Morangos com açúcar

Hoje é 12 de junho, Dia dos Namorados. Todo mundo trocando fofuras no Facebook, no Instagram, “#” pra lá, “#” pra cá… Que coisa linda! Neste momento só me vem à cabeça: não basta amar, tem que “#amar #amorverdadeiro #amoreterno.

Só que eu, Vanessa, apesar de canceriana, aprecio esse clima de #romance com moderação.

Fora os adolescentes apaixonados que já começam a amar em menos de 72 horas após a primeira troca de olhares (normal, eu também tive esse “timing” um dia) e por isso podem #amarmuitomesmo #comhashtag, os casais mais “maduros” têm algo que pertence só a eles. É só dos dois, de mais ninguém. Uma espécie de identificação, senha de acesso. Um reconhece o que vem do outro e sabe que é deles. Se não for reconhecido, não é. Podem falar para o mundo através de “hashtags” (“#”) um monte de coisas bacanas, mas só o que o outro autentica com o coração, é que é sentido.Frases (e hashtags) de efeito no Dia dos Namorados” agradam, geram “likes”, mas não fazem o login.

Eu sei. Eu sou meio nerd e esse papo é um pouco viajante, mas você não sabe da maior: vou conseguir emendar uma receita daqui a três parágrafos.

É que muitas vezes esta data é um desafio para os namorados, principalmente os que estão juntos há muito tempo. Todo ano é preciso pensar em uma surpresa nova, seja ela uma declaração de amor ou um presente que faça sentido com o tema. Sei não, mas acho que essa tendência acaba tirando o brilho do Dia dos Namorados.

Minha proposta é a seguinte: seja simples e surpreenda seu amor (ai, que frase cafona) com uma delícia que ninguém poderá duvidar que foi você quem fez. Uma surpresa simples de verdade, mas verdadeira. Talvez a foto não gere tantos “likes” quanto um incrível bolo de chocolate em forma de coração, mas quem importa para você vai curtir.

Vai parecer simples demais, mas tem um ingrediente que vai dar um toque especial. Ele vai aumentar o sabor de tudo e é isso que queremos neste dia.

Morangos com açúcar

Ingredientes:

– 500 g de morangos à temperatura ambiente (são duas caixinhas. Procure caixas com morangos vermelhinhos, com cheiro doce, sem machucados e sem mofo! Claro que você pode fazer com 1 kg de morangos, se quiser um visual mais farto. Essa quantidade que eu coloquei, é ideal para duas porções: olha que romântica que eu estou agora!).

– suco de 1/2 limão espremido na hora (se não tiver um utensílio espremedor, é só apertar que o suco sai! Aí, eu recomendo que você leia o post que dá dicas sobre como tirar mais suco do limão. Se não quiser ler, apenas esprema um pouquinho mais da outra metade, só um pouquinho. O limão é o ingrediente secreto! É ele que vai fazer com que o seu “morango com açúcar” não seja igual a qualquer um.).

– 2 colheres (sopa) de açúcar refinado (o “açúcar comum”. Se quiser, pode acrescentar mais 1/2 colher no final.).

Modo de preparo:

Lave bem os morangos, com cuidado para não machucá-los. Deixe escorrer, para tirar o excesso de água.

Providencie uma tigela bem linda para você servir sua surpresa.

Eu disse “linda”! Não é esse pote de plástico azul que você gosta de comer leite condensado com Nescau. Se não tiver nada bacaninha em casa, arrume uma taça de vinho bonitona ou até mesmo um copo mais “chiquetoso”. Bem, se também não tiver um ítem desses, olhe em volta. Procure uma caixinha de porcelana na estante, um cinzeiro de cristal… Aposto que você vai encontrar alguma coisa. Apenas lave bem antes de usar!

Com uma faca, corte os cabinhos, sem arrancar lascas das frutas junto. Só os cabinhos!

Você pode cortar cavando um “V”, para eles ficarem com formato de coração quando cortados. Olha que coisinha mais meiga e fácil de fazer:

Morangos em forma de  coração

Como cortar morangos em forma de coração

 Não precisa cortar todos ao meio, pode ser só os grandes!

Use um papel-toalha para secar os morangos e coloque todos eles na sua linda tigelinha, devidamente aparados e cortados (conforme eu disse acima).

Adicione o suco de limão e o açúcar. Misture devagar para espalhar de maneira uniforme, com cuidado para não machucar os morangos.

Deixe essa mistura descansar por uns 15 minutos, para o sabor apurar. Só não pode passar muito disso, senão o resultado não vai ser tão delicioso. Não deixe passar de 20 minutos, por exemplo. Acho que esse seria o tempo máximo (mas não testei!).

Depois desse tempo, experimente um pouquinho e veja se precisa colocar aquela 1/2 colher de açúcar que eu falei. Se precisar, acrescente, misture e não precisa deixar descansar de novo.

Pronto!

Você também pode preparar os morangos em outra tigela qualquer e passar para a bonita quando for servir, assim a borda não fica suja.

Se quiser usar creme de leite para acompanhar, basta bater o conteúdo de uma lata com uma colher (sopa) de açúcar. Bata com um “fouet” ou “batedor de claras” para dar um pouco mais de volume e para misturar bem o açúcar. Aqui no post sobre claras em neve tem foto para você identificar o utensílio. (Preciso dizer para bater o creme de leite em um recipiente maior ou você saberia que não dá para fazer isso diretamente na lata?)

Também dá para usar outras frutas vermelhas, como framboesas, amoras, groselhas (elas parecem cachinhos de uvas bem miudinhos, mas as frutas são vermelhas e redondinhas) e mirtilos (umas bolinhas azuis, também chamas de “blueberries“). Fica lindo!

Você pode estar se perguntando: “Mas eu vou agradar com um pote cheio de fruta?”

O foco é você. Se fosse para chamar atenção para a complexidade da sobremesa que você é capaz de fazer, seu doce se destacaria mais do que você e a sua graciosidade em tentar agradar quem ama. Homens: não tenham medo de serem “graciosos”! 🙂

Se fosse pelo que tem nas mãos, a pessoa que entrega as delícias da confeitaria mataria todos os clientes de paixão.

Bom, nada impede que você queira surpreender com sucessos culinários em todo o resto do ano. Para isso, estarei aqui te esperando!

Faça foto de tudo e não se esqueça de postar com a hashtag #socorronacozinha (rsrsrs!)

Divirta-se no dia dos namorados!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • maria

    vai aao Fogoo??