Prato Único

by Vanessa Nunes on 22/03/2012

in História e Curiosidades da Culinária

Post image for Prato Único
PinExt Prato Único

Outro dia estava aqui falando de panela wok e citei o “prato único” no meio do post. Depois fiquei me perguntando: será que todo mundo sabe o que é um “prato único”?

Óbvio que não! Este é um blog voltado para quem não sabe fazer ovo frito, lembra? icon smile Prato Único

Vamos então falar um pouco sobre o assunto?

O que é um Prato Único

Basicamente uma refeição completa… Em um prato único!

As palavras que melhor definem esse tipo de prato são: nutritivo, prático, rápido e gostoso. Pode apostar todas as fichas nesses adjetivos, vou te dizer o por quê.

Visualize aí o homem da pedra, a mulher da pedra e as crianças da pedra, todos reunidos em volta da fogueira numa bela noite de céu estrelado. O fogo, uma das descobertas importantes da época, servia para aquecer, iluminar, espantar animais selvagens e cozinhar.

Cozinhar o quê, minha gente? Um filé de carne da caça da semana, acompanhado de arroz integral com casca, salada de folhas e frutos recém-colhidos e farofa de piolhinhos crocantes com banana passa?

Pode até ser que os ingredientes fossem mais ou menos esses mesmo (sempre cereais, verduras, carnes de caça, peixe), mas é óbvio que a mulher da pedra não tinha uma bistequeira, uma caçarola de 24 cm de diâmetro com ótima distribuição de calor e uma cozi-vapore para preparar o almoço. Ela tinha uma panela da idade da pedra, uma precursora das nossas panelas. Era nela que as refeições eram preparadas, tudo junto e misturado! Pratos práticos, rápidos, gostosos (porque eles moravam na caverna mas já sabiam o que era saboroso e o que era ruim) e nutritivos (afinal estamos falando da alimentação de um ser-humano que “ralava” muito!).

Por essas mesmas razões, os pratos únicos também foram muito importantes na alimentação das classes menos favorecidas, quando as classes sociais começaram a se dividir. Sabe o sopão dos pobres? Tipo isso.

Como só de sopa não devia mais aguentar viver o povo, começava aí a criação de pratos variados para as quatro refeições do dia.

Muitas comidas típicas ao redor do mundo nasceram assim! Moqueca, bobó de camarão, feijoada, paella espanhola, cuscuz marroquino, polenta italiana, fondue, pizza margherita napolitana… Pare e pense na quantidade de pratos únicos que você conhece!

Um prato único precisa ter amidos e proteínas, podendo também levar hortaliças e frutas. Em porções menores (tudo que tem menos é mais chique, acho que isso é uma lei universal…), eles levam ingredientes mais sofisticados, para dar um “tcham”!

Só para te lembrar, o amido é um polissacarídeo (carboidrato complexo) substancialmente presente em cereais (grãos ou derivados, como pão, massa e polenta); raízes tuberosas (cenoura, beterraba, batata-doce, mandioca, nabo); tubérculos (batata-inglesa); sementes e frutos.

Como proteína, pode-se usar carnes, peixes, queijos, ovos e até derivados de vegetais, como o tofu (“queijo de soja”).

hambúrguer é um prato único! ÓÓóóó!!!…

Aquela macarronada com molho de carne ou queijo também é! A mesma coisa com os risotos…

Pense mais um pouco e você vai se lembrar da fritada, do pão com ovo, do arroz-de-carreteiro, do feijão-tropeiro, da bacalhoada

E aí? Sacou o “prato único”?

icon smile Prato Único

PinExt Prato Único
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Prato Único
    Facebook
  • twitter Prato Único
    Twitter
  • googlebuzz Prato Único
    Google Buzz
  • printfriendly Prato Único
    Print

Você também deve gostar disto:

  • leda

    Preciso saber a quantidade que devo calcular para servir 200 pessoas com escondidinho de carne seca
    e arroz branco. Aguardo resposta urgente obrigada leda

  • Nanda

    Gostei muito de seu Novo Site, olha gostaria que me enviasse uma dica de Menu , pra almoço de sexta-feira da paixão e do domingo de pascoa. Obrigada

  • Vanessa Nunes

    Thassi, obrigada!!!
    Estou doidinha para fazer um risoto aqui no blog mas estou esperando passar a Páscoa justamente porque quero fazer uns chocolates em série! Olha que coincidência!! :)

  • Thassi

    Faltou a receita de prato único, haha
    adoraria uma receita de risoto, realmente é super prático e delicioso;)

    mas, agora, aproveitando que está chegando perto da páscoa, você podia dar umas diicas pra quem ta querendo fazer os ovos de páscoa em casa esse ano né;)

    adoooroo seu blog, parabéns:*

Previous post:

Next post: