Arroz de cenoura com ramas

by Vanessa Nunes on 25/01/2013

in Arroz

Post image for Arroz de cenoura com ramas
PinExt Arroz de cenoura com ramas

Vou pedir a sua licença para chegar falando como se não tivesse ficado dois meses calada. É que senão este blog vai virar uma biografia daqui a pouco, rs!

(Lá vai a louca!)

Como ia dizendo no post anterior, estou querendo incluir as ramas da cenoura (parte folhosa) na minha dieta faz tempo. Dois bons motivos:

1) Existe uma pesquisa que concluiu que as ramas são mais nutritivas que as próprias raízes;

2) No hortifruti que eu faço minhas compras, as cenouras com ramas são mais baratas do que as sem ramas.

É mais por menos. Suficiente, certo?

Nos últimos meses, estava difícil encontrar ramas vivas e bonitas por causa das chuvas, que detonaram as plantações. Como elas ficam logo ali acima do solo e são frágeis, não sobrou muita coisa. Sem que elas estejam fresquinhas e cheias de vida, não adianta levar para casa. Esta semana, tive a sorte de encontrar essa coisa linda aí da foto! icon smile Arroz de cenoura com ramas

cenoura ramas Arroz de cenoura com ramas

As ramas são pesadas, parecem um cabelão cheio, rs! Pendurei na torneira para fotografar...

Primeira vez que comprei uma dessas. Fiquei “me achando” porque todo mundo me olhava desde o momento em que a puxei do “matagal” que estava na prateleira de verduras até quando saí do elevador dentro do meu prédio. Ninguém está acostumado a ver cenouras tão “selvagens” no Rio de Janeiro. Acho que a sensação é a mesma quando você veste uma roupa que você (só você) sabe que será o último grito da moda na próxima estação e, apesar de todo mundo te lançar um olhar curioso-crítico-estranho, você acha que está a-ba-fan-do e que é a pessoa mais “lançadora” de tendências que já se viu em todos os tempos. É, tipo isso.

Cheguei em casa e quase coloquei as cenouras num vaso de plantas, de tão lindas que elas estavam. Depois que pensei que já estava surtando demais com elas, comecei a lavar.

Você já leu no post sobre cenouras que, caso não vá comer as ramas, precisa cortá-las fora antes de guardar para que não retirem a umidade e os nutrientes da cenoura (que é a raiz). Se for comê-las também, não precisa tirar.

Bom, minha geladeira não perdoa “ninguém”. Resseca tudo sem dó nem piedade. Lógico que eu não ia deixar minhas ramas lindas estragarem, então, depois de cortá-las da cenoura, tive que vencer o obstáculo: o que fazer com elas?

Pensei, pensei e decidi que, para começar, poderia ser legal um arroz bem simples (não é risoto, é arroz “basiquinho”), cozido com as ramas e as próprias cenouras, para colorir um pouco.

Bom, acho que você já deve ter aprendido a fazer arroz aqui no Socorro na Cozinha. Caso não tenha lido esse post ainda, vai lá dar uma espiada, vai? Eu te espero.

zzzzz…

Obrigada!

É que eu não vou repetir aqui tudo sobre o preparo do arroz que escrevi lá, senão a gente não acaba hoje. É para fazer tudo igualzinho, você só vai ter que acrescentar mais dois ingredientes e mudar a quantidade dos outros.

Receita de Arroz com Cenouras e Ramas

Ingredientes:

- 3 xícaras (chá) de arroz branco (o agulinha, que é o mais tradicional para nós)

- 6 xícaras (chá) de água fervente (coloque para ferver em uma chaleira ou em outra panela qualquer)

- 5 dentes de alho (espremidos, como na receita do arroz branco)

- 2 colheres (chá) de sal

- 2 colheres (sopa) de azeite (pode ser óleo, se quiser)

- 1 cenoura grande ralada (ou duas pequenas. Sabe usar o ralador, né? Não rale muito fino e nem tão grosso a ponto de fazer rodelas em vez de “tirinhas”)

- 2 xícaras (chá) de ramas de cenoura lavadas e picadas grosseiramente (se tiver mais do que isso e for sobrar só um pouco, não tem problema colocar a mais para aproveitar. Também não faz mal se suas cenouras não tiverem rendido essa quantidade de ramas. Use o que tiver e, se achar preciso, mude proporcionalmente a quantidade dos outros ingredientes para fazer menos arroz. ¨Picadas grosseiramente¨ significa que você vai rasgar com as mãos ou picar com a faca, bem “sem compromisso”, só para elas diminuírem de tamanho e não ficarem muito longas no meio do arroz.)

Modo de preparo:

Refogue o alho com o sal no azeite. Você também vai refogar a cenoura e as ramas. Comece colocando o alho e o sal, misture, acrescente a cenoura ralada e as ramas logo em seguida. Mexa para “todo mundo” ficar bem misturado.

cenoura ramas refogado Arroz de cenoura com ramas

Uns 2 minutos depois, coloque o arroz e misture bem de novo. Deixe refogando uns minutinhos, até secar um pouco da água que veio com o arroz. Continue misturando de leve.

arroz cenoura ramas refogado Arroz de cenoura com ramas

Acrescente a água fervente e, daqui pra frente, cozinhe como se fosse o arroz branco, normalmente. Todas as dicas que eu dei lá são úteis aqui, então leia do início ao fim.

arroz cenoura ramas cozimento Arroz de cenoura com ramas

Quase pronto! Não se esqueça de verificar se a água já secou no fundo...

No final do preparo, quando o arroz estiver pronto, deixe a panela tampada com o fogo desligado por uns 10 minutos.

Bon Appétit!

 

PinExt Arroz de cenoura com ramas
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Arroz de cenoura com ramas
    Facebook
  • twitter Arroz de cenoura com ramas
    Twitter
  • googlebuzz Arroz de cenoura com ramas
    Google Buzz
  • printfriendly Arroz de cenoura com ramas
    Print

Você também deve gostar disto:

  • http://ww.belomarimoveis.com.br Belo Mar Imoveis

    Que deliciaaaaaaaaaaaaaa!
    Parabéns pelo blog!
    Vou seguir as dicas e depois volto para contar como ficou!

  • Silvana

    ela voltou!!!
    amei este blog!!!

    ótima receita.

  • Rafael

    Poutz, que maldade ler isso agora, quase meia noite, a fome chegando e que cara boa desse arroz!

  • Cínthia

    Já está anotado para meu próximo dia de feira! E bom retorno!!!

  • Ágata

    Hmmmm, parece ótimo! Vou experimentar fazer com a panela de arroz e ver se também dá certo.
    E não some não, os desesperados da cozinha sentem sua falta \o/

Previous post:

Next post: