Bife Acebolado

by Vanessa Nunes

in Assados e Cozidos de Carne

Post image for Bife Acebolado
PinExt Bife Acebolado

Vou te ensinar a fazer bife acebolado, bem típico daquela comidinha da mamãe ou da avó, que você enche de água na boca só de lembrar.

Conheço pessoas que gostavam mais do bife da casa dos amigos do que o que faziam na sua casa. Por que será? Bom, acho que tem gente que gosta de “comer fora” desde criança, acha que a comida dos outros tem um sabor a mais. Ou então o bife de casa era realmente uma droga.

Já ensinei aqui como fazer o bife igual ao do restaurante, aquele dos sonhos dos bons comedores de carne. Agora você vai poder escolher entre o bifão igual ao dessas “steak houses” e o “bifim” acebolado que sempre comeu. Talvez você não tenha tido as duas escolhas assim tão facilmente desde sua infância (eu não tive, o bifão era caro!), mas agora você é o senhor do universo e pode fazer o que quiser no fogão! (Desculpem, li o livro “O Segredo” no final de semana e agora estou assim, com esses efeitos adversos um pouco efusivos.)

Ok, vou exagerar menos e dar logo a receita:

Receita de Bife Acebolado

Ingredientes:

500 g de bifes de contrafilé limpos e cortados com 1 cm de espessura (Isso deve dar uns 4 bifes. Se for ao mercado, procure uma bandeja daquelas que já tem o bife cortadinho. Se tiver dúvida peça ajuda a alguém do açougue, não tem mistério!)

1 fio de óleo (faça um círculo) ou 2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de vinagre

1/2 xícara (chá) de água

2 cebolas cortadas em rodelas (retire as primeiras camadas da cebola para descascar antes de cortar em rodelas. Apóie em algum lugar para não se cortar!)

sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma frigideira quente, em fogo médio (na metade do marcador), coloque 1 fio de óleo e deixe aquecer. Se tiver optado pela manteiga, espere até ela derreter. Veja quantos bifes cabem na sua frigideira forrando o fundo e deixando um espaço entre eles, sem ficar um sobre o outro. Coloque-os lá!

Com um garfo, levante a beirada dos bifes para ver se estão dourando. Tempere com sal (use a ponta dos dedos ou um saleiro para temperar a carne em todo o seu comprimento, mas tenha bom senso! Pense que está colocando sal na sua comida, igual faz em seu prato quando precisa! A medida é essa mesmo! Se ficar salgado, prepare o copo d’agua! Se errar para menos, coloque mais sal depois de pronto e, para ambos os casos, mude a medida na próxima vez!). Se os bifes estiverem dourados, vire-os para dourar do outro lado.

Faça a mesma coisa do outro lado, veja com um garfo se já está no ponto. Se estiver, tire da frigideira e termine de fritar todos os bifes (não demore para colocar os outros na panela). Mantenha-os aquecidos, guardando no forno ou no microondas (desligados, claro!).

Agora que você já preparou os bifes, vamos para o molho acebolado. Você vai usar a “sujeira” da frigideira, não a coloque na pia!!

Na mesma panela, acrescente o vinagre e deixe ferver. Adicione a água, dê uma misturada para o “marronzinho” do fundo se soltar e prove o sal. Se achar que está faltando, coloque uma pitada a mais.

Acrescente a cebola e deixe no fogo até ela amolecer e já pode desligar o fogo.

Pegue os bifes de novo, passe-os para o recipiente onde vai servi-los e despeje o molho com as cebolas por cima.

Prontinho!

Você deve estar se perguntando: “por que eu sempre via a pessoa socar o bife e agora não vi isso na receita?”. Eu não costumo bater porque os bifes que eu compro ficam sempre macios. Se quiser, use o socador para batê-los sobre uma tábua, antes de levar à panela, lógico! Isso serve para amaciar a carne.

Como estamos falando de comida caseira, vou sugerir os acompanhamentos: arroz, feijão, batata frita e ovo frito. Hummmm!

É isso aí, aqui tem todas as receitas, fora a batata que eu vou ensinar rapidamente em uma só linha:

Batata-frita: vá ao mercado, compre congelada e siga as instruções!

Se quiser fazer mais ou menos bifes, faça as continhas com os outros ingredientes e manda vê!

Bon Appétit!!

PinExt Bife Acebolado
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Bife Acebolado
    Facebook
  • twitter Bife Acebolado
    Twitter
  • googlebuzz Bife Acebolado
    Google Buzz
  • printfriendly Bife Acebolado
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Betofeliz

    EXCELENTE. Parabéns.

  • Taciana

    Adorei a receita!!!! ficou ótimo!

  • Benedito

    Parabens gostei muito deste site.

  • mayara

    esse site ta salvando a minha vidaaa rsrs

  • francielle

    rsrsr é surpreender mamãe a receita ficou bem explicada então já aprendi a fazer ….

  • angelica da costa teixeira

    amanhã vou preparar essa receita

  • Wady

    vou surpreender a mamãe hahahaha …

  • Cássio

    Muito obrigado pela receita. Moro sozinho e tenho q me virar nas refeições, vou tentar preparar agora….

  • Darlen

    Muito bom… salvou meu almoço…

Previous post:

Next post: