Como funciona a panela de pressão

Muita gente tem pavor de panela de pressão, não é verdade? Quase sempre é porque já ouviram histórias de panelas que explodiram e, sem saber como funcionam, ficam com receio de usar.

A panela de pressão é uma maravilha porque cozinha os alimentos até 3 vezes mais rápido do que as panelas normais. Para você entender como isso acontece, vou ter que te levar para uma visita às esquecidas aulas de física

Seu professor deve ter te explicado que a água ferve a temperaturas diferentes, dependendo da altitude, isto é, da pressão atmosférica a que ela é submetida.

“E o que isso tem a ver com a minha panela???”

Tudo!  🙂

Funcionamento da panela de pressão

Veja bem: a água ferve a 100°C no Rio de Janeiro (ao nível do mar).

Lá no topo do Everest (8.848 m de altitude), a água ferve a 72°C.

Lá no alto, a pressão atmosférica é menor, a água ferve a uma temperatura mais baixa e a sua batata vai demorar bem mais para cozinhar. Nem adiantaria aumentar o fogo, porque quando a água entra em ebulição (fervura) em uma panela normal, ela mantém essa temperatura mesmo que receba mais e mais calor. O que acontece se você aumentar o fogo, é que a água vai evaporar mais rápido e você ainda vai desperdiçar gás!

Essa tal de panela normal é uma pedra no seu caminho, não é? Se ela fosse uma panela genial, deixaria a água ferver e continuar aumentando a temperatura para as suas batatas cozinharem muito mais rápido!

Tudo bem que você não está no topo do Everest, mas mesmo com a água esquentando até 100°C (quando ela ferve e a temperatura pára de subir), é claro que você quer que ela fique muuuito mais quente para as suas batatas ficarem cozidas mais rápido! Certo?

É aí que entra a panela de pressão! Observe a figura abaixo:

como-funciona-panela-de-pressao

Trata-se de uma panela totalmente vedada (tem uma borracha que veda toda a superfície de contato da tampa com a panela), que impede que o vapor escape. Como esse vapor vai se acumulando dentro da panela, a pressão dentro dela aumenta e fica maior do que a pressão atmosférica.

Como o nível do mar é o máximo de pressão atmosférica que podemos ter para cozinhar (a menos que faça uma viagem para as profundezas do oceano para fazer seu almoço), a panela com uma pressão mais alta por dentro é a única maneira de conseguir que a água suba para uma temperatura superior a 100ºC, atingindo mais ou menos 120°C. Com uma temperatura mais alta da água, suas batatas cozinharão rapidinho!

Mas não é simples assim. Para que não aconteça um acidente, existem as válvulas. É dela aquele barulhinho de apito que você conhece.

É comum que as pessoas se apavorem quando a válvula começa a soltar fumaça. O detalhe é que se pode apavorar se ela não soltar a fumaça!!

Olhe a figura.

O vapor vai aumentando lá dentro e a pressão vai subindo. Chega uma hora que essa pressão atinge um limite. Se subir mais, pode ficar perigoso. Aquela válvula que você vê no centro da tampa, é mantida fechada por um pininho que é relativamente pesado. Quando a pressão dentro da panela atinge o limite, ela consegue empurrar o pino para cima, possibilitando assim que o excesso de vapor escape. Desta maneira a pressão interna se mantém, controlada pela válvula!

Portanto, quando você vir que sua panela está soltando vapor e o pino estiver dançando para lá e para cá no mesmo ritmo, está tudo ok! Não mexa na válvula porque ela garante a sua segurança! Deixe ela trabalhar sozinha!

A outra válvula, de segurança, serve para quando a válvula central não funcionar (porque entupiu, por exemplo). Elas podem estar na tampa (como na figura), embaixo do cabo ou nas bordas da panela. Se a válvula central falhar, elas irão abrir para evitar uma explosão.

Você já deve estar imaginando que, para abrir a panela, é preciso esperar que ela esfrie. Está correto. Se a panela ficou fria, a pressão já vai ter saído.

Tem muita gente que coloca a panela debaixo d’agua para acelerar o resfriamento. Deixe a parte inferior embaixo da água corrente mas não mexa na válvula para diminuir a pressão, porque o alimento pode escapar.

NUNCA ABRA A PANELA SEM ESTAR SEGURO DE QUE NÃO HÁ MAIS PRESSÃO DENTRO DELA.

CONFIRA SEMPRE SE O PINO ABAIXOU COMPLETAMENTE.

Cuidados no uso da panela de pressão

– Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição obstrua o caminho de escape da válvula.

– Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.

Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.

– Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar.

– A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.

Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (repetindo, para você não esquecer).

– Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.

– Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.

😉

Ficou grande, né? Mas é muito importante explicar tudo direitinho em um só post para ter certeza de que você leu tudo e que não vai haver nenhum acidente aqui na nossa Cozinha!

Vamos perder o medo da panela de pressão e cozinhar muito mais coisas gostosas!

Ah!!!! Panela de pressão não é geladeira, viu??? Tem gente por aí que acha que manter o alimento dentro dela conserva alguma coisa… tsc tsc tsc…

Depois me conte como foi sua primeira vez!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Comments on this entry are closed.

  • Vanessa R. Costa

    Já tive muito medo de panela de pressão. Mas como recentemente comprei uma outra panela, diferente da anterior, ela começou a apitar. aqueles apitinhos bem finos sabe, fiquei preocupada kkkk.
    Mas demorou uns minutinhos e ela pegou pressão.
    Ai eu só contei os minutos indicados pro tempo de feijão e acho que tá tudo bem agora 😀

  • Erika Morais

    Estou tão feliz, ontem cozinhei meu primeiro feijão, graças a essas dicas aqui. Em 32 anos foi a primeira vez que usei uma panela de pressão. Sempre cozinhei e assei coisas, mas só em forno ou panela tradicional; não sabia como funcionava essa panela, morria de medo! Agora é só partir pro picadinho, costela e outras infinitas receitas!

  • Lucas Cerqueira

    Já vi uma explosão dessas e não é nada agradável, até hoje tenho medo delas…

  • Nana Nunes

    Luana, muitas pessoas fazem uso desta técnica, mas esse tipo de “manobra” pode levar ao entupimento da válvula com o conteúdo da panela. Mesmo os pequenos pedaços e às vezes até mesmo algo mais caudaloso, pode com o tempo e sem a adequada limpeza, levar ao entupimento da válvula. O ideal é aguardar esses minutinhos ou colocar para resfriar na água. Eu aproveito os minutinhos da seguinte forma: Se o tempo de preparo é de 30 minutos, eu desligo a panela cinco minutos antes do tempo estimado e vou deixando sair a pressão sem que seja necessário colocar algo para suspender o pino ou mesmo colocar na água para resfriamento. Mas, se você estiver com pressa, seja prudente e coloque embaixo da água.

  • Nana Nunes

    Sim, super normal. Atualmente as panelas de pressão apresentam modelos variados, mas o que importa mesmo é que a panela permaneça hermeticamente fechada e com perfeito funcionamento das válvulas. Uso a panela há 5 anos de modo regular e continuo, sempre, com receio. Já vi duas causarem rombos no teto, espalhar feijão para todo o lado e outra afundar o fogão. Entretanto, o uso da panela de pressão não se compara com as demais no que se refere ao tempo de preparo e cozimento de alimentos.

  • Isabela Pinheiro

    Oi, ótimo blog!
    Gostaria de saber se posso substituir a panela de pressão pela de arroz elétrica para fazer feijão por exemplo?

  • Andre

    Talvez seja questão de gosto, mais que segurança. Se for de uma marca boa, tanto faz a tampa estar por dentro ou por fora presa como rosca. Prefiro as que são rosqueadas por fora, pois têm uma aparência melhor. Penso que um dia a aposentarei, removerei as válvulas, e usarei apenas para cozinhar caranguejos.

  • Júlia Carvalho

    Consegui cozinhar meu primeiro feijão! O medo falou mais alto e acabou ficando um pouquinho duro hahaha mas nada que o tempo não dê jeito!

  • Carlos

    Ótima dica perfeito

  • Raiany

    Eu to cozinhando o feijão pela primeira vez.. Um pouquinho assustada ainda rsrs mas depois de ler fiquei mais tranquila.
    Estou sozinha em casa por isso um pouco de medo ainda. . mas por enquanto acho que tah tudo certo aqui.

  • socorro!

    agr ferrou passou 40 min e n sei oq faço…. espero esfriar pra ver se precisa por agua? #usando um cabo de vasora pra controlar td a longa distancia 🙁

  • Alexandra Lima

    As vezes sai um pouco de água pelo pino da panela quando está saindo a pressão. Isso é normal??

  • Aline

    Adorei as dicas pois estou cozinhando costela com cebola e sem agua fiquei com medo mas to mais calma agora que deu as dicas

  • LEONARDO LEMOS

    Fantástico. Estarei iniciando na cozinha em alguns dias, daí o medo.

  • Vítu

    Ótimo tutorial!

  • Camilla Suelen

    Oi me ajuuuuuuude por favor. Comprei uma panela de pressão hoje e adivinha??? Ela está estalado toda vez que pega pressão. E, com medo eu corro e desligo o fogo. O que pode ser?

  • Guilherme

    Valeu as dicas, meu feijão hoje ficou perfeito!

    Abracos!

  • Nathalia Rocha

    Usei minha panela de pressão pela primeira vez depois de um ou dois anos de casamento. rs. Usei morrendo de medo.
    Agora tenho um bebê e estamos na fase das papinhas. Dou de tudo pra ele, incluindo beterraba que demora demaaaaais pra cozinhar!!
    Tive que perder o medo da panela de pressão pra fazer beterraba pro meu filho.
    E foi uma libertação!!! Cozinha mto mais rápido! =D
    Meu próximo passo é fazer feijão pela primeira vez. (sim! 1ª vez! Depois de 4 anos e meio de casamento e 28 anos nas costas. =P)

    Mas esse post foi ótimo e me encorajou ainda mais pra fazer feijão e usar mais a minha temida panela de pressão.
    Aliás, amei o blog! Virei ‘freguesa’! rs.

  • Roberta Cardoso

    aqui tbm!

  • Pingback: Panela de Pressão | Gestão cá de casa()

  • Alessandra Soares Trein

    Tô na mesma situação hehehehheh

  • Alessandra Soares Trein

    Kkkkkk muito bom ocomentário 🙂

  • Alessandra Soares Trein

    Obrigada pelas explicações… foram muito úteis! 🙂

  • Brendon

    Deixei o feijão pressão cozinhar por 45min na pressão, com muito medo de explodir, mas acho que deu certo!

  • Pingback: Estilo Livre – Beauty Color |()

  • Gabs

    To fazendo um doce de leite, mas morrendo de medo de explodir kkkk

  • Joaquim Vianna

    Ok… eu confesso!!! Eu era aquela pequena “criança-demônio” que adorava empurrar para baixo o pino da panela de pressão (talvez pelo inconsciente desejo do Kabooom!!!). Hoje, muuuuito mais velho e, seguindo a prudência que a idade propicia, agradeço a pertinência do post, vez que, estou pretendendo enfim comprar (E USAR…) uma panela de pressão do modo mais seguro e, sem ‘Kaboooms’ 😉
    Porém, eis a DÚVIDA CRUEL: Qual o tipo mais seguro, aquelas panelas de pressão com tampa grossa e que fecham por fora, com trancas, ou aquelas que a tampa precisa ser encaixada de dentro para fora (e parecem mais frágeis, ou finas…). Abraços a todos.

  • cybeli cristine silva freitas

    a minha panela é nova ja usei outras vezes, esta limpa tirei tudo e limpei mas mesmo assim a valvula de segurança esta abrindo, nao sei o que fazer

  • Junia

    Muito boa a explicação, mas depois que duas panelas tiveram a válvula de segurança explodida ainda estou com receio de continuar a usar

  • Grazi

    Adorei seu post, estou com a minha panelinha (que eu ganhei da minha mae e nunca tive coragem de usar rsrs) no fogo pela primeira vez! Adeus jejum feijao!!! 😀

  • bruh

    fiz meu primeiro feijão esta semana após 6 meses de casada! Ficou bom!! rss
    Eu tinha maior medo de mexer com panela de pressão, agora acho tão simples! 😛

    obrigada pelos esclarecimentos e dicas.

  • Solzinha

    Ai, já moro sozinha há um ano e meio, e hoje comprei minha primeira panela de pressão. Antes eu trazia congelado da casa da minha mãe (rsrs). Acabei de colocar o feijão pra cozinhar! Desejem-me sorte kkk Suas dicas são muito valiosas. Adorei o blog. ;*

  • Thiago

    Muito obrigado, vou fazer minha primeira sopa de feijão branco com carne de porco! hehe, vai ser uma surpresa pra minha namo q está durmindo neste momento! hehehe
    desejem sorte para mim!!!!

  • Pedro Carlos Leite

    Excelente texto, muito obrigado!

Anterior:

Próximo: