Equivalência de Pesos e Medidas

Você leu aqui no Socorro na Cozinha que a receita leva “1 xícara (chá) de açúcar” e “uma colher  (sopa) de achocolatado em pó”.

Mais do que depressa, você abriu seu armarinho, pegou aquela xícara que você adora tomar chá (sopa, leite, vodka…), encheu de açúcar e misturou aos ingredientes.

Em seguida, pegou na gaveta aquela colher maravilhosa para tomar sopa e mediu o achocolatado.

É, você seguiu a receita direitinho. Entretanto, é preciso levar em conta que a xícara e a colher da minha casa, da sua, da Dona Benta e da Ana Maria Braga podem ter tamanhos bastante variados. O correto é usar medidores padronizados, que são facilmente encontrados em lojas de artigos de cozinha.

Conjunto de medidores de colheres

Conjunto de medidores de xícaras

Jarra de vidro graduada

Outro detalhe é que aquela velha receita de família está com medidas da época. Por exemplo, as xícaras mudaram um pouco de cara e de tamanho. O medidor tem a medida daquela antiga xícara e vai dar tudo certo!

Quando for medir ingredientes secos em xícaras ou colheres, nunca os aperte, a menos que a receita diga para fazer isso, ou no caso do açúcar mascavo, que tem que ser compactado à medida (Óóóó!… Você nem sabe direito o que é açúcar mascavo, quem dirá que ele tem que ser compactado! Agora já sabe…)

Usando medidores de xícaras, coloque os ingredientes ali dentro com leveza (hehe! Estou te imaginando…) e nivele-os com as costas da lâmina da faca, para ficar no nível certo.

Se a receita pede uma colher cheia (de sopa ou de chá), ponha duas rasas. Aquelas colheres que eu falo aqui no blog que são “de mãe”, são cheionas mesmo, transbordando!

Agora, repita comigo: nunca vou usar colheres do meu faqueiro para medir, sempre usarei um medidor!

Meça condimentos em qualquer lugar que não seja sobre a tigela em que estão os outros ingredientes, porque se você errar vai estragar tudinho!

Sempre que usar medidores, seja limpinho e cuidadoso: lave e seque! (“E seque”, captou?)

Agora, tem vezes que a receita diz: “1 litro de leite”, “1 garrafa de suco”, “1 pitada de sal”, “1 prato fundo de farinha”…

Opa! Pera aí!! “Garrafa”? “Prato”?? “Pitada”? Só falta esses doidos dizerem “1 tico de canela”. (Ih, acho que eu já disse!)

É, isso mesmo. Você precisa de ajuda até para usar seu medidor novo:

– 1 copo de água comum (daqueles de requeijão) equivale a 250ml

– 1 litro equivale a 4 copos (de requeijão)

– 1 xícara de líquido é o mesmo que 240ml

– 1 litro equivale a aproximadamente 4 xícaras e 1/4 xícara (chá)

– 1 colher (sopa) de líquido equivale a 15ml

– 1 xícara (chá) de líquido equivale a 16 colheres (sopa)

– 1/2 xícara (chá) de líquido equivale a 8 colheres (sopa)

– 1/4 xícara (chá) de líquido equivale a 4 colheres (sopa)

– 1/3 xícara (chá) de líquido equivale a aproximadamente 6 colheres (sopa)

– 1 colher (chá) de líquido equivale a 5ml

– 1 colher (sopa) de líquido equivale a 3 colheres (chá)

– 1 cálice de líquido equivale a 9 colheres (sopa) de líquido

– 1 pitada é o tanto que se pode segurar entre as pontas de dois dedos ou 1/2 colher (chá)

– 1 punhado é a porção que pode ser apanhada com a mão

– 1 fio é quando traçamos uma linha, fazemos um risco com o ingrediente

Bom, acho que depois de tudo isso, se você ainda não aprendeu a usar medidas, pelo menos você não vai esquecer que “xícara” é com “x” e “chá” com “ch”!

😀

Atualização: Corrigi uma medida que escrevi errado e editei o texto para ajudar a compreensão. Obrigada a todos que comentaram.

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

41 comentários… add one

Leave a Comment

Anterior:

Próximo: