Como calcular a quantidade de massa por pessoa

Quando eu tinha férias escolares e não fazia nada além de estudar na vida, costumava viajar com os amigos por longos períodos. Ô tempo bom!

Miojo era a alimentação básica, sempre. Para variar o cardápio, de vez em quando rolava um “macarrão normal“. Aposto que você sabe do que estou falando…

O macarrão é sempre um problema maior do que o miojo, especialmente se o cozinheiro (“hã-han”) não sabe algumas premissas importantes para cozinhar essa iguaria.

Comecei a ajudar nessa missão escrevendo, anos atrás, como cozinhar macarrão. Agora vim falar como calcular a quantidade, conforme o número de pessoas.

Como Calcular a Quantidade de Macarrão por Pessoa

Enquanto o seu olho não fica treinado (depois de um tempo você consegue medir essas coisas só de olhar para a massa), é melhor seguir algumas dicas de quantidade.

Uma medida razoável por pessoa é 80 g. “Ah, mas como que eu vou saber quanto é 80 g se eu não tenho balança?”. Basta fazer continha e separar montinhos. Minha priminha de 2 anos sabe fazer isso, e você?

“Ah, mas o Pedro come por 3”. Relaxa, a Carol come igual passarinho e no fim das contas dá tudo certo.

Essa quantidade, 80 g por pessoa, é uma média e leva em conta que só será servida a massa, sem nenhum acompanhamento.

Outra coisa que pode variar a quantidade de massa por pessoa é o molho e o recheio (no caso de massas recheadas, como ravioli). Quanto mais ricos (consistentes, “pesados”), menor será a quantidade de massa por pessoa, podendo variar de 10 a 20 g por porção (para menos).

Só mais uma coisinha: massas de formato pequeno rendem menos. É uma boa idéia usar massas grandes quanto tiver muita gente!

Não deixe de seguir as dicas para cozimento do macarrão (link de novo), é muito importante!

Boa sorte!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

26 comentários… add one

Leave a Comment

Anterior:

Próximo: