Panela wok

Acho que nunca se falou tanto em “wok” por estas bandas. Parece que virou moda.

Você já ouviu esse nome? Faz idéia do que é?

A wok é uma frigideira redonda, diferente daquelas que a gente está acostumado a ver. Ela tem as laterais mais altas e arredondadas, fazendo com que o fundo seja proporcionalmente menor do que o das frigideiras tradicionais aqui no Brasil.


Elas são próprias para cozinhar uma grande quantidade de alimento de uma vez e, por ser circular e aberta, permite que o líquido evapore rápido. Isso é essencial para muitas receitas que devem ser preparadas na wok, como os pratos tailandeses, por exemplo!

Claro que podemos fazer comida brasileira, italiana e até aquele famoso “mexido” (restos da geladeira mexidos harmonicamente) na wok, desde que você ache que o formato dela é apropriado para a sua receita. Pratos únicos são perfeitos para esse tipo de frigideira. Ela é ideal também para refogar alimentos, bem melhor do que as frigideiras normais.

Outra utilidade interessante da wok e muito comum na cozinha tailandesa, é o cozimento a vapor. Usa-se cestas de bambu (você deve encontrar em lojas especializadas em culinária oriental) e suportes para cozinhar a vapor sobre a panela wok (cheia de água fervente). Como ela é larga, dá até para fazer peixes inteiros sobre o suporte.

Você pode encontrar a wok com duas alças (como as das panelas normais), com cabo (como as frigideiras mesmo) e com cabo e alça. Eu prefiro com cabo e alça, porque acho mais versátil.

Quando for comprar (ah, compra!!!), escolha uma wok bem pesada, porque elas são sempre as melhores. Certifique-se de que vai aguentar segurá-la pelo cabo com as duas mãos, você vai precisar disso quando criar intimidade com sua panela nova! 😀

Tô até te vendo com a panela na mão e fazendo altas manobras!!!!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

15 comentários… add one

Leave a Comment