Panela wok

Acho que nunca se falou tanto em “wok” por estas bandas. Parece que virou moda.

Você já ouviu esse nome? Faz idéia do que é?

A wok é uma frigideira redonda, diferente daquelas que a gente está acostumado a ver. Ela tem as laterais mais altas e arredondadas, fazendo com que o fundo seja proporcionalmente menor do que o das frigideiras tradicionais aqui no Brasil.


Elas são próprias para cozinhar uma grande quantidade de alimento de uma vez e, por ser circular e aberta, permite que o líquido evapore rápido. Isso é essencial para muitas receitas que devem ser preparadas na wok, como os pratos tailandeses, por exemplo!

Claro que podemos fazer comida brasileira, italiana e até aquele famoso “mexido” (restos da geladeira mexidos harmonicamente) na wok, desde que você ache que o formato dela é apropriado para a sua receita. Pratos únicos são perfeitos para esse tipo de frigideira. Ela é ideal também para refogar alimentos, bem melhor do que as frigideiras normais.

Outra utilidade interessante da wok e muito comum na cozinha tailandesa, é o cozimento a vapor. Usa-se cestas de bambu (você deve encontrar em lojas especializadas em culinária oriental) e suportes para cozinhar a vapor sobre a panela wok (cheia de água fervente). Como ela é larga, dá até para fazer peixes inteiros sobre o suporte.

Você pode encontrar a wok com duas alças (como as das panelas normais), com cabo (como as frigideiras mesmo) e com cabo e alça. Eu prefiro com cabo e alça, porque acho mais versátil.

Quando for comprar (ah, compra!!!), escolha uma wok bem pesada, porque elas são sempre as melhores. Certifique-se de que vai aguentar segurá-la pelo cabo com as duas mãos, você vai precisar disso quando criar intimidade com sua panela nova! 😀

Tô até te vendo com a panela na mão e fazendo altas manobras!!!!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Francini Seidl

    Essas panelas wok são tudo de bom, ja comprei a minha!

    E são ótimas!

  • Vinícius Correia

    Se ler o livro do Dr. David Khayat (especialista em câncer), ele diz a mesma coisa, e um dos motivos seria que o fundo da panela sendo menor, o óleo atinge uma temperatura mais elevada rapidamente, consequentemente o ponto de fumaça do óleo diminui, ocasionando assim a formação de compostos cancerígenos (dentre eles a Acroleína). A panela pode causar Carcinomas sim, dentre as provas, são que as mulheres orientais pouco fumam, e mesmo assim as taxas de câncer de pulmão são elevadas.

  • Ronaldo Dabus

    Eu vi essas WOK de cerâmica branca e cerâmica preta na Mundo Cheff tb! Mas não tem todas no site, tem na loja física mais opção de tamanho e cores. Vale uma passada lá. http://www.mundocheff.com.br

  • SUELY

    Comprei uma panela wok da marca shizu já usei é muito boa fiz frango xadrez e yakisoba, recomomendo ótimo produto.

  • Pingback: Receita #1 | Frango Xadrez | Lisergia Verbal()

  • Ricardo Coração de Leão

    “Lauricéia Valente abril 13, 2012 às 23:06
    Vc sabia que :
    O Dr. Mok explicou em uma conferência para a imprensa que o adenocarcinoma de pulmão entre pacientes que nunca fumaram (ou fumaram muito pouco) tem uma incidência elevada na Ásia, e vários fatores ambientais estão envolvidos. Estes incluem a aspiração de fumaça de produtos cozidos em panelas wok?”

    ERRR!!! Se for falar algo, fale direito! O que acontece é que em um estudo antigo mostrou que chinesas tinham cancer de pulmão por que utilizavam oleo a altas temperaturas(facilmente alcançando com uma wok) e inalavam os vapores desse oleo. Oleo barato não tão bem refinado como os de hoje… Então nada haver com essa da panela causar cancer! Quem quiser ler a materia original segue o link http://www.deseretnews.com/article/428942/STUDY-LINKS-WOK-COOKING-HIGHER-CANCER-RATE.html?pg=all

  • Felipe Santos de Oliveira

    Ola Carlos, trabalho com as panelas shizu e cozinho com elas tambem, posso lhe garantir que são ótimas panelas e frigideiras, elas possuem uma anti aderencia fantastica, não tem rebites, tem 3 milimetros de espessura, tem um aquecimento muito bom e vc consegue limpa-las com apenas um guardanapo depois de frituras . Voce pode conferilas em meu site http://www.mundocheff.com.br/ ou então em minha loja fisica.

  • marcos

    Qual o material da penela que melhora o sabor do alimento a ser cozido? (por exemplo: carne vermelha fica mais saborosa em uma panela de barro de alumínio ou de ferro)? a panela de pedra é boa para cozinhar? A panela de material espesso é melhor que a de material fino?