na pressão.

O cozimento depende do seu gosto. É você quem sabe se prefere ele mais cozido ou durinho.

Agora respondendo a uma pergunta que foi feita aqui nos comentários e que um monte de gente curtiu (imagino, então, que também estejam querendo saber): não espere abrir a panela e encontrar a água incolor como quando você fechou a tampa. A água do cozimento fica escura por causa da cor do feijão. Se cada um daqueles vários grãos soltar um tiquitozinho de cor, a água vai ficar escura! Portanto, é normal que isso aconteça – assim como com outros alimentos.

Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar tudo de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar.

Se for temperar tudo, refogue o tempero (em fogo alto) em outra panela e passe o feijão para ela. Tempere com a tampa aberta para engrossar o caldo, se quiser.

Se for congelar, distribua o feijão pelas vasilhas. Divida em quantidades que você acha suficientes para cada refeição.

Na hora de descongelar, tire a vasilha do freezer 1 hora antes e refogue (fogo alto) o tempero antes de colocar o feijão na panela.

Não fique socando o feijão para ele se soltar, senão os caroços vão se romper e vai ficar aquele monte de casca solta, horrível! Em vez disso, coloque um pouco de água junto que ele vai terminando de descongelar, ou então coloque um minutinho no microondas. Se achar que está “aguado”, continue cozinhando com a panela aberta, até engrossar o quanto você achar necessário.

Pronto, não tem erro!!

O tempero é uma coisa que você vai acertando aos poucos… O pessoal que entende de feijão pode comentar aqui e dar umas dicas, seria legal!

Outra coisa: se quiser, você pode cozinhar em panela normal (sem pressão). O que acontece é que o tempo de cozimento é umas três vezes maior e você tem que ficar reabastecendo a panela com água para ela não secar e o feijão não virar carvão. Masss, se for mesmo usar a panela de pressão, não deixe de ler sobre como usá-la, é muitissimissimo importante! Todas as dúvidas relacionadas a ela estão respondidas naquele post.

Para um almoço daqueles bem caseiros, recomendo que acompanhe seu feijão com arroz, bife, farofa e batata frita! Hummmm!!! Quem não gosta??

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Comments on this entry are closed.

  • lucaslopes da silva

    boa noite posso bota verdura durante a panela de pressao ja no fogo o antes

  • Aline

    Adorei a pagina, me ajudou muito! 😀 Só tenho uma duvida, a panela de tempero do feijao, e melhor aquela com o fundo mais fino ou o mais grosso?

  • Nena

    Eu sou vegetariana tb e como muitas verduras e legumes como guarnição.
    Não recomendo essa “carne de soja”,tem muita porcaria química na composição que faz muitooo mal. Não vale a pena.

  • geisson

    Acho que coloquei muita água, sai mais água pelo chapelzinho da panela do que vapor, será que desligou ou a agua vai parar de sair?

  • Mylena ribeiro

    1 vez que estou cozinhando feijão ! Muito medo!!!
    Coloquei carne de sol dele. Minha mãe sempre faz assim. E depois q estiver molinho vou acrescentar os temperos. Seja o q deus quiser.kkkkk

  • João Silverado

    Quando se trata de feijão, só digo pra tomar cuidado com o sal na hora de temperar, pois feijão é um “multiplicador de sal”. Se colocar uma colherinha de chá por exemplo, vai virar 5 colheres dentro dele 😀

  • Felipe Debrot Gouvêa

    Excelente blog, parabéns pela iniciativa!!!

    Eu foz meu primeiro feijão da vida hoje *-* e deu certo!!!!
    Graças às dicas do blog e também da minha mãe.
    Já cozinhei com tempeio pra jantar e pro almoço de amanhã, mas se optarem por fazer assim cuidado! Estraga mais rápido do que sem tempero.
    Não fiz um Kg por que moro apenas com minga mulher, seria feijão pra uma eternidade!!! Mas é só seguir a proporção…
    Usei linguiça calabresa (bastante por que adoro e estava sem carne pro jantar) e um pedaço de bacon, três dentinhos de alho e um caldo de bacon (sim eu amo baco ) pra temperar, não usei sal, a lingüiça, bacon e caldo deram conta do serviço…

    O resultado foi excelente! Estou muito feliz com os avanços que faço na cozinha e leio sempre este blog para me ajudar.

    Boa sorte para todos que também precisam de tempoa em tempos de um pequeno “socorro na cozinha”!

  • Lessandra

    verdade Otaciano….

  • Otaciano Junior

    Se é para iniciantes, seria interessantíssimo você explicar o preparo da linguiça de do bacon….. Que mancada!!!

  • Gabriel Leandro

    Blog perfeito para iniciantes na cozinha!!! Seria ótimo também um aplicativo disponível na Play Store, para que nós iniciantes pudessemos acessar as receitas do SmatPhone !!

  • carol

    Quando vocÊ deixa o feijão de molho, o tempo de cozimento diminui… Deixe no máximo 15 min na pressão se você tiver deixad de molho…Após 15 min, abra a panela e veja se o grão está do seu agrado…Caso não esteja, cozinhe mais um pouco…

  • Roger

    Que blog maravilhoso.
    Primeira vez que entro aqui e já salvei no Favoritos!!!!!!!!!!!
    Parabéns!

  • Nathalia

    Parabens pelo site, me ajudou muito! Casei faz 5 anos mas nao sei fazer algo melhor q sanduiche e lasanha kkk, sempre que quero fazer feijao pergunto pra minha mae, mas tenho q fazer na panela normal, tenho medo de usar panela de pressao e acho q e por isso q nunca da certo, mas hj to tentando do jeitinho q ta ensinando aqui vamos ver o q vira…
    se der certo finalmente vou poder convidar os outros pra passear na minha casa huhuhuhhh

  • herbert

    Estou morando sozinho também,e isso ai pedir que deus nôs ajude e adiciona o site nos favoritos obrigado ajudou muito

  • Edson Souza

    Morando sozinho a 1 mês e esse site com certeza vai entrar nos meus favoritos !
    MUUUUITO OBRIGADO!! 😀

  • Daniele

    Oiii Adorei seu blog… e era justamente o que eu estava procurando… um socorro!! Sempre faço feijão e coloco tudo na panela e cozinha e pronto, porém li em um comentário de uma nutri que o correto era deixar o feijão pelo menos 8 horas de molho para fermentar e depois cozinhar, sem aqueles tais ácidos que dificultam a absorção dos bons nutrientes e tudo mais. Enfim deixei de molho e meus feijões simplesmente decidiram abrir, soltar a casca e estão lá horríveis abertos e soltos. o que eu fiz de errado? a água tinha que ser quente?? socorro!!!kkkk

  • Luiz Henrique k

    Muito bom, parabéns… estou fazendo aqui, acabei de ler o post sobre a panela de pressão…mas para prevenir estou um pouco longe da panela hehe

  • Lucivania Duarte

    e você não coloca sal não?

  • pablo souza

    õbrigado gostei muito da dica vou fazer pela primeira vez !!!

  • Nanda

    kkkkkkkkkkkkkkk mesma situação que eu

  • Guilson Dias

    40 minutos depois que a panela chiar ?

  • Lisane Silva

    Com licença… eu sei cozinhar e ninguém me ensinou… hoje não aprende quem não quer porque até mesmo a internet está ensinando. ( Como este site, por exemplo). Rs.

  • Jobenilson Nascimento

    Obrigado pela dica, meu nome é Jobenilson tenho 41 anos, antes nuca tinha cozinhado feijão, minha esposa viajou com alguns dos meus filhos, então fiquei em casa por causa do trabalho, a comida cozida deixada por ela só deu para alguns dias, então tive que correr para a internet e pedir socorro, e achei! ,vocês me socorreram, deu tudo certo que massa, foi uma grande vitoria agora já sei cozinha feijão… ” mas uma vez muito obrigado eté aproxima”

  • maria luisa

    Bom tenho 20a e não sei fazer praticamente nada de comida há algumas semanas me mudei e estou morando com meu noivo! não gosto de fazer comida nem um café sei fazer kkkkkkkkk mas to tentando aprender agora. Enfim aos poucos vou aprendendo rs rs…

  • Gustavo

    acabei de fazer 18 anos:P minha mãe resolveu se mudar e eu resolvi ficar com a casa morando sozinho rs kk até hoje tava vivendo a base de LANCHE & PIZZA mais isso faz mal para o organismo então to aprendendo aqui umas dicas u_u

  • Lucas

    vamos lá né.. to morando sozinho há pouco tempo, tava comendo só pizza e outros afins, por que a mamãe fazia tudo né.! agora…. uai to ficando bão no trem sô, só falta acertar tempero, quando não fica muito salgado fica sem tempero 😀 mas vamos lá né ^^

  • Di Farias

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Di Farias

    Eu to cozinhando Brasil!!! Sou cabra macho mesmo assim to cozinhando!!!

  • Geiise Andrade

    kkkkkk eu também era assim :p