Como tirar mais suco do limão

Se a vida te der um limão, faça uma limonada!

Só que também tem que tirar o máximo do suco possível, porque você não sabe quando a vida vai te dar outro.

Mas como???

Rolando o limão numa bancada?

Colocando o limão por alguns segundos no microondas?

Usando um espremedor?

É isso que os livros de culinária e cozinheiros super “experts” costumam recomendar…

Bem, vamos ao primeiro pensamento que aparece na nossa mente depois dessas perguntas:

“Judiar do limão numa bancada vai fazer com que ele produza mais caldo? E o microondas, tem poder pra isso?”

Não.

Foi feito um experimento científico que comparou amostras de limões que (1) tinham sido rolados na bancada; (2) que tinham sido levados por alguns segundos ao microondas, (3) que tinham sido rolados na bancada e levados ao microondas e (4) que não tinham sido submetidos a nenhuma preparação.

Os limões das 4 amostras foram espremidos num espremedor e… Surpresa! Nenhuma diferença na quantidade de caldo retirado de cada amostra.

Portanto, se você usa um espremedor de frutas (elétrico ou não), não perca tempo: vá direto ao ponto, sem preliminares com os limões.

“Aaaah, mas eu não tenho espremedor em casa, e agora? Espremendo com a mão é a mesma coisa?”

Não de novo.

Espremendo um limão com a mão, você consegue retirar apenas 2/3 (em média) da quantidade que teria obtido usando um espremedor. O mesmo experimento científico pensou em você e fez tudo de novo, mas usando apenas as mãos.

Não houve uma diferença significativa na quantidade de caldo extraído dos limões que foram rolados na bancada, dos que foram levados ao microondas e dos que estavam exatamente como chegaram do mercado.  Até há uma pequena diferença mas ela é muito pequena e o resultado acaba sendo o mesmo, “dentro do erro experimental” (lembra das aulas de Ciências?).

Já nos limões que foram rolados e levados ao microondas, houve uma grata surpresa! Eles renderam pouco mais de 25% do que as outras amostras. Ficou realmente suculento, daquele jeito que você corta a fruta e o caldo espirra no seu olho, sabe?

“Mas eu não estou entendendo!!! Por que aqui deu certo e no primeiro experimento não deu??”

É que espremedor é espremedor, meu amigo. Ele não precisa de ajudinha. Coloca lá o limão ou a laranja e ele faz um trabalho profissional mesmo. Limpa bem. Espremendo à mão, fica muito difícil conseguir o mesmo resultado e é aí que faz diferença o preparo dos limões.

A rolagem na pia faz com que as almofadinhas que guardam o suco se rompam. Porém, o líquido tende a ficar ali, gotinha com gotinha, sem sair do lugar. Que viscoooso ele, não?? Aí vem o aquecimento e diminui essa viscosidade toda, fazendo o líquido ficar muito mais fluido e suscetível a bons apertos!

Portanto, colega, se você for fazer uma mousse de limão (porque vale a pena), use todo esse conhecimento que você acaba de adquirir aqui no blog de culinária mais explicativo que há na face na Internet.

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Mirian

    Vanessa, você só esqueceu de dar a dica na hora de comprar o limão. Tem que comprar o que tem a casca mais fininha. Os ourtos com casca grossa geralmente estão secos. Beijos!

Anterior:

Próximo: