Brigadeiro de Menta

Aqui vai um aviso: este post é o primeiro de uma série de posts especiais para a Páscoa! Como é uma das minhas receitas preferidas na vida, resolvi começar por ela.

Adoro chocolate com menta, acho uma das combinações de sabores mais felizes do mundo. Aliás, não queira saber o estrago que sou capaz de fazer em uma caixa de After Eight (agora à venda no Brasil e por um preço justo!).

Por que então não fazer um brigadeiro com sabor de menta? Eu não tomo café, mas esse brigadeiro acompanha muito bem um cafezinho.

Receita de Brigadeiro de Menta

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (do bom, você sabe qual é!)

3 colheres bem cheias de chocolate em pó ou 1/3 do chocolate em barra de sua preferência (eu gosto de fazer com chocolate meio-amargo ou amargo. Você pode usar qualquer um, inclusive o chocolate ao leite. Se quiser, misture mais de um tipo até encontrar o perfeito equilíbrio entre doce, amargo e  o frescor da menta. Só não saia da medida de 1/3 da barra. Ok, se você colocar até 1/2 barra não vai ser tão problemático assim, mas não passe disso!)

1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal

10 a 15 gotas de extrato de menta (você encontra em lojas de produtos para confeitaria ou de especiarias) ou 1 colher (sopa) de essência de menta (também chamada de aroma, fácil de encontrar em supermercados). Seja qual for que você use, experimente para ver se está ao seu gosto e, se quiser com um sabor de menta mais acentuado, vá pingando mais gotinhas)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.

Quando todos estiverem bem misturados, experimente para ver se vai precisar colocar mais umas gotinhas de menta.

Mexa o tempo todo até que a massa comece a soltar do fundo ou até que, levantando a espátula, o brigadeiro caia pazendo “ploc, ploc” em vez de escorrer um fio contínuo.

Quando chegar ao ponto, desligue o fogão. Despeje a massa em um prato untado (lambuzado) com manteiga e espere esfriar para fazer bolinhas.

Use uma colherzinha pequena para tirar quantidades iguais de brigadeiro e fazer bolinhas do mesmo tamanho. Passe nas mãos um pouquinho da manteiga que usou na receita para não grudar.

Passe as bolinhas em confeitos de chocolate granulado e coloque em forminhas para ficar bonito!

Faça brigadeirinhos de menta bem pequenos e delicados para servir com o café para suas visitas! 🙂

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Brigadeiros Xanxere

    Eu faço com licor de menta,faço o brigadeiro branco e adiciono o licor à massa.
    Aí criei o chomenta,brigadeiro preto + o de menta,uma delicia.

  • bia

    muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vera Lucia Campos

    procuro receita de brigadeiro de limão siciliano e de capim santo

  • kiki

    Quanto tempo dura o brigadeiro depois de feito??

  • claudia

    Olá boa tarde queria tirar uma duvida preciso saber quanto tempo dura o brigadeiro depois que vai para vitrine para ser comercializado?

  • Lara

    Menta e chocolate são uma das melhores combinações já pensadas pelo homem, haha. Esses aí me lembram os do Brigadeiro Dicinhada (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/padarias-docerias/docerias—chocolates/brigadeiro-dicunhada), haha, adoooooro.

    Obrigada pela receita, vou tentar fazer 😀

  • Camila Lucena

    O Chocolate em barra que se usa para fazer o brigadeiro é o nobre ou fracionado? Tem que fazer a temperagem do chocolate se no caso for usado o nobre?

  • nossa, amei !!! vou tentar fazer !

  • Nataly

    Adorei as dicas, estou abrindo uma doceria e queria saber qual o prazo de validade do brigadeiro,se pode refrigerar?

  • bruna

    ola, gostaria de saber se eu posso uasar a pasta concentrada de menta.
    bjosss

  • Marilia

    Ola moro nos Estados Unidos queria saber se acho aqui esse granulado com formato diferente e uma graca Obrigada

  • Cínthia Doretto

    Amei! Fiz para a Páscoa e foi o sucesso ficou garantido! Valeu pela dica!

  • Vanessa Nunes

    Patricia,
    Tem mesmo barras com pesos diferentes, porém aproximados. Como não tem um peso certinho para a receita, eu digo 1/3 independente da barra que for usar: Nestlé, Garoto, Hersheys…