Bolo de bolinhos Ana Maria

Faz tempo que eu queria fazer um bolo de bolinhos Ana Maria. A idéia era fazer um bolo xadrez, usando o bolinho branco e o preto.

Decidi que hoje seria o dia. Receita rápida e prática.

Voltei do trabalho para casa sem dar nenhum cochilo, só pensando em uma receita para vocês copiarem. O caminho é longo e deu tempo de criar e recriar umas 5 vezes. A receita final funcionou super bem na minha cabeça, então fui direto para o mercado com mochila, casaco e guarda-chuva na mão.

Comprei nada menos do que 10 pacotes de bolinho Ana Maria, metade branco e metade preto (supostamente). #Fail número 1: o que eu achava que fosse preto era branco também, só que com recheio de chocolate. Então meu bolo xadrez foi por água abaixo.

Bem, como essa introdução já deu pra imaginar que meu projeto não deu muito certo, pelo menos não como eu imaginei no caminho. Mas nada como outro alguém para errar antes de você, não é mesmo? Então eu continuo no meu papel: ajudar você.

Nem pense em molhar seu bolinho com alguma coisa para umedecer a massa. Ele é fofo demais e não precisa disso. Fui molhar com um pouquinho de leite (com açúcar e baunilha) e quase que o bichinho se desintegrou todo.

Outra ilusão: você não vai conseguir construir uma pirâmide linda e simétrica. Bom, pelo menos eu desisti na primeira camada. Aí fiz só mais uma e lamba os beiços (e os dedos). Super tendência bolo torto! (Ando lendo muito blog de moda.)

É quase certo que você precise levar seu bolo para a geladeira. O recheio, por mais firme que seja, vai escorrer em torno dos bolinhos. Bom, um chantilly provavelmente ficaria no lugar mas eu só pensei nisso agora!

Fora essas dicas, não dá para ensinar uma receita exata. Há uma infinidade de coisas que você pode usar para rechear e cobrir. Vou te dizer o que eu fiz mas confesso que pensei em rechear com Nutella (amo muito nossassinhora), com doce de leite, com um creminho de baunilha…

Você decide a sua combinação e adapta a receita, tá certo?

Receita de Bolo de Bolinhos Ana Maria

Ingredientes:

Bolinhos Ana Maria do sabor que preferir, na quantidade que desejar (acho legal misturar sabores)

2 latas de leite condensado

1 lata de creme de leite light

Chocolate em pó (para fazer o brigadeiro, não use achocolatado)

1 barra de chocolate branco (eu usei Galak)

1 barra de chocolate meio amargo (metade é para fazer raspas para decorar)

Modo de preparo:

Escolha o recipiente que vai usar para montar sua obra de arte. Eu usei um prato de bolo com pezinho para ficar bem charmoso.

Coloque os bolinhos lado a lado, todos juntinhos. O ideal é que estejam sempre, em todas as camadas, no mesmo sentido para ficar melhor de partir. Se quiser fazer xadrez, coloque o preto e o branco alternadamente.

Prepare um brigadeiro branco e, com ele ainda quente, acrescente a barra de chocolate branco derretida no microondas (como ensinei no chocolate quente cremoso). Misture bem.

Prove a mistura, você merece.

Acrescente então metade da lata de creme de leite em temperatura ambiente. Mexa bem.

Distribua essa mistura por cima dos bolinhos delicadamente, deixando cair por entre eles, nas valas, rs! Não sei a quantidade de bolinhos que você está usando, mas é provável que sobre um pouco de recheio, porque rende bem.

Coloque mais uma camada de bolinhos, agora entre os que estão embaixo. Se for fazer mais camadas, coloque mais recheio por cima até chegar na última, que fica esperando a cobertura.

Conselho: Não coloque recheio nas pontas dos bolinhos, elas vão ficar mais bonitas só com a cobertura. (Eu coloquei e ficou feio, olha lá na foto.)

Faça agora o brigadeiro bem macio, não precisa ficar mexendo depois de pronto. Acrescente metade da barra de chocolate meio amargo derretida, mesmo esquema do brigadeiro branco. Depois coloque o restante do creme de leite e mexa bem.

Pegue com uma colher um pouco de cada vez e deixe que caia levemente sobre os bolinhos. Vá decorando do seu jeito.

Deixe esfriar para colocar as raspas de chocolate. Pode deixar um pouco na geladeira se estiver com pressa.

Use um descascador de legumes para fazer raspas. Jogue por cima de tudo para decorar.

Cuidado na hora de partir!! Faça o corte transversal, nunca no comprimento do bolinho. Sua fatia vai ficar com rodelas de Ana Maria.

Mais uma dica: o creme de leite suaviza o doce. Pense nisso na hora de decidir seu recheio.

Ah, se você for experiente em brigadeiro na panela e preferir fazer assim, não tem problema nenhum! Aproveite e acrescente os chocolates com o fogo ainda aceso mas mexa desesperadamente porque o chocolate queima rapidinho. O creme de leite só deve ser colocado quando o fogo estiver desligado. É bom também fazer o brigadeiro de panela com 1 colher de manteiga sem sal.

E aí, me conta qual foi a sua montagem?

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • erica

    muito legal a sua dica apesar de voce ser feliz;e ao editar a receita;voce mostra ser muito carinhosa!
    nós adoramos continue assim que voce vai longe obrigada
    que deus lhe abençoe

  • Nati

    Hummmm.. To comendo aqui agora! Muito boom!!

  • bruno miranda

    uma delícia!