Carne Moída

Entre as coisas que a gente precisa aprender a fazer para sobreviver, está a carne moída! É, quem não come carne não faz parte deste grupo mas deve ter alguma coisa que a substitua no quesito “sobrevivência”.

É uma comida rápida, barata e muito, mas muito fácil de fazer. É o básico do básico na cozinha.

Bom, mas nada disso importa se ela não for também gostosa, não é? Então você aprende aqui a fazer e vai aprimorando cada vez mais, até chegar no tempero ideal!

Receita de Carne Moída

Ingredientes:

500 g de carne moída (quanto menos pontos brancos você vir na carne, mais limpa e sem gordura ela será. O tipo de carne mais comum de se ver nos mercados já moída é o patinho. Também se vê filé mignon, que é uma carne magra e normalmente dizem que é “light“. Qualquer uma dessas carnes serve, pode escolher pelo preço e pela gordura.)

1 cebola grande picadinha (ou duas pequenas)

3 dentes de alho grandes espremidos (use o espremedor de alho ou compre o “alho pronto”, que é sempre bom ter à mão! É aquele potinho que vem cheio de alho espremido.)

2 colheres (chá) de sal (se for fazer para alguém que não possa comer muito sal, use uma colher só e capriche nos outros temperos)

2 colheres (sopa) de óleo

Pimenta do reino a gosto (eu uso bastante, vou colocando por cima até parecer que caiu em toda a superfície da carne)

Salsinha e cebolinha a gosto (costumo usar quase uma xícara cheia das duas! Eu disse “das duas” e não “de cada uma”. Eu compro as duas já picadinhas e congeladas, o que facilita muito a vida. Não sei se você vai encontrar assim, mas vale a pena comprar, lavar, picar e congelar! Depois é só ir usando congelado mesmo, prático, né? Ops, você não sabe o que é “salsinha” e “cebolinha”? Xiii, então espera eu escrever um post explicando e enquanto isso pergunte no mercado! leia o post sobre “cheiro verde“.)

Molho inglês a gosto (eu uso uma colher de sopa não muito cheia)

Ketchup a gosto (uso uma colher de sopa não muito cheia mas apenas quando não coloco tomates na carne)

Azeitonas sem caroço a gosto (eu não curto muito quando o gosto da azeitona sobressai, então coloco apenas 3 ou 4.)

1 tomate picado, sem pele e sem sementes (é opcional!)

1 pimentão pequeno ou 1/2 pimentão grande cortado em tiras (é opcional! Eu gosto mais do pimentão verde. Retire as sementes.)

1 folha de louro (é opcional! Você encontra na seção de temperos. Não precisa lavar antes de usar!!) :)

Modo de preparo:

Adicione o óleo, a cebola e o alho na panela em fogo alto. Refogue até dourar.

Acrescente a carne. Deixe fritar e também mexa para ela desmanchar. Você vai ver que a carne vai começar a perder água e aí eu te digo: use sempre uma panela grande (ou pelo menos que não seja muito pequena), para dar tempo de fritar a carne antes que ela perca muita água e fique dura.

Acrescente o sal, a pimenta do reino e todos os temperos que você quiser usar, entre os que listei.

Olha só… O medo que as pessoas têm de não conseguir fazer a comida ficar boa acontece porque os livros de receita não nos encorajam a encontrar nossas preferências, apenas falam o que tem que colocar, quanto, onde e como. Aqui eu estou te dizendo o que você pode usar para temperar a sua carne e você, inclusive, pode ter outras idéias! Pode também achar que as quantidades que eu sugeri não são as melhores. O importante é que vá provando sempre e entendendo qual foi a diferença que cada tempero fez no sabor.

No caso da carne moída, como tem uma água danada enquanto você tempera, é preciso considerar que essa água vai secar e os sabores dos temperos ficarão mais acentuados. Já me cansei de salgar demais porque experimentava o sal sem pensar na água que ainda ia evaporar.

Com essas coisas em mente, não tem o menor perigo de ficar ruim. Se ficar salgada, coloque água até cobrir a carne e uma batata (pode ser picada em pedaços grandes). A batata vai sugar um pouco do sal em excesso o caldo em excesso. Entenda melhor sobre este assunto (e a minha correção) no post “Acertar o sal com batata“.

Com a carne já temperada, tampe a panela e deixe cozinhar com o próprio vapor. Se achar necessário, acrescente um pouco de água antes de tampá-la.

Quando o caldo todo tiver secado, está pronta a sua carne moída. Bom, você precisa verificar o tempero e, se precisar corrigir, coloque mais água, como eu falei.

Carne moída é bom com arroz, feijão, macarrão, batata… Mais o quê você sugere?

Ah, você reparou na decoração do prato? Essa dica é velha aqui no Socorro na Cozinha!

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:
banner-culinaria-iniciantes-573x90

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • thaysa

    Muito bom me socorreu aki na cozinha e olha que só tenho 12 anos !!!

  • JP

    Obrigado me socorreu…heheh

  • Carolina

    É uma pergunta subjetiva, mas normalmente essa receita serve quantas pessoas? obg