Batatinhas calabresa assadas

Promessa é dívida. Vou começar a postar todas as receitas do meu Natalzinho com os amigos, para você se preparar para o Reveillon.

Vamos começar pelo que acabou em menos de 2 minutos? As batatas lindas que já ensinei aqui, só que em miniatura!

Optei por um cardápio prático, que fosse de petiscos e não de Ceia (digo “jantar” né, porque não tem Ceia dia 23!). Como sabia que essas batatinhas ficariam lindas e que iriam bem com o tender (ainda vou dar a receita), apostei nelas – mesmo não sendo uma comida típica de Natal.

Você precisa viver essa experiência de sucesso absoluto, falando sério. Faça essas batatinhas para qualquer ocasião (ela vai cair bem sempre, vá por mim) e depois volte aqui para contar a quantidade e intensidade de elogios que recebeu.

Receita de Batatinhas Assadas

Ingredientes:

Batatas calabresa, quantas quiser (essas são aquelas batatinhas em miniatura, que você encontra com muita facilidade em supermercados e hortifrutis)

Manteiga para bezuntar (pode ser margarina)

Azeite para bezuntar

Pimenta preta a gosto (não é qualquer pimenta escura, é uma que chama “pimenta preta” mesmo. A medida ideal é até as batatas ficarem bem pintadinhas, como na foto)

Sal marinho moído a gosto (é fácil de achar esse tipo de sal entre os demais temperos no supermercado, mas se não encontrar, use o sal que você tem em casa mesmo. O sabor é diferente, mas não vai fazer o resultado ficar ruim. A medida é: você tem que ver o sal ali, se não estiver vendo sal é porque está pouco)

Alho fatiado em lascas finas, se estiver com tempo para o preparo (pode ser coprado desidratado ou então você fatia bem fininho com muito cuidado)

Modo de preparo:

Faça tudo exatamente como ensinei na versão grande desta receita. Não se esqueça de lavar bem batatinha por batatinha com uma escovinha só para lavar legumes.

Os cortes na batata não poderão ser muitos, vão ser em média 5 por batatinha. O legal é que é a medida de uma mordida (de uma pessoa educada) certinho, ficando interessante na hora de comer.

Você vai espalhar o azeite, a manteiga e os temperos em todas elas de uma vez, tomando cuidado para envolver bem uma por uma.

Se estiver com tempo e paciência, coloque as lâminas de alho entre as fatias das batatinhas. Não precisa ser entre todas elas. Se você colocar o alho por fora, junto com os outros temperos, não vai ficar ruim mas a aparência final vai ser bem rústica. Eles vão ficar hiper torrados (olhe na foto aquelas coisas pretas), mas o gosto não é ruim.

Arranje todas separadas entre elas em um tabuleiro e leve ao forno com o lado dos cortes para cima. Dê uma apertadinha na batata para revelar o lado dos cortes, eles vão se abrir.

Deixe assando em forno médio até que elas fiquem bem douradas e cozidas por dentro (quando achar que está pronto, pegue uma maiorzinha e parta ao meio. Se estiver toda da mesma cor no interior, é porque já assou completamente).

Sirva para comer com guardanapo!

A foto está “meia boca” porque foi tirada às pressas com o celular segundos antes de serem devoradas. Não deu tempo de tirar outra! 😀

Bon Appétit!

__________

Atualizando, em 26/12/2011:

Só para não confundir você, o nome “batata calabresa” tem sido usado para designar essas batatas miúdas. No Hortifruti (grande rede do Rio de Janeiro) por exemplo, esse nome está na etiqueta do produto. Porém, pode ser que você encontre “mini batata”, “batata miúda” ou qualquer coisa do tipo, porque “batata calabresa”, pelo que me parece, tem origem em uma receita muito tradicional com esse tipo de batatinha.

Mais uma coisa: não descasque e lave com uma escovinha em água corrente.

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Aline

    estou amando o blog e esta batatinha ainda é vegetariana, dá prá fazer mmo com a minha irmã (ou prá ela) que não come carne!
    Amei.

  • critiana da silva santana

    vou fazer no final de semana para minha familiaa

  • MARAVILHOSAS!!!SENSACIONAIS!!! NÃO DURARAM NEM 5 MINUTOS NO PRATINHO!!RS
    A MELHOR RECEITA DO JANTAR NATALINO!!

  • Mari

    amigaaaaa,
    seu blog é o máximo… to com uma receita pra te enviar… fiz semana passada…. boa demais… saudade te amo

  • Fiquei com água na boca… Hummmmm!!!

  • São deliciosas! E, lendo a receita, até me animei de tentar! Depois te conto! : )

  • Então, querido leitor desse blog "salva vidas". Tive o imenso e inenarrável prazer de degustar essas deliciosas batatinhas. E, de verdade, por mais que já tivesse visto o post mostrando sua versão GG, não imaginava o quão boas e saborosas poderiam ficar. Comeria mais, comeria agora, comeria amanhã. Mas, como não tenho o dom da bloqueira que nos escreve, só me resta ficar com a boca cheia d'água. Ou aguardar um próximo convite de jantarzinho, lanchinho… Porque, sinceramente, DUVIDO que eu consiga fazer igual Mas, hei de tentar.