Lavanderia sem vexame

O Tiago S. fez o que eu recomendei, pediu ajuda no post feito especialmente para dúvidas. Disse assim:

Lavar roupa eu estou em um dilema. Depois que vim morar provisóriamente em Salvador (só fico até abril de 2012), estou em uma casa que não tem máquina de lavar. E como não vou ficar aqui pra sempre não vou comprar uma. Por hora mando as peças numa lavanderia e as roupas de baixo eu mesmo lavo no tanque, que beleza.

Encontrei outra lavanderia aqui do lado que tem a opção self service. Mas eu nunca lavei roupa antes, até comprei um sabão em pó líquido e o amaciante, mas tenho dúvidas nas proporções. Lavar lá é uma puta pressão, porque a lavanderia é grande então o mico é em público aberto, por isso ainda não arrisquei.

Primeiro que sei que tem um lance das cores, mas que ainda não sei qual não pode com qual, só sei que as brancas tem que lavar separado, mas nem tenho tantas roupas brancas assim.

Segundo que não sei se posso colocar meu lençol ou minha toalha junto com as outras coisas. Depois a quantidade de sabão e tal que terei que colocar, pra quantidade de roupa que vou estar levando, já que lá não tem uma balança pra eu ficar fazendo a proporção e não vou ter roupa suficiente pra encher uma máquina enorme de sei lá quantos kg.

Por isso, continuo mandando na lavanderia =/

Tiago, meu querido. Suas dúvidas já indicam que você leva jeito, vai fazer sucesso lavando roupas na lavanderia em poucos dias.

Vamos por partes. Acabei fazendo um resumão (tutorial, rs!) de tudo que ainda vou escrever aqui no blog sobre lavagem de roupas.

Qual é a dificuldade de perguntar para a moça que fica atrás do balcão a capacidade das lavadoras? Alguém há de saber, você não acha? Isso se não estiver escrito em algum lugar bem na sua cara. Já experimentou dar uma geral na própria lavadora para ver se está escrito? Tenta achar a informação por lá, ela é chave!

Sobre a capacidade da lavadora: numa boa? Ela aguenta até onde a água cobre. Pode colocar o tanto de roupa que couber dentro dela.

Como comprou o sabão em pó líquido (acho que é sucesso total entre os homens), precisar ver aí na embalagem a quantidade recomendada. Normalmente é uma tampa (não é a tampa tooooda cheia, é o copinho que vem dentro dela, já reparou nele?) para uma lavadora de 6 Kg cheia de roupas. Se resolver usar sabão em pó, observe no compartimento do detergente (que é o do sabão) qual é o limite de quantidade, quase sempre tem uma marquinha para sinalizar. Encha até ela se a máquina estiver cheia.

Já o amaciante, são duas tampas a quantidade recomendada para uma capacidade incógnita que não vem escrito em lugar nenhum. Eles falam “duas tampas ou meio copo americano (90 ml)” e se esquecem de dizer para quantos quilos. Eu acho que eles devem também usar 6 kg como referência.

Bom, dito isso tudo, eu vou direto à minha dica: use uma tampa cheia de cada um e pronto. Te garanto que vai dar tudo certo. Se colocar pouca roupa mesmo, use a metade. Se a sua roupa ficar meio áspera depois de seca, foi excesso de detergente. Se ficar muito lisa parecendo que tem sabão, foi excesso de amaciante. Sabendo disso você aprende a regular as quantidades nas próximas vezes.

Outra: ninguém fica calculando precisamente o peso das roupas e as proporções exatas dos produtos, nem a dona de casa mais caxias.

No caso das toalhas, se tiver essa opção, faça duplo enxágue para tirar bem o amaciante. A toalha com amaciante em excesso parece que não enxuga! Ah, e elas precisam sim ser lavas separadamente. Experimente juntar toalhas sujas por mais tempo para ter mais peças na mesma lavagem. Vai lá na loja comprar um jogo de toalhas novo se precisar, é gostoso comprar toalhas, rs!

Roupas coloridas em geral podem ser lavadas juntas, mas você não deve misturar roupas delicadas com roupas pesadas, mesmo que sejam da mesma cor. Lave pelo menos seus jeans separadamente para não esgarçar as outras roupas.

É provável que você perceba que uma roupa solta tinta quando vestí-la pela primeira vez, porque vai manchar sua pele e/ou a outra peça de roupa que estiver em contato (tipo cueca branca que fica azul, já aconteceu?). Aí você já sabe que é melhor não lavar junto com mais nada. A não ser que, por exemplo, seja uma calça jeans. Se lavar com outras roupas jeans não tem problema, é até bom para reavivar as cores! Entendeu essa parte?

De qualquer forma, você pode fazer um teste de firmeza da cor (duvido!!): molhe um pedaço dela, cubra com um pano branco (que não sirva para nada, porque pode manchar) e passe ferro quente por cima. Se soltar tinta no pano branco, já sabe o que vai acontecer na lavagem.

Roupas brancas: é melhor mesmo lavar separado. Elas precisam de um tratamento especial e de produtos especiais. Fala sério, suas roupas brancas merecem ser brancas!

Recomendo que use o Vanish Poder O2 Crystal White. É bom mesmo. Aí você faz assim: se for usar uma tampa de detergente, coloque 1/2 tampa de Vanish (para simplificar). Se suas roupas estiverem com manchas persistentes, aí você capricha na quantidade, pode colocar até uma tampa de Vanish para uma de detergente (isso vem escrito na embalagem). É esse aqui, ó:

Tente acumular suas roupas brancas, assim como as toalhas, ou então aceite a realidade de que precisa lavá-las separadamente, ainda que sejam poucas.

Pode lavar seus lençóis com as roupas, se não puder lavar separado.

Pano de prato, você lava? Eles nunca devem ser misturados com absolutamente nada. Se for lavar pano de prato, lave só eles.

Suas roupas íntimas você pode continuar lavando na mão porque é mais higiênico. Agora, porque é que vocês homens vão para o tanque lavar suas cuecas e não lavam no chuveiro como nós mulheres? É tão mais fácil! haha!

Tiago, você deve estar pensando: “Puts, depois de tudo isso eu tenho certeza que vou continuar mandando na lavanderia”. Aí eu tenho algo mais a dizer:

– Mulheres acham sexy homens que lavam roupa;

– A lavanderia self service deve ser uma opção mais econômica;

– Aprender a lavar suas roupas sem depender de ninguém te dá uma deliciosa liberdade.

Aaah!!! Mico mesmo é lavar meia e cueca furada!!!!

E aí? Consegui esquecer de alguma coisa???

Vai fundo e boa sorte! 😉

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Cíntia Costa

    eu uso um sabão líquido que é específico pra roupa íntima… na revista da DeMillus vende, é baratinho e rende HORRORES… fora o cheirinho bom e a calcinha não fica com aquele fundo duro de qdo a gente n tira o sabão direito… Ah, vende em supermercados e farmácias tb… o nome é super difícil de decorar mas tentem: “lava calcinha” hahaha… custa menos de 10 reais e o meu dura MESES.

  • renata

    e quando junta roupas listradas em branco e coloridas? cores claras com cores escuras? coloquei roupas coloridas juntas e alguma peca azul manchou uma peça rosa…mas se eu lavasse rosa com outra cor, mancharia a outra cor… e lavagem a seco?? só em lavanderia??? ai céus, é tudo muito confuso!!! mas adorei as dicas!

  • Tiago S.

    Caraca esse blog voa. Fiquei alguns dias na correria e mal acessei a net pra lazer, digamos. Estou honradíssimo com o post exclusivo, gracias =DD

    Mas confesso hahaha, quando li pensei exatamente aquilo de continuar mandando na lavanderia. Eu fico meio assim porque as máquinas da lavanderia são praticamente a turbina de um boing, não digo em potência, mas em design. Mas acho que vai dar pra arriscar sim, a dica do áspero e liso acho que eu não aprenderia nunca.

    O que me desanimou aí são as etapas, eu achava que era só branco e colorido, mas agora descobri que tem as pesadas e leves também, mas é isso, faz parte.

    Valeu!!!

Anterior:

Próximo: