Onde a Internet vai, o blog vai atrás

Antigamente, quando este blog ainda era wordpress.com, ele recebia mais comentários do que hoje. Basta olhar os posts que têm muitos comentários que você vai ver que são quase todos muito antigos (ex.: Como cozinhar macarrãoBrigadeiro de microondas.)

Por outro lado, muita coisa mudou de lá para cá. Vamos aos números:

Nada menos do que 77,8 milhões de pessoas acessam a Internet no Brasil. Quando o blog entrou na sua eterna manutenção (mais de 1 ano atrás), esse número era 20% menor.

Naquela época, a rede social mais usada no Brasil era o Orkut, disparado. Hoje ele já foi superado pelo Facebook, que tem a visita de 6 a cada 10 pessoas que acessam a Internet no país.

É provavel que, pelo perfil dos leitores que comentam no Socorro na Cozinha, todos (10 em cada 10) possuam uma conta no Facebook. Preciso fazer uma pesquisa aqui para ter certeza, mas acredito nesse número.

Com essa rede social “nova” no pedaço, algumas mudanças comportamentais importantes aconteceram. Hoje, a maioria dos leitores do blog comenta logada no Facebook. Precisei colocar esse recurso para que continuasse recebendo comentários, porque a tendência, quando não é possível usar o Facebook, é o leitor não comentar ou sair com o link “debaixo do braço” para comentar em sua página para seus amigos – fora do alcance dos meus olhos!

A gente já acostumou a ser lido, né? Queremos falar para os nossos seguidores! Esse é um comportamento mais recente na Internet, graças ao modelo das redes sociais Twitter e Facebook. Não que as pessoas não tivessem esse desejo (de serem lidas) antes, mas a gente nem tinha seguidores, então não falávamos para todos ao mesmo tempo. Você é capaz de se lembrar disso ainda? Parece que faz muito tempo, mas nem é.

Tem também o botão “Curtir” que “rouba” muitos comentários. É que antes as pessoas escreviam que tinham gostado, hoje elas simplesmente apertam o botãozinho. Muito mais fácil, né? E quando não tem o botão? Eu penso: “Poxa, queria curtir…” – como se nunca tivesse vivido sem ele!

Ainda bem que eu trabalho com Web Marketing e acompanho de perto a evolução da Internet, porque senão ficaria muito frustrada com a falta dos comentários, rsrsrs!

Outra coisa bem legal que eu vi sobre o blog é que o mundo todo está lendo o Socorro na Cozinha!

Antigamente eu tinha pouca audiência em outros países e hoje tem bastante gente lendo o blog lá de fora.

Países como Portugal, Estados Unidos, Japão, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Suíça, Moçambique e Angola representam mais de 5% da audiência.

Legal isso, tem brasileiros mundo afora usando este blog para matar a saudade da comidinha de casa!

O Socorro na Cozinha está cumprindo seu papel. 🙂

*Os dados que usei para este post são da última pesquisa divulgada pelo IBOPE (em 09/09/2011), sobre o número de pessoas com acesso à Internet no Brasil

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

1 comentário… add one

Leave a Comment

Anterior:

Próximo: