Inspirações para uma cozinha colorida

Tem uma coisa que eu amo fazer na cozinha e não é comer: decoração.

Moro em um apartamento alugado e a cozinha é uma be-le-zu-ra!! O piso cor de cocô caramelo e as paredes de fórmica bege são um luxo, só que não.

Assim que cheguei, fiz o que pude para melhorar um pouco o aspecto deste que é o cômodo mais importante de qualquer casa, na minha opinião. A parede de azulejos antigos e o cantinho do quadro negro foram projetos que deram certo, então eu pude parar para pensar nos outros vários cômodos da casa: sala, quarto, banheiro e a ala noroeste, que comporta as enormes dependências o quartinho e o banheiro de empregada – que, no caso, nunca tive. Bem, pensando melhor, não posso dizer que tenha decorado as dependências, porque é o lugar da casa onde eu guardo um milhão de coisas, entre sapatos, material para scrapbooking, artigos de confeitaria e uma cama desmontada. Ah, também é a minha despensa. Tem de tudo e acredite: existe organização. Não decorei mas organizei. Tá valendo.

Agora sinto que completei o ciclo de “primeira fase da decoração” e posso voltar para a cozinha e dar aquela caprichada que ficou faltando. Vou tentar fazer tudo o que venho guardando na “caixola” durante os últimos 3 anos (que passaram voando). Foram muitas inspirações e quero compartilhar algumas aqui, porque sei que tem muita gente que também gosta de inventar uma moda em casa.

Não é reforma, é só um “tapinha” novo. Não tenho condições de fazer nada grande agora e nem quero lidar com sujeira, então serei bem contida – mas nem por isso discreta. Talvez um dia eu queira uma cozinha “clean”, mas agora eu quero que ela tenha muita vida e personalidade, que ela possa quase falar. (Nossa, preciso  levar isso para a minha análise.)

Aqui vai uma listinha singela do que tem que ter na minha cozinha “nova”, com algumas fotos inspiradoras. Quem sabe você também se anima?

Xadrez na cozinha, quero muito:

Eu acho que lugar de xadrez é na cozinha, foram feitos um pro outro. Pode ser na parede, no chão, dentro dos armários, na louça, no pano de prato ou na cortina. Tem que ter!

xadrez vermelho

toalha mesa xadrez vermelho

xadrez azulao

xadrez azul

Estampas variadas em papel de parede, adesivos, azulejos e tecidos

Sabe casa de vó caprichosa, que gosta de enfeitar a cozinha mas não tem decorador? Então você já deve ter visto como misturar estampas. Quando elas ficam harmônicas, é só amor.

cozinha campo

armario verde flores

Papel de parede na cozinha, pode! Também pode adesivo vinílico. De flores a tijolinhos, você pode forrar armários e até dar uma repaginada nos eletrodomésticos.

papel parede floral azul

papel parede pratos

adesivo tijolinho

papel parede fundo armario

prateleira revestida

geladeira adesivo formas

Ah!… As cortinas, os panos de prato, as toalhas de mesa… É roupa para vestir a cozinha, ué!

conjunto cortinas xadrez floral

cortininha floral rosas

tecido floral rosas vermelhas

cortininha colorida

toalha mesa peras

Ideias criativas para “fazer você mesmo”

Olha só como essas barras de pompom deram uma cara fofa para o armário, que devia ser sem gracinha. Muito fácil, é só colar!

armario barra pompom latas vintage

Pisca-pisca sempre! Aqui em casa eu não perco uma oportunidade de usar essas luzinhas na decoração. A ideia está aqui só para reforçar o quanto eu gosto.

pisca pisca

Quem tem um faz-tudo para resolver a parte elétrica, bem dá para fazer essas luminárias de ralador com pisca-pisca.

luminaria ralador

Com um pouco de habilidade para dar nós, ó que belezinha!

fruteira aerea

E aquele garfo avulso que você herdou do enxoval de casamento da sua tia, não acha que ele merece um lugar de destaque?

puxador garfo

 Eu fico aqui só me perguntando: é sério que o fouet não foi feito pra isso?

luminaria fouet

Porcelanas e latas lindas que ajudam a decorar a cozinha

Quem não gosta de uma mesa bem arrumada, com louças bonitas? Aproveite que virou tendência e misture tudo o que você tem de forma harmônica. Faça combinações por cores ou por estilo. O legal é que você pode comprar louças avulsas novinhas em folha ou usadas, de antiquário, e montar uma mesa cheia de estilo. Quando guardar, lá estarão elas decorando a sua cozinha. Para isso, use suportes de parede, armários abertos ou com portas de vidro.

loucas passarinho

conjunto loucas coloridas

escorredor loucas coloridas papel parede vermelho

loucas vintage variadas

mesa loucas tecidos coloridos

porcelanas azuis branco

loucas coloridas armario aberto suspenso

loucas coloridas

prateleira utensilios vintage parede decorada

Um lugar para escrever (meu quadro negro fica!)

Duvido que você adivinhe qual das fotos é da minha casa. (Como se a qualidade não fosse me entregar.)

parede quadro negro

parede quadro negro utensilios pendurados

quadro negro cozinha

Quero cores, frescor, alegria, aconchego e detalhes que dão aquele toque vintage, retrô, antiguinho, casa da vovó (como quiser). Também quero a minha cozinha limpa, então não preciso de mais coisas penduradas do que já tenho e adoraria substituir prateleiras por armários fechados (com portas de vidro!). Na vida real, dá um trabalho danado manter a limpeza.

A cozinha é bem pequena, mas estou preparada para nunca ficar triste ou entediada dentro dela! Fiz um álbum no Pinterest com várias referências e já tem mais de 400 fotos inspiradoras (passa lá).

E você, anima de derramar cores pela cozinha toda? 🙂

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Leda Guimarães

    Muito bom o blog. Parabéns! Tentarei assar um peru amanhã, seguirei as suas dicas. Acompanharei o blog a partir de agora. Bacana!

  • Taís

    Adorei o adesivo de tijolinho!!! De qual loja é?

  • suellen

    amei as ideias, e o fouet eim..? kkkkkkkkk tbm fiquei pensando a mesma coisa que vc!! gostei bastante da maneira que vc escreve, parabns continue assim.. beijos e sucesso, agora vou fuxicar um pouquinho do teu blog parece d+ abraçosss