Pepino sem azia!

by Vanessa Nunes on 29/05/2012

in Dicas Culinárias e Truques Básicos

Post image for Pepino sem azia!
PinExt Pepino sem azia!

Tem sempre alguém dizendo que não pode comer pepino porque fica com azia.

Realmente, o pepino é um pouco indigesto mas, o que as pessoas não sabem é que a casca do pepino é rica em enzimas digestivas e evita a famosa azia que dá quando se come pepinos sem casca. Por não saberem disso, continuam descascando o pepino para fazer saladas.

Até já li por aí que o tipo mais comum, o “Aodai” (aquele que tem a casca lisa, toda na cor verde-escuro), é o pior no quesito “digestibilidade” por causa da sua casca, especificamente. Por isso, dizem que eles devem ser consumidos descascados.

Por outro lado, vejo que a maior parte das referências que falam sobre a digestão do pepino não faz nenhuma distinção entre os tipos existentes e recomendam o consumo com a casca sempre, em qualquer um deles.

Realmente, nunca tenho azia por causa de nenhum pepino e sempre os consumo com casca. Tenho muitos problemas digestivos e sou um bom parâmetro! icon smile Pepino sem azia!

Bem, pode ser também por causa de um “ritual” que aprendi com a minha mãe e nunca tive explicações científicas para ele, mas vai que dá certo! Preciso parar de comer pepinos com casca para observar os resultados mas, em todo caso, tome nota:

Lave bem o pepino e corte uma fatia nas pontas, dos dois lados (que eu chamo, carinhosamente, de “bundinha”). Esfregue a fatia que tirou no corpo do pepino (cada vez de um lado porque você só tem duas mãos). Faça isso em movimentos circulares, bem rápido!

Você vai ver que vai sair tipo uma espuminha branca, com um aspecto, digamos… Hum… Nojento! O que se diz é que ela é a responsável pela má digestão.

Lave com água filtrada e continue a preparação (fatiando em rodelas, tiras, como for).

Verdade ou mentira, quando vou fatiar pepinos, sempre paro com a faca na mão e penso: “Ah, não custa nada” e acabo cumprindo o ritual. Rs!

Bem na linha “bater três vezes na madeira” pra afastar coisas negativas.

“1, 2, 3 isola a azia!”

PinExt Pepino sem azia!
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Pepino sem azia!
    Facebook
  • twitter Pepino sem azia!
    Twitter
  • googlebuzz Pepino sem azia!
    Google Buzz
  • printfriendly Pepino sem azia!
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Rosana

    Fiz o que vc ensinou hoje e tenho um estomago muito mala,diversos alimentos me fazem mal.Ontem mesmo comi pepino e no fim da noite vomitei tudo,por não digerir,aí hoje por ser teimosa fiz a salada como vc ensinou,e realmente,nem sinal do pepino no meu estomago tão bom poder come-lo sem fazer mal.Obrigado pela dica.

  • Rogério

    Segundo o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes descascar o pepino deixa ele indigesto, e para não fazer mal, deve se lavar e comer ao natural, “e descascado é mais digestivo”… fonte: http://www.sindicatoruralmc.com.br/pepino.html “A melhor forma de consumir o pepino é comê-lo cru, fresco, ao natural, para que não perca suas excelentes riquezas vitamínicas e minerais. Se cortado e temperado com antecedência, o pepino torna-se indigesto, mas tal coisa já não se dá quando servido inteiro, ao natural, sem nenhuma preparação. O certo é abri-lo na hora de comer. Não é necessário descascá-lo, mas, descascado, é mais digerível.” Pois é aprendi que na casca exitem enzimas que ajudam na digestão??????????

  • Adri

    Esfreguei a pontinha do pepino no restante até ssair bastante espuminha, mas meu marido quase morre de indigestao mesmo assim!

  • Cintya

    Essa história de esfregar a bundinha do pepino não tem nada a ver…se vc fizer isso no pepino inteiro,em todas as rodelas vai sair a mesma espuminha…

Previous post:

Next post: