Cestinhas de ovos

Já tinha visto essa gracinha por aí em livros de receita mas nunca tinha feito para saber como ficava. Resolvi experimentar, afinal vale a pena ter mais uma possibilidade de ovo na vida (na minha, pelo menos).

Foi super fácil de preparar, ficou pronto rápido e o resultado me surpreendeu bastante! Não sei se é pelo cozimento que deu uma textura diferente para o ovo ou se é o sabor do peito de peru,  mas tudo isso junto ficou uma maravilha. Sem contar que é uma comidinha bem simples com uma ótima apresentação, né?

Precisa saber quantas pessoas vão comer e quantos ovos cada um vai querer, para não fazer uma quantidade exagerada. Ele é bom quando sai do forno, então não deixe sobrar para ter que reaquecer.

Você vai precisar de uma forma para muffins, que é a mesma que usamos para fazer cupcakes (os grandes, não os minis!).

Receita de Cestinha de Ovo

Ingredientes:

Peito de peru ou presunto (na verdade você pode escolher entre os frios que mais gostar, incluindo mortadela. Eu fiz com peito de peru porque é mais light e eu sei que ele fica muito gostoso torradinho. A quantidade vai de acordo com quantas cestinhas você for fazer. No caso do peito de peru, 2 fatias são suficientes para cada ovo.)

Ovos (na quantidade que desejar, mas é um por cestinha!)

Óleo para untar

Sal para temperar

Pimenta do reino preta, por exemplo, pode ser bem-vinda! Não precisa de mais temperos mas você pode colocar se quiser.

Modo de Preparo:

Passe um pouco de óleo nas forminhas, para untar (só dentro dos buraquinhos que for usar). Não passe muito, se precisar dê umas batidinhas com o papel toalha para absorver o excesso.

Depois de untada, forre a forminha (o buraco da forma) com o peito de peru (ou o que estiver usando para fazer as cestinhas). Duas fatias inteiras serão suficientes para cobrir completamente, sem deixar nenhum buraquinho.

Use uma tesoura de cozinha para cortar as pontas do peito de peru que ficarem para fora da forma.

Quebre o ovo com cuidado para não furar a gema (dê uma batida firme na beirada de dentro da pia e separe os dois lados da casca rachada, virando o ovo em um potinho limpo). Verifique se não tem pedaços da casquinha perdidos pela clara e então vire o ovo dentro da forminha, sobre a cestinha de peito de peru.

Tempere com uma pitadinha de sal (“pitada” é o tanto que você consegue pegar com a ponta de dois dedos). Se quiser temperar com mais alguma coisa, a hora é essa!


Leve ao forno médio por 10 ou 12 minutos, ou até ficarem bem cozidos. Sugiro não deixar cozinhar até esturricar, porque o ovo vai ficar mais durinho e menos interessante.

A cestinha de ovo vai bem com arroz, pão (parta em pedaços e vá comendo sobre fatias de pão, não é pra enfiar dentro e fechar!), batata palha e até salada!

Mais alguma idéia? 🙂

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Juliana Rita Baum

    Adorei!

  • Cássia Oliveira

    Genial esta receita! Tô amando o site!

  • Gustavo

    Oi Vanessa. Eu fiz, deu tudo certo e ficou bem legal. Inclusive fiz de duas maneiras. Como você aconselhou nesse post, e fiz com os ovos batidos também. Ficou legal das duas formas. Só tive um pouco de dificuldade na hora de tirar da forminha. Alguma dica para essa hora? Parabéns pelo blog.

  • olá… coloquei essa receita no meu site http://www.almoco.tumblr.com

  • adorei =]

Anterior:

Próximo: