Brigadeiro de Microondas

Você é daquelas pessoas que gostam muito de um brigadeiro mas morrem de preguiça de lavar a panela??

É, realmente a panela de brigadeiro é bastante chatinha de lavar. Fica formando aquele “leitinho” quando a água entra em contato com a sujeira, é nojento!!!

Já tentei muitas técnicas, como esquentar água na panela suja, por ex. Ficava melhor porque amolecia os restos do fundo. Mas fala sério, dá vontade de vomitar com aquela água suja fervendo! Dá até pra perder a vontade de comer o brigadeiro!

A melhor solução para esse problema é, simplesmente, não ter panela para lavar!!! Sabe como??? Aaaah, é aqui que o microondas entra de novo na sua vida!!

O brigadeiro de microondas é uma maravilha porque você não precisa trocá-lo de recipiente depois de pronto. Você faz em uma tigela que possa ser usada no microondas e serve nela mesmo. Além disso, ele não vai “empelotar” nunca! Você tem que ser muito ruim de cozinha MESMO para que ele não dê certo!

Tudo bem, se você for ruim assim, eu tenho a receita e tudo dará certo:

Receita de Brigadeiro de Microondas

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) bem cheias de achocolatado (ou ao seu gosto)

Modo de preparo:

Misture o leite condensado e o achocolatado em uma tigela (dessas que podem ir ao microondas).

É importante que o recipiente seja fundo porque senão o brigadeiro irá derramar! (Não sabe o que é “fundo”? Ok, não se intimide! “Fundo”, neste caso, é o seguinte: se tiver 20cm de diâmetro, tem que ter uns 10cm de altura. Se você não entendeu, erre no exagero! Use a tigela mais alta que tiver! Só não precisa ser largona demais, a menos que vá fazer muito brigadeiro!)

Pronto! Agora você programa o microondas para 6 minutos, na potência normal mesmo. Você vai reparar que o brigadeiro vai crescer, crescer… É normal, deixa ele quieto!! Quando os 6 minutos terminarem, abra o micro e dê uma misturada no brigadeiro.

Ligue por mais uns 5 minutos. Fique de olho, quando ele baixar de repente, é porque está pronto! Se não baixar, ligue por mais tempo, mas garanto que não vai precisar.

Ele vai descer todinho, como se estivesse encolhendo. Quando perceber que isso aconteceu, desligue o microondas no ato porque vai queimar!

Repare que o brigadeiro terá formado umas bolhinhas de ar. Então, pegue um “pão-duro” (isso é o nome de uma espátula, conhece? Se não tiver, você precisa comprar um, é ótimo!) ou uma espátula qualquer e mexa muito, até seu braço cansar!

Depois, comece a mexer com o outro braço! Vá trocando! Rs! Mexa com vontade. É que assim você dará um “ponto de bala” ao brigadeiro – “ponto de bala” é como se fosse fazer uma bala mesmo. O ar vai penetrando ali no meio e muda a consistência toda, fica meio “puxento”. Caso você goste do brigadeiro “molengo”, aí deixe esfriar normalmente. (Nossa, meio erótica essa parte da receita, Rsrsrs!!!)

Escolha a melhor forma de servir o brigadeiro! Eu sou devota da colher!!

Ah, ok… Você quer enrolar e não sabe como fazer, não é verdade? Imaginei.

É simples: suje as mãos com um pouco de manteiga, tire com uma colherzinha uma quantidade de brigadeiro e faça bolinhas. Tenha um prato cheio de granulados ou o confeito que desejar. Passe as bolinhas pelos confeitos e vá colocando nas forminhas! 🙂

Bom, você pode estar se perguntando: “Mas cadê e a manteiga na receita? Não tem que colocar?”.

A resposta é: NÃO, a menos que você esteja querendo um pouco mais de gordura na sua vida. Fora isso, ela não será útil neste momento, principalmente para o brigadeiro de microondas.

Vou dar uma dica: não economize na hora de comprar o leite condensado. Tem uns por aí que dão um gosto de teta de vaca na sobremesa. Não que eu tenha experimentado uma (longe de mim!), mas o cheiro de um curral (isso eu conheço) deve ser parecido com gosto de uma teta de vaca, de onde sai o leite que o delicioso leite condensado é feito.

Você não gostaria de preparar um lindo brigadeiro e se decepcionar por causa da qualidade do leite condensado, não é verdade?

Esse brigadeiro é especial, hein?!

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

131 comentários… add one

Leave a Comment