Cozinhas brancas

Já disse aqui no blog que sou apaixonada por decoração. Quando se fala em decoração de cozinha então, fico piradinha, porque gosto de muitos estilos e não sei nem se conseguiria escolher um favorito para construir uma cozinha do zero.

Até um tempo atrás, eu tinha uma certeza: as cozinhas coloridas. Mas aí, de repente, comecei a me render pelas cozinhas brancas. Não só as absolutamente brancas, mas também aquelas que realçam objetos coloridos, pisos e até o que se vê pela janela.

Se você acha que cozinha branca é sem graça, então aqui vão 12 referências para você se inspirar.

Muitas das cozinhas brancas atuais têm este tipo de azulejos retangulares, que imitam os revestimentos usados em metrôs mais antigos, como os de Londres, Paris e Nova York. É o “subway tile”, ou “azulejo de metrô”. Eles trazem um clima retrô para a decoração e podem ser usados em áreas pequenas ou em praticamente a cozinha toda.

Cozinha branca com subway tile ou azulejo do metrô e piso preto e branco

1) Olha lá o azulejo de metrô branco na parede. Ele é discreto e brilhante ao mesmo tempo e, com o rejunte branco, fica bem delicado.

Cozinha branca com subway tile ou azulejo de metrô

2) Veja como fica o azulejo de metrô com rejunte grafite. Ele dá um ar industrial para a cozinha e fica mais presente na decoração.

O estilo escandinavo está em alta há algum tempo e tem o branco como sua principal característica, além da simplicidade e do minimalismo. Muitas cozinhas brancas seguem essa tendência e ficam lindas!

A luminosidade do ambiente é um dos preceitos básicos da decoração nórdica, onde o escuro do inverno prolongado faz com que a iluminação seja tão fundamental.

Cozinha branca com piso branco

3) Repare como este piso branco clareia ainda mais a cozinha. Eu adoro pisos branquíssimos, mesmo que precise passar pano 3 vezes por dia.

Cozinha branca com iluminação natural

4) Olha o projeto desta cozinha, que coisa mais maravilhosa. Você pode até não ser tão de linhas retas assim, mas não tem como negar a maravilha que é a forma como a iluminação natural é aproveitada.

Cozinha branca estilo escandinavo com azulejos quadrados

5) Esta cozinha faz parte de um apartamento pequenininho, com cozinha e sala integradas, todo decorado com estilo escandinavo. Eu adorei como esses azulejos quadrados e brancos delimitam a área dela e dão uma sensação de cozinha de vó moderninha.

Materiais naturais são bem típicos na decoração nórdica e sempre acompanham muito bem o branco.

Cozinha branca com azul Tiffany e materiais naturais

6) O piso de madeira, o couro nos bancos e a palhinha nos pendentes destacam-se do fundo branco. O azul Tiffany colore um pouco esta cozinha.

Uma cozinha branca não precisa ser moderna, pelo contrário, o rústico cai muito bem.

Cozinha branca rústica

7) Esta não é uma cozinha, é um ambiente de um restaurante. Mesmo assim, está aqui para nos inspirar com a parede de tijolinhos pintada de branco, que é um charme para quem gosta de um estilo rústico.

Cozinha branca de fazenda

8) E por falar em rústico, que tal esta cozinha de fazenda? Elas também podem ser brancas! Nesta aqui, os tons terrosos ajudam a lembrar que estamos no campo.

Cozinha branca para casa de campo

9) Outra inspiração de cozinha branca para uma casa de campo, com essas superfícies de madeira e bastante luz natural. O cavalete no meio do cômodo deixa a decoração mais simples e, toda essa madeira com mais o tapete no chão, fazem suspeitar que a casa esteja em algum lugar com clima de montanha.

Cozinha branca para o campo

10) A cozinha branca da casa de campo também pode ser mais neutra e ainda ter muitas, muitas janelas para que a paisagem lá de fora seja admirada por todos os lados do ambiente. Dá para perceber que esta decoração é mais luxuosa, mas o branco ainda é o rei.

Cozinha branca com detalhes em verde

11) Esta outra cozinha também tem um ar de natureza, mas precisou de objetos verdes, plantas e quadrinhos temáticos para isso. Repare como o branco é fundamental para que esses elementos se destaquem.

Para quem acha que o branco é frio, especialmente quando os revestimentos são cerâmicos (azulejos, por exemplo), veja como a madeira com cor natural é capaz de aquecer sua cozinha.

Cozinha branca com madeira

12) Esta cozinha branca tem madeira nas bancadas, nas paredes e no piso, que deixam o ambiente mais intimista. Não é comum usarmos piso de madeira na cozinha aqui no Brasil, mas é fácil encontrar outros materiais mais fáceis de cuidar que imitam muito bem a madeira.

Não acabou! \o/

Para te inspirar muito mais, criei um álbum no Pinterest só com cozinhas brancas. Lá tem referências para todos os gostos e estilos, são mais de 100 fotos! 🙂

Agora me conta: qual dessas cozinhas você mais gostou?

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.