Purê de banana-da-terra

Um dos acompanhamentos mais amados deste mundo de meu Deus é o purê de batata, mas você já experimentou outros purês para ver se gosta?

É possível fazer purê com muitos vegetais e um deles é a banana! A banana-da-terra é o tipo mais recomendável para este tipo de preparo, por ser menos doce e ter uma polpa mais densa (não é à toa que ela também é chamada de “banana-pão“).

Ah, tá. Você não conhece os tipos das bananas. Entendo. Entendo tanto que até fiz um blog para você.

Não vou listar aqui todos os tipos, vamos falar do que nos interessa agora, ok?

Vou te dar uma dica infalível: quando você olhar para ela, vai arregalar o olho e dizer “noooooossa, que bananão!!”. Não é qualquer banana grande que te faz reagir assim, ela precisa ser realmente uma banana daquelas.

Se na hora de comprar nenhuma banana te causar espanto, se não estiver escrito o nome delas em lugar nenhum (cuidado porque nem sempre as plaquinhas estão no lugar correto e podem te enganar) ou se você quiser tirar a dúvida antes de levar, pergunte para a pessoa que cuida da seção no mercado. Eu te garanto que você não vai mais precisar dessa ajuda depois que encará-la pela primeira vez.

Como a banana-da-terra é muito mais consumida no Norte e no Nordeste do que nas outras regiões do país, este purê leva mais dois ingredientes típicos, para ficar porreta: a manteiga de garrafa e o leite de coco. Ai, mainha!

A receita é fácil demais e eu nem te conto o quanto este purê acompanha bem uma carne seca ou um peixinho. Você precisa fazer para crer. Vixxx.

Vou dar uma receita pequena para você conhecer primeiro. Depois que você testar e aprovar, quando quiser fazer uma quantidade maior, é só multiplicar os ingredientes pela quantidade de vezes que você desejar aumentar a receita. (Você já sabe disso, eu sei. Mas se um dia você tiver um blog de culinária para iniciantes, vai ver como não tem como não escrever certas coisas e dormir com a cabeça sossegada. Tipo mãe. Só que eu não tenho idade para ser a sua. Ou tenho?)

Receita de Purê de Banana-da-terra

Ingredientes:

3 bananas-da-terra

3 colheres (sopa) de açúcar

240 ml da água do cozimento da banana (você vai entender lá embaixo)

240 ml de leite de coco

1 colher (sopa) de manteiga de garrafa

Modo de preparo:

Pegue seu processador de alimentos ou o liquidificador, vamos precisar dele.

Comece cozinhando as bananas em uma panela com água (o suficiente para cobri-las) e com o açúcar, por 15 minutos. Não é para descascar, cozinhe as bananas com casca (e bem lavadinhas, claro).

Depois de cozidas, retire as bananas com um garfo e reserve a água do cozimento para usarmos jajá.

Coloque o leite de coco para esquentar em outra panela ou leiteira enquanto isso.

Descasque as bananas e corte em rodelas. Faça isso enquanto elas ainda estiverem quentes, mas cuidado para não se queimar.

Coloque as bananas fatiadas no processador (ou no liquidificador), junto com 240 ml da água que sobrou do cozimento (essa medida é o mesmo que uma xícara), a manteiga de garrafa e o leite de coco, que já deve ter aquecido à esta altura (espero que você não tenha demorado muito e ele não tenha queimado).

Bata até ficar homogêneo e não mais do que isso, para não ficar com uma textura “puxenta”.

Prontinho, é só servir!

Fácil, né?

Depois me conta o que achou. 🙂

 

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Maikel Fleck Carraro

    Posso utilizar manteiga normal ao invés de manteiga de garrafa ?

  • Irineu Fernandes

    Nâo botei nem 1/3 do tantão de água e leite de coco. Ficou legal. Fico imaginando como ficaria com um tiquinho de gengibre.