Fundamentos básicos para quem precisa do Socorro na Cozinha

Se você precisa de Socorro na Cozinha é porque pode estar correndo perigo. Pensando nisso, resolvi escrever aqui o que é mais básico e fundamental para você começar seus trabalhos culinários.

Para Começar a Cozinhar

1- Leia toda a receita antes de iniciar o preparo. Preste atenção nos ingredientes, veja se você tem tudo em casa, se não está confundindo nada (trocando farinha de rosca por farinha de trigo, por exemplo) e se realmente entendeu as quantidades descritas. Recomendo que você leia o post “Equivalência de Pesos e Medidas” e recorra a ele sempre que tiver alguma dúvida sobre quantidades.

2- Lave as mãos (direito, igual você aprendeu a lavar na época da Gripe A), prenda seus cabelos se forem grandes e vista seu aventalzinho. Bom, o cabelo você já sabe por que tem que prender. Ele não é bem-vindo na comida e pode te atrapalhar na hora de cozinhar. Já o avental, é uma medida preventiva para não se sujar e também para não sujar a comida! Sei lá, vai que você fica dia e noite agarrado com seu cachorro peludo… Também não é muito interessante pelo de cachorro na comida!

3- Separe todos os ingredientes e os utensílios que vai precisar antes de começar. Assim, você consegue se organizar melhor e não deixa a comida queimando no fogo enquanto prepara o outro ingrediente, por exemplo.

Precauções na Cozinha

Cozinhar é muito gostoso mas o fogo e os objetos afiados, que estão sempre por perto, exigem atenção redobrada!

Use luvas de cozinha para pegar travessas e formas quentes. Se ainda não tiver umas luvas dessas, que são térmicas e próprias para pegar coisas quentes, use um pano de prato ou toalha de mão bem dobrado (nunca molhado) para cada mão. Isso exige um pouco mais de habilidade, então recomendo que compre suas luvas de uma vez.

– Não coloque recipientes quentes diretamente sobre a pia e a mesa. Forre o local com descansos de panela à prova de calor.

– Evite jogar água fervendo na pia se tiver louças ali dentro. Muitas delas não resistem ao forte calor e, principalmente, ao choque térmico causado com a água fria da torneira, que você poderá abrir em seguida. Já vi copos de vidro estourando sozinhos como se fosse mágica.

– Quando estiver mexendo ingredientes na panela, segure firme no cabo ou na alça para mantê-la estável.

– Quando a panela estiver sobre o fogo, vire o cabo ou as alças para o lado, para que você não esbarre neles. Mantenha-os também afastados da chama (essas medidas também evitam acidentes com o seu priminho pequeno que fica correndo pela cozinha).

Nunca use sua mão como apoio para cortar alimentos e preste sempre atenção se não tem nenhum dedo na direção da faca.

Higiene na Cozinha

Ela só perde para a segurança e é super importante. Se você acha um porre ter que ficar lavando coisas, pense bem: se fosse outra pessoa cozinhando para você, com certeza gostaria que seguisse essas regras!

Lave sempre as mãos antes de começar o preparo e depois de mexer com carne crua (carne aqui inclui frango, peixe etc.).

– Se tiver unhas grandes, esfregue uma escovinha antes de começar o preparo (leve isso para seu dia-a-dia, ok? Aproveite para não levá-las à boca também!). Você não faz idéia do que tem por baixo delas.

Lave todas as verduras e frutas que for usar.

Mantenha a área sempre limpa usando um pano (limpo!) ou papel-toalha.

– Use tábuas diferentes para cortar carnes e vegetais.

– Armazene ingredientes cozidos e crus separadamente.

– Verifique sempre a data de validade dos produtos. Jogue fora o que já estiver vencido.

– Prenda o cabelo se ele for grande (relembrando).

– Tirar meleca, espremer espinhas, coçar o ouvido (e onde mais tiver pinicando) eu nem preciso comentar, né?

Esses cuidados são bem fáceis de tomar, se você for pensar. Não precisa ficar tenso achando que cozinhar é um bicho de 7 cabeças. Você precisa só se concentrar no que está fazendo!

Vai com tudo!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Comments on this entry are closed.

Anterior:

Próximo: