Brigadeiro de colher

by Vanessa Nunes

in Doces e Docinhos

Post image for Brigadeiro de colher
PinExt Brigadeiro de colher

Vou direto ao assunto porque com ele é assim: rápido, prático e objetivo. Sem enrolação e nem floreios.

Receita de Brigadeiro de Colher

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (de boa qualidade, sempre!)

2 colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó (pode usar achocolatado mas o chocolate é bem melhor)

1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal (também vem escrito “extra” na embalagem, além do “sem sal”)

3 colheres (sopa) de creme de leite (na verdade você é quem vai saber a quantidade)

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma panela. Se a manteiga estiver em temperatura ambiente, ótimo. Se estiver gelada, ela vai derretendo conforme for esquentando.

Leve ao fogo baixo e comece a mexer pacientemente. Dê um telefonema para colocar o papo em dia com alguém enquanto isso. Vai demorar uns 10 minutos e não pode parar de mexer. Foco no fundo e não se esqueça dos cantos.

Vai ficar tudo meio aguado, depois vai começar a ficar meio “espumoso” (quano ferver) e, logo em seguida, vai começar a encorpar.

Quando você sentir que a massa (é assim mesmo, chamamos “massa do brigadeiro“) está mais pesada para mexer, deve estar ficando pronto. Ela vai se soltar do fundo. Se você der uma virada de leve na panela, vai ver que a massa vai escorregar sem grudar (use este recurso se tiver usado mais de uma lata de leite condensado, porque fica mais difícil ver o fundo só usando uma espátula).

Pronto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Misture bem até ficar tudo da mesma cor, bem homogêneo e deixe esfriar! Se bem que pode comer quente também, aí é com você!

O creme de leite vai deixar seu brigadeiro bem mais cremoso e a quantidade que você usar é que vai determinar essa cremosidade. Uso essas 3 colheres (sopa) mas, como vou acrescentando uma por uma e misturando aos poucos, acabo resolvendo a quantidade “no olho”.

Ah, eu gosto de usar chocolate (o amargo cai bem, 2 quadradinhos é mais do que suficiente para 1 lata de leite condensado) e licor (1 colher de chá) de chocolate. Invente também, é só misturar com os outros ingredientes. Se for algo oleoso (tipo castanhas e outras oleoginosas), acrescente no final, quando o brigadeiro já estiver pronto.

Outro dia eu pensei em fazer uma coisa muito prática para servir para umas visitas, com esse brigadeiro. Mas eu não vou contar não, vou fazer, fotogafar e mostrar. Desculpa aí!

Ah, estou numa produção quase industrial de brigadeiro cremoso para fazer as lembrancinhas de nascimento da Luiza, bebê da minha prima, que vai nascer a qualquer momento (o que pressiona a minha data de entrega). Tenho dedicado minhas noites a esse projeto e fiquei uns dias sem escrever aqui no blog (só 2, né? Mas deu saudade já).

Serão 70 bisnaguinhas como essas de pasta de dente ou de pomada, só que cheinhas de brigadeiro. Imagine 16 latas de leite condensado esperando por você…

Vou ensinar tudinho aqui, nunca se sabe quando será necessário fazer uma lembrancinha, né?! rsrsrs! (Só por amor, no meu caso!)

Ih, embalei no papo aqui e já ia me equecendo:

Bon Appétit!

PinExt Brigadeiro de colher
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Brigadeiro de colher
    Facebook
  • twitter Brigadeiro de colher
    Twitter
  • googlebuzz Brigadeiro de colher
    Google Buzz
  • printfriendly Brigadeiro de colher
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Marcelo Miami

    Parabens seus posts sao sensacionais! Eu posso usar essa mesma receita para enrolar? Obrigado

  • nubia

    eu vou fazer deve ficar uma deliciaaaaaaa

  • KAUAN

    EU TANBEM JA FIZ ADOREI

Previous post:

Next post: